Missão no Reino Unido alinha novos projetos internacionais

Professor Hermílio dos Santos passou pelas cidades de Newcastle e Manchester

2019_09_23_hermilio_dos_santos_missao_pucrs_print2

A doutoranda Clare Vaughan, o professor britânico Robin Humphrey, a doutoranda Karina Schuh Reif e o professor Hermílio Santos. Foto: Arquivo pessoal

O professor da Escola de Humanidades Hermílio dos Santos esteve em missão no início de setembro na Newcastle University, no Reino Unido, pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). A consolidada parceria entre PUCRS e a instituição britânica já contabiliza diversos projetos em conjunto, em diferentes áreas do conhecimento.

Durante o período em Newcastle, Santos se reuniu com o professor Robin Humphrey, com quem mantém uma cooperação internacional desde 2014. Na ocasião, Santos apresentou o PUCRS-PrInt, destacando as oportunidades do projeto. Além disso, teve a oportunidade de se reunir com a doutoranda Karine Schuh Reif, sua orientada da PUCRS que realiza período sanduíche na Newcastle University, e com Clare Vaughan, estudante britânica que é coorientada pelo professor da PUCRS.

Fórum de Sociologia

A missão também oportunizou uma reunião com o presidente da International Sociological Association (ISA), Sari Hanafi, para tratar da realização do 5º Fórum de Sociologia da ISA, que acontecerá na PUCRS em julho de 2020.

2019_09_23_hermilio_dos_santos_missao_pucrs_print

Sari Hanafi, presidente da International Sociological Association, Thomas Eberle e Hermílio Santos. Foto: Arquivo pessoal

2019_09_23_hermilio_dos_santos_missao_pucrs_print2Esta será a primeira vez que o Brasil será sede de um evento da ISA, entidade criada em 1940. O professor Hermílio Santos é membro há mais de 20 anos, atualmente sendo o presidente do comitê de Biografia e Sociedade. A proposta para a PUCRS receber o evento foi enviada em 2016. “Será o maior evento da sociologia já realizado no Brasil, tendo em vista que se espera a participação de mais de 5 mil pessoas de todos os continentes nas mais de mil sessões previstas”, celebra Santos.

Narrativas biográficas em foco

Durante a passagem por Newcastle, o filme documentário do professor da Escola de Humanidades Mundo da Vida – A Sociologia de Alfred Schütz foi exibido para professores e doutorandos da School of Geography, Politics and Sociology. O professor também teve a oportunidade de entrevistar as pesquisadoras Corinne Squire (University of East London) e Kaja Kazmierska (University of Lodz, Polônia), como parte do seu próximo documentário que abordará as narrativas biográficas em pesquisas da sociologia.

Hermílio dos Santos faz parte do projeto de cooperação Aspectos macro e microeconômicos associados ao desenvolvimento econômico, social, humano e ambiental, vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias