Doutoranda realiza capacitação no John’s Hopkins, nos EUA, pelo PUCRS-PrInt

Josemara Rocha participará de curso sobre análise de sobrevida e estudos longitudinais

2019_06_14_josemara_rocha_pucrs_print

Josemara permanecerá dois meses nos Estados Unidos. Fotos: Arquivo pessoal

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Josemara Rocha, iniciou o curso de capacitação no John’s Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos, no âmbito do PUCRS-PrInt (Edital 06/2019 – Cursos de Capacitação no Exterior). Josemara faz parte do projeto de cooperação Desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores em saúde, coordenado pela professora Maria Martha Campos, vinculado ao tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano.

O curso de capacitação engloba a análise de sobrevida, análise de estudos longitudinais, e desenhos epidemiológicos na conceituada instituição norte-americana. Além das aulas, Josemara também realizará um estágio observatório no John’s Hopkins Hospital, com enfoque na geriatria e gerontologia.

Pesquisa sobre idosos

2019_06_14_josemara_rocha_pucrs_print2O trabalho de pesquisa de Josemara envolve idosos acima de 90 anos. “Temos um projeto de extensão consistente envolvendo nonagenários e centenários de Porto Alegre através de uma avaliação multidimensional realizadas em parceria com colegas de diferentes formações acadêmicas”, conta a pesquisadora.

Sob orientação do professor Ângelo José Gonçalves Bós, a estudante tem investigado a chance de desfechos adversos em saúde após uma avaliação cardiorrespiratória realizada nos domicílios. “Minha parceria com a instituição norte-americana está começando agora e pretendo, durante a viagem, divulgar nosso trabalho nos grupos de pesquisa e estabelecer vínculos para novas parcerias”, adiciona Josemara.

Nos Estados Unidos, com o auxílio da professora Michele F. Bellantoni, supervisora de Josemara no John’s Hopkins, a doutoranda desenvolverá artigos e finalizará o que vem escrevendo. Além disso, planeja visitar diversos grupos de pesquisa, a fim de aprimorar seu conhecimento em estatística para terminar suas análises quando retornar ao Brasil.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias