13/11/2019 - 10h16

Cooperação com a Universidad Nacional de la Plata em foco

Professora da Escola de Humanidades atua como professora visitante na Argentina

2019_11_07_monica_de_la_fare_print

Professores Myriam Southwell, Monica de la Fare e Fabio Esposito / Foto: Arquivo pessoal

A professora da Escola de Humanidades Monica de La Fare está atuando como professora visitante na Universidad Nacional de La Plata (UNLP), na Argentina, desde o mês de outubro, apoiada pelo PUCRS-PrInt. A docente colabora com a instituição especialmente no âmbito da Educação. Monica integra o projeto de cooperação Formação humana: saberes e práticas para um mundo em movimento, vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade, coordenado pelo professor Alexandre Guilherme.

No exterior, Monica está sendo acompanhada pela professora Laura Rovelli da UNLP, com quem mantém uma consolidada parceria internacional. Dois trabalhos em coautoria já foram finalizados e encaminhados para eventos internacionais, abordando o tema de expansão de doutorados e inserção profissional de doutores em Ciências Humanas e Sociais. Além disso, está prevista a publicação de um livro em coedição Edipucrs-Edulp, com previsão de lançamento para 2020.

2019_11_07_monica_de_la_fare_print_2

Monica com a professora Laura Rovelli e sua equipe / Foto: Arquivo pessoal

A viagem também possibilitou a apresentação das oportunidades do PUCRS-PrInt, despertando o interesse para as próximas convocatórias na categoria professor visitante e jovem talento. As professoras Laura Rovelli, Myriam Southwell e Emilia Di Piero são aguardadas na PUCRS no próximo ano.

Monica se reuniu com o secretário de pós-graduação da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da UNLP, Fabio Espósito, para avançar nas tratativas relacionadas a cotutela e dupla diplomação. “Avaliamos como possível e esperamos definir possíveis candidatos para este interessante desafio que nos permitirá avançar na consolidação de nossa cooperação. O convênio geral foi assinado neste ano”, comenta Monica.

Coorientação de estudantes, participação de eventos e andamento nas pesquisas em conjunto devem fazer parte da programação da docente até o final de novembro, quando retoma suas atividades na PUCRS.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias