Pós-graduação

Pós-Graduação

Com mais de 45 anos de história, a Pós-Graduação da PUCRS é exemplo bem-sucedido de excelência e tradição no ensino superior brasileiro. Desde 1969, ano da criação dos dois primeiros cursos em nível de Mestrado, a constante evolução e atualização dos programas tem sido fator determinante para a manutenção dos altos níveis de qualidade obtidos.

Oferecendo as condições necessárias para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino, a PUCRS vem fazendo, ao longo de sua história, investimentos expressivos nos programas de pós-graduação. A criação de laboratórios nas diversas áreas impulsionou o ensino e o engajamento dos docentes e discentes, elevando a produção científica e o nível de formação acadêmica e profissional na Universidade. Um dos resultados desse empenho é o reconhecimento que a PUCRS tem obtido com a melhor avaliação do conjunto de programas de pós-graduação entre as universidades privadas da região Sul do Brasil, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Os 46 cursos de Mestrado e Doutorado, cobrindo todas as grandes áreas do conhecimento, contam com laboratórios e centros de pesquisa que integram discentes e pesquisadores. São oferecidos 24 cursos de Mestrado e 22 cursos de Doutorado que proporcionam a vivência em projetos de pesquisa e preparam os alunos para o futuro.