Ingresso e processo seletivo

Poderão inscrever-se no PPGEE profissionais graduados em área técnico-científica, tais como Engenharias, Física, Informática, e também profissionais ligados às áreas da saúde interessados na linha de pesquisa em Engenharia Biomédica, tais como Médicos, Profissionais de Educação Física, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Odontólogos, entre outros.

O programa realiza processos de inscrição e de seleção de novos alunos para Mestrado duas vezes por ano, para ingressos nos meses de março e agosto.

INSCRIÇÕES


Inscrição para 2019/1

Inscrições on-line abertas para o MESTRADO de 27 de setembro a 30 de novembro de 2018 neste site!

Poderão inscrever-se no PPGEE profissionais graduados em área técnico-científica, tais como Engenharias, Física, Informática, e também profissionais ligados às áreas da saúde interessados na linha de pesquisa em Engenharia Biomédica, tais como Médicos, Profissionais de Educação Física, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Odontólogos, entre outros.

O programa realiza processos de inscrição e de seleção de novos alunos para Mestrado duas vezes por ano, para ingressos nos meses de março e agosto.

Os requisitos necessários para a inscrição são:

  • Ler atentamente o Edital;
  • Preencher a ficha de inscrição;
  • Trazer a documentação exigida no edital;
  • Trazer cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Edital

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO 2019/1 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA – PPGEE

  1. Torna-se público que, de 27 de setembro a 30 de novembro de 2018, estarão abertas as inscrições para o preenchimento de até 20 (vinte) vagas no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) para a turma 2019/1. As inscrições devem ser realizadas através do site http://webapp3.pucrs.br/sipos/uc003/inscricaoLogin.do, em uma das 04 (quatro) linhas de pesquisa da Área de Concentração “Sinais, Sistemas e Tecnologia da Informação” do Programa, quais sejam:
    • Automação e Sistemas;
    • Engenharia Biomédica;
    • Sistemas de Computação;
    • Telecomunicações.
    1. A documentação abaixo indicada deverá ser enviada, impreterivelmente até o dia 04 de dezembro do corrente ano, para o e-mail engenharia.pg.eletrica@pucrs.br, entregue pessoalmente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica até as 20 (vinte) horas, ou enviada pelo correio para o endereço abaixo:

    PUCRS – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

    Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 32 – Sala 505

    CEP: 90619-900

    Porto Alegre (RS) – Brasil

    • No caso de remessa pelo correio, serão aceitos os documentos com data de postagem via Sedex até o dia 04 de dezembro de 2018.
    1. a) Cópia do Diploma do Curso de Graduação (frente e verso), ou documento comprobatório de que o candidato esteja se formando no semestre da inscrição. Estrangeiros deverão apresentar diploma do curso reconhecido pelo país de origem;
    2. b) Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação (frente e verso);
    3. c) Cópia da Carteira de Identidade (RG). Se estrangeiro, cópia do passaporte ou RNE;
    4. d) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Dispensado caso o número conste no RG;
    5. e) Cartas de recomendação de 2 (dois) doutores que tenham ou que tiveram vínculo (docência, pesquisa ou profissional) com o candidato. Deverá ser encaminhada diretamente pelos recomendantes para a secretaria do Programa(modelo disponível em http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-eletrica/ingresso-e-processo-seletivo/;
    6. f) Curriculum Vitae modelo Lattes do CNPq com foto atualizada e com documentos anexos comprobatórios das informações inseridas; em caso de estrangeiro admite-se outro formato de Curriculum Vitae;
    7. g) Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais). Este item, exclusivamente, pode ser entregue até a data de vencimento do boleto bancário.
    8. h) As inscrições homologadas serão divulgadas no site do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-eletrica/, no dia 06 de dezembro de 2018.
    1. O processo de seleção é composto por 2 (duas) etapas: (a) Análise do Curriculum Vitae e das Cartas de Recomendação, (b) Entrevista e Anteprojeto. Abaixo segue a descrição e ordem em que as mesmas serão realizadas:
      • Análise do Curriculum Vitae e das Cartas de Recomendação (55%): Esta etapa é composta pela análise dos seguintes itens: Curriculum Vitae do candidato (40%), Coeficiente de Rendimento da Graduação (10%) e Cartas de Recomendação (5%). Nesta etapa, somente serão consideradas as informações do currículo que contiverem a devida comprovação documental;
      • Entrevista e Anteprojeto (45%): As entrevistas irão ocorrer nos dias 13 e 14 de dezembro de 2018, em local e horários a serem divulgados a partir do dia 07 de dezembro de 2018 no site do Programa, http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-eletrica/ingresso-e-processo-seletivo/. Na ocasião, será realizada a Entrevista e a apresentação do Anteprojeto. No momento da entrevista o candidato deverá entregar 2 (duas) cópias do Anteprojeto. O Anteprojeto deverá ter no máximo 3 (três) páginas, sem considerar referências (modelo disponível no endereço http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-eletrica/ingresso-e-processo-seletivo/). Para a elaboração do Anteprojeto, o candidato deverá buscar um tema junto a um possível orientador no Programa*. O candidato terá o tempo máximo de 10 (dez) minutos para a sua apresentação oral (utilizando apresentação com slides). Após a apresentação haverá um período para perguntas por parte dos professores que compõem a Comissão de Seleção. Candidatos que não residem em Porto Alegre e que não possam deslocar-se para a Entrevista, poderão realizar esta etapa por videoconferência. Para isso, encaminhar solicitação para o e-mail pg.eletrica@pucrs.br até o dia 04 de dezembro de 2018.
    2. Em caso de empate, a nota relativa ao Anteprojeto será utilizada como critério de desempate.
    3. Ao efetivar sua inscrição, o candidato declara estar ciente das normas do Processo Seletivo definidas neste Edital.
    4. Somente serão classificados os candidatos que obtiverem no Anteprojeto nota maior ou igual a 6,0 (seis) / 10,0 (dez). A classificação será feita a partir da média ponderada das notas obtidas na etapa (a) Análise do Curriculum Vitae e das Cartas de Recomendação e na etapa (b) Entrevista e Anteprojeto, observando o limite de vagas oferecidas neste Edital.
    5. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica desta Universidade, ouvida a Comissão de Seleção.
    6. O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 21 de dezembro de 2018 no site do Programa, http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-eletrica/ingresso-e-processo-seletivo/.

    *Clique aqui para ver a lista de professores do PPGEE para buscar um tema de Anteprojeto. (Documentos e Formulários – Tópicos de Interesse: (http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-eletrica/ingresso-e-processo-seletivo/).

    1. Os candidatos que apresentarem documento comprobatório de que estejam se formando no semestre da inscrição deverão, até a matrícula em março de 2019, entregar cópia do diploma ou documento que comprove a confecção do mesmo.
    2. Os candidatos não selecionados deverão retirar seus documentos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica até o dia 29 de abril de 2019. Após essa data, o material será descartado.

     

    Porto Alegre, 27 de setembro de 2018.

Documentos e Formulários

Formulários para a Inscrição

Outros Documentos

Matrículas para 2019/1

 

Em breve informações.

Bolsas

Capes, CNPq e outras, conforme disponibilidade.

Seleção e Concessão de Bolsas

A seleção dos candidatos é feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação. As bolsas serão concedidas com base na classificação dos candidatos. O número de bolsas de estudos é definido em cada período letivo, dependendo da concessão das agências de fomento.

Itens considerados para a seleção dos candidatos:

  • Índice de Desempenho
  • Artigos publicados em Revistas/Congressos
  • Experiência em Pesquisa
  • Monitoria
  • Interesses na área/Cursos de Extensão
  • Experiência Profissional
  • Alunos com créditos em Pós-Graduação na área