Informações acadêmicas

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica conta com o curso de Mestrado, e está estruturado em uma Área de Concentração, denominada “Sinais, Sistemas e Tecnologia da Informação”, com quatro Linhas de Pesquisa, denominadas “Automação e Sistemas”, “Engenharia Biomédica”, “Sistemas de Computação” e “Telecomunicações”.

O discente do PPGEE necessita cursar 24 créditos em disciplinas, sendo 6 créditos em disciplinas obrigatórias, comum a todas as Linhas de Pesquisa, e 18 créditos escolhidos dentre as disciplinas eletivas oferecidas. Além disso o aluno pode solicitar aproveitamento de créditos por produção textual.

A estrutura curricular do PPGEE define que o aluno deve apresentar obrigatoriamente antes da apresentação da Dissertação de Mestrado entre seu número total de créditos computados (24 créditos):

a) Cursar no mínimo 2 (duas) das 4 (quatro) disciplinas obrigatórias oferecidas pelo PPGEE:

  • Metodologia e Escrita de Projetos
  • Processos Estocásticos
  • Processos Digitais de Sinais
  • Teoria de Sistemas Lineares

b) Obter aprovação no Exame de Qualificação;

c) Adicionalmente, alunos de Mestrado devem atestar proficiência em língua inglesa na sua primeira matrícula no Curso ou, excepcionalmente, até o final de seu primeiro ano de curso.

O egresso do PPGEE é capaz de desempenhar um papel integrador do conhecimento acadêmico-científico com as demandas tecnológicas da sociedade atual, desempenhar funções ativas, tanto na absorção como no desenvolvimento de novas tecnologias, sendo apto a comunicar, de forma escrita e oral, os resultados obtidos a partir da pesquisa realizada. O egresso também atua no desenvolvimento de pesquisa que agrega uma contribuição de alto valor aos produtos e serviços, trazendo como benefício o desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade, seja no contexto nacional como internacional. A atuação do egresso se dá tanto na área acadêmica, como em empresas de tecnologia ou instituições que requerem seu perfil profissional.

Acompanhamento de Egressos

egressosPPGEE_04092019