Ingresso e processo seletivo

O processo seletivo do PGETEMA visa atender graduados e mestres de um grande número de especialidades, especialmente engenheiros, químicos e físicos, devido ao caráter multidisciplinar da área que envolve o estudo das propriedades, processamento e aplicações de materiais. O ingresso de novos pós-graduandos ocorre semestralmente e a seleção dos candidatos ao mestrado e ao doutorado seguem as orientações apresentadas em Editais específicos de seleção. O processo seletivo do mestrado envolve a análise curricular e a apresentação oral do currículo e tema de tese para o desenvolvimento da pesquisa do candidato, enquanto que seleção dos doutorandos está embasada na análise curricular e na apresentação oral do plano de trabalho para doutoramento.

INSCRIÇÕES

 


Inscrições para 2020/1

Inscrições on-line abertas para o MESTRADO e DOUTORADO de 23 de setembro  a 22 de novembro de 2019 neste site!

Poderão inscrever-se no PGETEMA profissionais graduados em área técnico-científica, tais como Engenharias, Química, Física, Matemática, Informática, etc.

O programa realiza processos de inscrição e de seleção de novos alunos para Mestrado e Doutorado duas vezes por ano, normalmente nos meses de março e julho.

Os requisitos necessários para a inscrição são:

  • Ler atentamente o Edital;
  • Preencher a ficha de inscrição;
  • Trazer a documentação exigida no edital;
  • Trazer cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Editais

Mestrado

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS – PGETEMA

Edital de Seleção Mestrado 2020/1

1 – Torna-se público que, de 23 de setembro de 2019 a 22 de novembro de 2019, estarão abertas as inscrições de candidatos à seleção para ingresso em março de 2020 no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais.
Os candidatos deverão fazer sua inscrição através do endereço eletrônico: https://webapp3.pucrs.br/sipos/uc003/inscricaoLogin.do

2 – Os documentos solicitados poderão ser entregues diretamente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais – PGETEMA, ou enviados via correio para o endereço abaixo especificado.
As informações cadastrais tais como endereço, telefone e e-mail são de inteira responsabilidade do candidato. Fica este ciente de que todo e qualquer contato e/ou informações pertinentes ao processo seletivo terão como base os dados fornecidos na inscrição

A data e horário limite para o recebimento da documentação pela Secretaria do Programa serão: 25 de novembro de 2019 até às 18h. 

O endereço para envio ou entrega dos documentos é:

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais – PGETEMA
Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 32 – 5º andar – Sala 507
Porto Alegre / RS – CEP: 90.619-900 – Fone: + 55 (51) 3353.4059

3 – Os documentos necessários para a inscrição são:
a. formulário de inscrição preenchido on-line disponibilizado no endereço: http://webapp3.pucrs.br/sipos/uc003/inscricaoLogin.do;

b. cópia do diploma do curso de graduação (frente e verso) ou documento comprobatório de que o candidato esteja se formando no semestre da inscrição e cópia do histórico escolar do respectivo curso;

c. Curriculum Vitae documentado com as devidas comprovações no modelo do Programa*. Recomenda-se que o candidato tenha também cadastrado e atualizado o Curriculum na Plataforma Lattes do CNPq até a data da análise da documentação pela Comissão de Seleção (04 de dezembro de 2019);

d. documento com a descrição do tema de interesse para o desenvolvimento da pesquisa no modelo do Programa*;

e. preenchimento de planilha resumo de produção de acordo com o modelo do Programa*;

f. cópia da carteira de identidade (RG). Se estrangeiro, cópia do passaporte;

g. cópia do CPF (dispensado caso o número conste no RG).

h. 02 (duas) cartas de recomendação, conforme formulário próprio*, a serem enviadas diretamente à Secretaria do Programa pelo recomendante (Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 32 – 5º andar – Sala 507 – CEP: 90.619-900).

i.O candidato com deficiência ou necessidades educacionais especiais que necessitar de atendimento específico ou material adaptado deverá encaminhar para a secretaria do PPG, no momento da inscrição, um laudo recente (máximo 12 meses), emitido e assinado por especialista credenciado no Conselho Regional de Medicina (CRM). O documento deve especificar a natureza, o tipo e o grau de deficiência, bem como as condições recomendadas para a realização das atividades avaliativas previstas por este Edital.

*Modelos disponíveis no endereço eletrônico:
http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-e-tecnologia-de-materiais/informacoes-adicionais/documentos-e-formularios/
A homologação da inscrição ocorrerá somente após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais), bem como dependerá do atendimento às exigências quanto à formação acadêmica e apresentação integral dos documentos citados acima.

4 – O processo seletivo será composto das etapas listadas abaixo e será conduzido pela Comissão de Seleção; os resultados serão homologados pela Comissão Coordenadora do PGETEMA antes da sua divulgação. A pontuação mínima para aprovação no processo seletivo é 5,0 (cinco) considerando um total de 20,0 (vinte) pontos.
a)  A análise do Curriculum Vitae e da documentação será realizada no período de 02 a 06 de dezembro de 2019. Nesta etapa, somente serão consideradas as informações do Curriculum Vitae que contiverem a devida documentação comprobatória. O Curriculum Vitae é pontuado até 10,0 (dez) pontos por meio de ficha de avaliação padronizada, anexa ao formulário resumo de produção (http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-e-tecnologia-de-materiais/ingresso-e-processo-seletivo/); o coeficiente de rendimento na graduação é pontuado até 4,0 (quatro) pontos; as cartas de recomendação são pontuadas até 1,0 (um) ponto;

b) A apresentação oral do Curriculum e do tema de interesse para o desenvolvimento da pesquisa, pontuada até 5,0 (cinco) pontos, será realizada no período de 10 a 13 de dezembro de 2019 em local e data a serem divulgados no seguinte endereço eletrônico: http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-e-tecnologia-de-materiais/informacoes-adicionais/documentos-e-formularios até o dia 09 de dezembro de 2019.

Para candidatos residentes no exterior, em outros estados ou no interior do estado do Rio Grande do Sul, a apresentação poderá ser realizada através de videoconferência.
A apresentação dos candidatos estrangeiros poderá ser realizada em Língua Inglesa ou em Língua Espanhola.

c) Em caso de empate o critério de desempate adotado será a pontuação obtida na análise do curriculum vitae.

5 – A divulgação do resultado do processo seletivo ocorrerá até o dia 18 de dezembro de 2019 no seguinte endereço eletrônico: http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-e-tecnologia-de-materiais/ingresso-e-processo-seletivo/ 

6 – Os candidatos que apresentarem documento comprobatório de que estejam se formando no semestre da inscrição deverão, até a data da matrícula, entregar cópia do diploma ou documento que comprove a confecção do mesmo.

7 – Os candidatos não selecionados deverão retirar seus documentos na Secretaria do PGETEMA até o último dia útil do mês de dezembro de 2019. Após esta data os documentos serão descartados.

8 – Esta seleção visa ao preenchimento de até 20 (vinte) vagas, das quais até 02 (duas) vagas serão reservadas para candidatos estrangeiros. Não havendo candidatos estrangeiros que atendam aos requisitos da seleção, as vagas reservadas poderão ser preenchidas pelos demais candidatos não estrangeiros. Bem como, não havendo o preenchimento do total do número de vagas para ingressantes no curso de Mestrado, as vagas remanescentes poderão ser realocadas para ingressantes de Doutorado em conformidade com o respectivo edital vigente.

9 – Quando da efetivação da inscrição, o candidato se torna ciente das normas do presente Edital.

10 – O ingresso no PGETEMA é condicional ao resultado do processo seletivo e à disponibilidade de orientação.

11 – O prazo para apresentação de recurso em relação ao resultado do processo seletivo será de 2 dias após a divulgação do resultado.

12 – Os casos omissos neste edital serão resolvidos integralmente pela Comissão Coordenadora do PGETEMA, ouvida a Comissão de Seleção.

 

Porto Alegre, 23 de setembro de 2019.

Prof. Dr. Eduardo Cassel
Coordenador do PGETEMA


Doutorado

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS – PGETEMA

Edital de Seleção Doutorado 2020/1

1 – Torna-se público que no período de 23 de setembro de 2019 a 22 de novembro de 2019 estarão abertas as inscrições de candidatos ao processo seletivo para ingresso em março de 2020 no curso de Doutorado do PGETEMA.

Os candidatos deverão fazer sua inscrição via internet no endereço eletrônico: https://webapp3.pucrs.br/sipos/uc003/inscricaoLogin.do.

2 – Os documentos solicitados poderão ser entregues diretamente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais – PGETEMA, ou enviados via correio para o endereço abaixo especificado.
As informações cadastrais, tais como endereço, telefone, e-mail são de inteira responsabilidade do candidato. Fica este ciente de que todo e qualquer contato e/ou informações pertinentes ao processo seletivo terão como base os dados fornecidos na inscrição.

A data e horário limite para recebimento da documentação pela secretaria do Programa serão: 25 de novembro de 2019 até às 18h.

O endereço para envio ou entrega dos documentos é:

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais – PGETEMA
Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 32 – 5º andar – Sala 507
Porto Alegre / RS – CEP: 90.619-900 – Fone: + 55 (51) 3353.4059

3 – Os documentos necessários para a inscrição são:
a. formulário de inscrição preenchido on-line disponibilizado no endereço: http://webapp3.pucrs.br/sipos/uc003/inscricaoLogin.do;

b. cópias dos diplomas (frente e verso), devidamente registrados, e dos históricos escolares correspondentes aos cursos de graduação e de mestrado ou documento equivalente;

c. Curriculum Vitae documentado com as devidas comprovações no modelo do Programa*. Recomenda-se que o candidato tenha também cadastrado e atualizado o Curriculum na Plataforma Lattes do CNPq até a data da análise da documentação pela Comissão de Seleção (02 de dezembro de 2019);

d. preenchimento de planilha resumo de produção de acordo com o modelo do Programa*;

e. cópia da carteira de identidade (RG). Se estrangeiro, cópia do passaporte;

f. cópia do CPF (dispensado caso o número conste no RG);

g. 01 (um) exemplar do plano de trabalho para doutoramento no modelo do Programa*;

h. manifestação de interesse do possível orientador no modelo do Programa*;

i. 02 (duas) cartas de recomendação, conforme formulário próprio*, sendo uma preenchida preferencialmente pelo orientador do mestrado e outra por professor do curso de Mestrado frequentado pelo candidato, a serem enviadas diretamente à Secretaria do Programa pelos recomendantes (Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 32 – 5º andar – Sala 507 – CEP: 90.619-900).

j. O candidato com deficiência ou necessidades educacionais especiais que necessitar de atendimento específico ou material adaptado deverá encaminhar para a secretaria do PPG, no momento da inscrição, um laudo recente (máximo 12 meses), emitido e assinado por especialista credenciado no Conselho Regional de Medicina (CRM). O documento deve especificar a natureza, o tipo e o grau de deficiência, bem como as condições recomendadas para a realização das atividades avaliativas previstas por este Edital.

Modelos disponíveis no endereço eletrônico: http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-e-tecnologia-de-materiais/informacoes-adicionais/documentos-e-formularios/.

A homologação da inscrição ocorrerá somente após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais), bem como dependerá do atendimento às exigências quanto à formação acadêmica e apresentação integral dos documentos citados acima.

4 – O processo seletivo será composto das etapas listadas abaixo e será conduzido pela Comissão de Seleção; os resultados serão homologados pela Comissão Coordenadora do PGETEMA antes da sua divulgação. A pontuação mínima para aprovação no processo seletivo é 5,0 (cinco) considerando um total de 20,0 (vinte) pontos.

a) A análise do Curriculum Vitae e da documentação será realizada no período de 02 a 06 de dezembro de 2019. Nesta etapa, somente serão consideradas as informações do Curriculum Vitae que contiverem a devida documentação comprobatória. O Curriculum Vitae é pontuado até 10,0 (dez) pontos por meio de ficha de avaliação padronizada, anexa ao formulário resumo de produção (http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-e-tecnologia-de-materiais/ingresso-e-processo-seletivo); o coeficiente de rendimento no mestrado é pontuado até 4,0 (quatro) pontos; as cartas de recomendação até 1,0 (um) ponto;

b) Apresentação oral do plano de trabalho para doutoramento será realizada no período de 10 a 13 de dezembro de 2019, em local e data a serem divulgados no seguinte endereço eletrônico: http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-e-tecnologia-de-materiais/informacoes-adicionais/documentos-e-formularios até o dia 09 de dezembro de 2019. Ao plano de trabalho para doutoramento, apresentação escrita e oral, será pontuado até 5,0 (cinco) pontos.

Para candidatos residentes no exterior, em outros estados ou no interior do estado do Rio Grande do Sul, a apresentação poderá ser realizada através de videoconferência.

A apresentação dos candidatos estrangeiros poderá ser realizada em Língua Inglesa ou em Língua Espanhola.

c) Em caso de empate o critério de desempate adotado será a pontuação obtida no plano de trabalho para doutoramento.

5 – A divulgação do resultado do processo seletivo ocorrerá até o dia 18 de dezembro de 2019, no seguinte endereço eletrônico: http://www.pucrs.br/politecnica/programa-de-pos-graduacao-em-engenharia-e-tecnologia-de-materiais/ingresso-e-processo-seletivo/

6 – Os candidatos não selecionados deverão retirar seus documentos na Secretaria do PGETEMA até o último dia útil do mês de dezembro de 2019. Após esta data, os documentos serão descartados.

7 – Esta seleção visa ao preenchimento de até 10 (dez) vagas, das quais até 01 (uma) vaga será reservada para candidatos estrangeiros. Não havendo candidatos estrangeiros que atendam aos requisitos da seleção, a vaga reservada poderá ser preenchida pelos demais candidatos não estrangeiros. Bem como, não havendo o preenchimento do total do número de vagas para ingressantes no curso de Doutorado, as vagas remanescentes poderão ser realocadas para ingressantes de Mestrado em conformidade com o respectivo edital vigente.

8 – Quando da efetivação da inscrição, o candidato torna-se ciente das normas do presente Edital.

9 – O ingresso no PGETEMA é condicional ao resultado do processo seletivo e à disponibilidade de orientação.

10 – O prazo para apresentação de recurso em relação ao resultado do processo seletivo será de 2 dias após a divulgação do resultado.

11 – Os casos omissos neste edital serão resolvidos integralmente pela Comissão Coordenadora do PGETEMA, ouvida a Comissão de Seleção.

Porto Alegre, 23 de setembro de 2019.

Prof. Dr. Eduardo Cassel
Coordenador do PGETEMA

Selecionados 2019/2

Resultado Processo Seletivo PGETEMA 2019/2 (Por ordem de classificação)

Mestrado
1º Gabriel Espindola de Araújo
2º Katryanne Rohana Georg Bacca
3º Guilherme Igor Dias
4º Milena Fontoura da Silva
5º Rafaella Ruiz Couto
6º Maurício Tellechea Martini
7º Vanessa Scwarstzhaupt
8º Murilo Oliveira da Luz
9º Elias Couto Cavalcante
10º Raquel Silveira Kras
11º João Victor Abdalla
12º Augusto dos Santos Kochenborger
13º Denis Silva Grillo Elesbão

Doutorado
1º Jéssica Zamboni Schiavon
2º Maximiliano Santos da Rocha
3º Tamara Francisco Baggio
4º Fábio André Biazetto

Matrículas

MATRÍCULAS 2019/1

Período de matrículas: 06 a 11/03/2019

Link da matrícula: https://webapp3.pucrs.br/sipos/matricula.html

  • Alunos novos 1º acesso: CPF e senha cadastrada na inscrição. Demais acessos, número de matrícula.
  • Início das aulas: 12/03/2019

Horários:

F: 14h H: 15h50 J: 17h35 L: 19h30
G: 14h50 I: 16h40 K: 18h45 M: 20h15
Bolsas

Capes, CNPq e outras, conforme disponibilidade.

Seleção e Concessão de Bolsas

A seleção dos candidatos é feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação. As bolsas serão concedidas com base na classificação dos candidatos. O número de bolsas de estudos é definido em cada período letivo, dependendo da concessão das agências de fomento.

Itens considerados para a seleção dos candidatos:

  • Índice de Desempenho
  • Artigos publicados em Revistas/Congressos
  • Experiência em Pesquisa
  • Monitoria
  • Interesses na área/Cursos de Extensão
  • Experiência Profissional
  • Alunos com créditos em Pós-Graduação na área