Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais nucleou-se no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica com a inclusão, em 1998, de uma linha de pesquisa em Engenharia e Tecnologia de Materiais.

Com o estabelecimento de um grupo forte, coeso e qualificado, constituído por 10 doutores com formação na área de Materiais foi proposto à CAPES, em Maio de 2001, o credenciamento de um Programa de Pós-Graduação independente, chamado Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais, o qual foi recomendado por esta em 05 de Outubro de 2001 (Of. Ref. CAPES/CAA/CTC/106), com curso em nível de Mestrado. O curso de Doutorado foi implantado em 2007.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia – PGETEMA da PUCRS, com cursos de mestrado e doutorado, tem como principal objetivo a formação de profissionais qualificados e comprometidos com o avanço do conhecimento, na área de Engenharia e Tecnologia de Materiais, para o exercício das atividades de ensino, de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico.

O curso de mestrado, criado em 2001/02, visa aprofundar a formação básica e desenvolver a capacidade investigativa, proporcionando a atuação em projetos de pesquisa e desenvolvimento, com enfoque maior na resolução de problemas científicos e tecnológicos na área de Engenharia e Tecnologia de Materiais. Constitui-se também numa etapa inicial, para aqueles que apresentam vocação para a pesquisa, para se envolverem em estudos de maior profundidade no curso de doutorado.

O curso de doutorado, que iniciou em 2007/01, visa formar cientistas e docentes com capacidade de solução de problemas que se encontram na fronteia do conhecimento na área de Engenharia e Tecnologia de Materiais, por meio de pesquisa investigatória, inovadora e direcionada para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PGETEMA) destaca-se pelo seu caráter interdisciplinar, fundamental para o estudo das propriedades, processamento e aplicações de materiais. Graduados de praticamente todas as especialidades, tais como engenheiros, químicos, físicos e matemáticos, participam do PGTEMA.

Devido ao caráter multidisciplinar da área, que envolve o estudo das propriedades, processamento e aplicações de materiais, o PGETEMA abriga graduados de um grande número de especialidades, especialmente engenheiros, químicos e físicos. A procura de alunos para desenvolver pesquisas na área de materiais no PGETEMA também tem sido crescente. Tal fato é decorrente não só das demandas regionais de formação de recursos humanos para atuação no ensino superior, mas também devido ao grande enfoque tecnológico das linhas de pesquisa do Programa, as quais estão alinhadas com as prioridades nacionais, que buscam atender também demandas de pesquisa e inovação com o setor produtivo.

O PGETEMA tem expandido a interação com outras instituições de pesquisa, tanto no Brasil como no exterior, e também com o setor industrial, o que tem contribuído significativamente com a qualificação do Programa, com a ampliação de bolsas para os alunos e melhoria da infraestrutura laboratorial. Os docentes do PGETEMA demonstraram nos últimos anos uma ótima capacidade de captação de recursos para a pós-graduação via projetos de pesquisa, com um número expressivo de projetos aprovados que contemplam recursos superiores a 50 milhões de reais. A inserção internacional do Programa também tem sido intensificada, quer seja na ampliação da mobilidade (in e out) de alunos e pesquisadores como também no desenvolvimento de projetos conjuntos.

Conceito Capes: 5
Mestrado: 24 créditos
Doutorado: 36 créditos
Mestrado: mínimo de 12 e máximo de 30 meses
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses