Disciplinas

A Pesquisa na Educação em Ciências e Matemática
COD Carga Horária Descrição
14232-01 15 Estudo da pesquisa na Educação em Ciências e Matemática, contemplando fundamentos, princípios, métodos e experiências inovadoras.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Ciência e realidade
COD Carga Horária Descrição
14240-03 45 Abordagem transdisciplinar de temas transversais da ciência e da vida cotidiana relacionados à Educação em Ciências e Matemática, investigando a implicação de questões associadas à prática docente.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Complexidade e Transdisciplinaridade na Educação e na Ciência
COD Carga Horária Descrição
24264-02 30 A complexidade e a pós-modernidade. O conhecimento complexo. Correntes pedagógicas e a complexidade. O pensamento simplificador, a fragmentação disciplinar e suas consequências. A ausência de uma ontologia do tempo no pós-estruturalismo. Proposições objetivas de uma atitude transdisciplinar na pesquisa e na docência em ciências.
Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO BERNARDES DA ROCHA FILHO 30 anos e 4 meses Link
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Currículo, Cultura e Contemporaneidade na Educação em Ciências e Matemática
COD Carga Horária Descrição
24262-02 30 Discussão de temas referentes ao currículo, às diferentes culturas na contemporaneidade, e sua relação com a educação em Ciências e Matemática com base em elementos da crítica pós-estruturalista e dos Estudos Culturais.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Educação Online
COD Carga Horária Descrição
19507-02 30 Educação Online: caracterização, modelos, possibilidades, desafios e tendências. Docência e discência online e suas implicações. Infraestrutura e recursos para produção de cursos online, mediação e acompanhamento de aprendizagem. Referenciais de qualidade para cursos online.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação MESTRADO Não Obrigatória
Educação DOUTORADO Não Obrigatória
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Teorias e Culturas em Educação Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação.
Formação, Políticas e Práticas em Educação Investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo.
Pessoa e Educação Estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e auto-formação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde, a espiritualidade, as histórias de vida. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea.
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Educação em Ciências e Matemática: Conhecimentos e Saberes Docentes
COD Carga Horária Descrição
19508-02 30 Desenvolvimento profissional docente. Autonomia do professor. Conhecimento pedagógico do conteúdo (Shulman, Grossman, cúpula do PCK, Magnusson, Krajcik, Borko e outros autores). Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (Koehler e Mishra). Saberes docentes (Gauthier, Tardif, Pimenta, Saviani). Análise crítica de produções acadêmicas em educação em ciências e matemática envolvendo conhecimentos e saberes docentes.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação MESTRADO Não Obrigatória
Educação DOUTORADO Não Obrigatória
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Teorias e Culturas em Educação Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação.
Formação, Políticas e Práticas em Educação Investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo.
Pessoa e Educação Estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e auto-formação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde, a espiritualidade, as histórias de vida. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea.
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Empreendedorismo Digital – Transformando Conhecimento em Desenvolvimento
COD Carga Horária Descrição
1982K-02 30 Esta disciplina tem como principal objetivo a apresentação dos principais conceitos associados ao empreendedorismo digital e à transformação de conhecimento científico em desenvolvimento para a sociedade. Serão abordados os seguintes pontos: Empreendedorismo, startups, modelo de negócio, lean startup, mínimo produto viável, ecossistemas de inovação como locus do processo empreendedor, legislação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além de casos reais de transformação de conhecimento científico em inovação e desenvolvimento por meio do empreendedorismo.
Professor Tempo de Casa Lattes
JORGE LUIS NICOLAS AUDY 35 anos e 2 meses Link
RAFAEL PRIKLADNICKI 16 anos e 4 meses Link
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Ciência da Computação MESTRADO Não Obrigatória
Ciência da Computação DOUTORADO Não Obrigatória
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Engenharia e Tecnologia de Materiais MESTRADO Não Obrigatória
Engenharia e Tecnologia de Materiais DOUTORADO Não Obrigatória
Materiais e Processos Relacionados DOUTORADO Não Obrigatória
Sinais , Sistemas e Tecnologia da Informação MESTRADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Bioinformática e Computação Bioinspirada Bioinformática; Bioinformática Estrutural; Biomatemática; Modelagem e Simulação de Processos Biológicos e Moleculares; Métodos e Algoritmos para Predição da Estrutura Tridimensional de Proteínas; Docagem Molecular; Dinâmica Molecular; Planejamento de Fármacos Assistido por Computador; Visualização em Modelagem e Simulação; Mineração de Dados em Bioinformática.
Computação Gráfica, Processamento de Imagens, Realidade Virtual e Interação Humano Computador Interação Humano-Computador; Qualidade de Uso de Sistemas Interativos (Acessibilidade, Comunicabilidade, Usabilidade); Interações Sociais; Interação Multimodais; Interação em Ambientes Virtuais; Processamento de Imagens; Imagens Médicas; Aplicações de Computação Gráfica; Realidade Virtual; Visão Computacional; Simulação de Multidões; Simulação de Humanos Virtuais; Animação Facial; Algoritmos Aplicados a Jogos e Simulações em Tempo Real.
Engenharia de Software e Banco de Dados Processo de Desenvolvimento de Software; Gerência de Projetos de Software; Engenharia de Software para Sistemas Multiagentes; Desenvolvimento de Software Guiado por Ontologias; Qualidade de Software; Teste de Software; Modelagem de Software; Desenvolvimento Distribuído de Software; Metodologias Ágeis para Desenvolvimento de Software; Engenharia de Software Experimental; Linha de Produto de Software; Reuso; Integração de Técnicas de IHC e de Engenharia de Software; Técnicas de Avaliação e Design de Interfaces com Usuário; User eXperience; Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados; Mineração de Dados; Data Warehousing; Bancos de Dados Ativos e Temporais; Modelagem e Controle de Processos de Negócio; Workflows Científicos.
Inteligência Computacional Agentes Inteligentes; Linguagens de Programação Orientada a Agentes; Agentes Cognitivos; Planejamento Automático; Planejamento Probabilístico; Raciocínio Autônomo; Computação Semântica; Representação de Conhecimento; Ontologias; Computação Ciente de Contexto; Web Semântica; Aprendizado de Ontologias; Processamento de Linguagem Natural; Extração de Informação Textual; Mineração de Textos, Geração de Recursos Linguísticos Multi-língues; Sistemas Multi-agentes; Sistemas Normativos; Comunicação de Agentes; Verificação Formal de Sistemas Multi-agentes; Aplicações de Sistemas Inteligentes; Robótica; Computação Pervasiva; Mobilidade Urbana; Rede Elétrica Inteligente; Análise de Sentimentos; Análise de Perfil, Saúde.
Processamento Paralelo e Distribuído Processamento Paralelo e Distribuído; Arquiteturas Paralelas; Sistemas Operacionais; Redes de Computadores; Especificação Formal e Verificação de Sistemas Distribuídos; Avaliação de Desempenho de Sistemas; Modelagem Estocástica; Tolerância a Falhas; Detecção de Falhas; Injeção de Falhas; Modelos Teóricos para Tolerância a Falhas; Segurança de Sistemas; Criptografia; Computação em Nuvem; Grades Computacionais; Virtualização; Gerência de Infraestrutura de TI; Computação de Alto Desempenho; Algoritmos Paralelos; Paradigmas de Programação Paralela; Ambientes de Programação Paralela; Escalonamento; Modelagem de Aplicações Paralelas; Computação Verde;
Sistemas Embarcados e Sistemas Digitais Sistemas Embarcados; Projeto de Software para Sistemas Embarcados; sistemas Operacionais Embarcados; Sistemas de Tempo Real; Virtualização em Sistemas Embarcados; Middleware para Sistemas Embarcados; RFID; Rede de Sensores sem Fio (RSSF); Arquitetura de Microprocessadores Embarcados; Microeletrônica; Projeto de Circuitos Integrados; Comunicação Intrachip; Multiprocessamento Intrachip (Multi-core, MPSoC); Redes Intrachip, Linguagens de Descrição de Hardware; Prototipação em FPGA; Projeto VLSI Visando ASICs; Verificação Funcional de Sistemas VLSI; Testabilidade de Sistemas VLSI; Confiabilidade em Hardware; Hardware para Aplicações Críticas; Hardware Aplicado à Robótica; Circuitos e Sistemas Assíncronos/GALS; Projeto de Sistemas Não-síncronos; Sincronizadores; Modelagem de Sistemas Embarcados; Modelos de Computação (MoCs); Linguagens de Programação para Implementação de MoCs, Aplicações em Telecomunicações.
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Materiais metálicos Visa o estudo e o desenvolvimento de ligas metálicas para diversas aplicações em engenharia, envolvendo a purificação de matéria prima, o estudo do processo de fabricação, tratamentos térmicos e termoquímicos e desempenho em uso (corrosão, ...).
Materiais poliméricos Envolve a síntese e a caracterização de polímeros e compósitos de matriz polimérica, visando a obtenção de polímeros condutores, polímeros biodegradáveis e polímeros para revestimentos, entre outros.
Modelagem e Simulação Aplicadas a Materiais e Processos Visa estudar, sob a ótica da modelagem matemática e da simulação numérica, os processos e as tecnologias envolvidas com a produção, transporte e o desenvolvimento de materiais. Para tanto estudos relacionados aos fenômenos físicos; fortemente apoiados nos fenômenos de transporte, nas ciências dos materiais e na termodinâmica; são investigados.
Biomateriais, Biomecânica e Bioprocessos Visa desenvolver materiais para aplicações em implantes, além de projeto, fabricação e avaliação de desempenho dos mesmos em uso. Envolve também processos de separação, purificação e fracionamento de produtos naturais para aplicações em engenharia.
Materiais e processos para mitigação e controle de impactos ambientais Visa desenvolver materiais e processos usados em controle ambiental (água, ar, solo,...), envolvendo a reciclagem de materiais, materiais que permitam economizar energia e aplicação de tecnologias para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Materiais nanoestruturados Visa desenvolver e caracterizar materiais nanoestruturados para aplicações especiais, tais como: polímeros condutores, super-redes de alta dureza, materiais magnéticos, filtros, sensores, entre outros.
Semicondutores e células solares Visa o estudo e a produção de materiais semicondutores, bem como a fabricação e caracterização de células solares e o desenvolvimento de módulos fotovoltaicos convencionais e concentradores.
Materiais metálicos Visa o estudo e o desenvolvimento de ligas metálicas para diversas aplicações em engenharia, envolvendo a purificação de matéria prima, o estudo do processo de fabricação, tratamentos térmicos e termoquímicos e desempenho em uso (corrosão, ...).
Materiais poliméricos Envolve a síntese e a caracterização de polímeros e compósitos de matriz polimérica, visando a obtenção de polímeros condutores, polímeros biodegradáveis e polímeros para revestimentos, entre outros.
Materiais e processos para mitigação e controle de impactos ambientais Visa desenvolver materiais e processos usados em controle ambiental (água, ar, solo,...), envolvendo a reciclagem de materiais, materiais que permitam economizar energia e aplicação de tecnologias para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Modelagem e Simulação Aplicadas a Materiais e Processos Visa estudar, sob a ótica da modelagem matemática e da simulação numérica, os processos e as tecnologias envolvidas com a produção, transporte e o desenvolvimento de materiais. Para tanto estudos relacionados aos fenômenos físicos; fortemente apoiados nos fenômenos de transporte, nas ciências dos materiais e na termodinâmica; são investigados.
Materiais nanoestruturados Visa desenvolver e caracterizar materiais nanoestruturados para aplicações especiais, tais como: polímeros condutores, super-redes de alta dureza, materiais magnéticos, filtros, sensores, entre outros.
Biomateriais, Biomecânica e Bioprocessos Visa desenvolver materiais para aplicações em implantes, além de projeto, fabricação e avaliação de desempenho dos mesmos em uso. Envolve também processos de separação, purificação e fracionamento de produtos naturais para aplicações em engenharia.
Semicondutores e células solares Visa o estudo e a produção de materiais semicondutores, bem como a fabricação e caracterização de células solares e o desenvolvimento de módulos fotovoltaicos convencionais e concentradores.
Automação e Sistema Esta Linha de Pesquisa tem por objetivo a pesquisa básica e aplicada nas áreas de sistemas de controle, automação, e eletrônica de potência. São estudadas as diversas etapas no projeto de sistemas de controle, desde a modelagem e identificação de sistemas, à análise e projeto de controladores visando o desempenho seguro e eficiente das mais variadas aplicações. No relativo a eletrônica de potência, são estudadas as principais estruturas de conversores estáticos. Assim como os critérios fundamentais de análise e projeto dessas estruturas. Os principais tópicos de pesquisa incluem: desenvolvimento de controladores avançados voltados ao desempenho e robustez, a modelagem e identificação de sistemas complexos, a análise de sistemas não lineares, o estudo e o desenvolvimento de conversores estáticos para o processamento de energia elétrica. Aplicações de interesse incluem o desenvolvimento de conversores estáticos dedicados a fontes alternativas de energia, tais como: painéis fotovoltaicos, controle de turbinas eólicas, sistemas sujeitos à saturação e atuadores de múltiplos estágios, entre outros.
Engenharia Biomédica A Engenharia Biomédica combina princípios e conceitos das ciências exatas e das ciências da saúde, de forma multi e interdisciplinar, com vistas ao desenvolvimento de soluções inovadoras para a monitorização, a prevenção, o estudo da fisiologia, o apoio ao diagnóstico, o manejo e a terapia de condições clínicas e doenças crônicas e agudas. A linha de pesquisa em Engenharia Biomédica envolve estudos sobre a aplicação de sistemas de engenharia (modelamento fisiológico, simulação e controle) na análise de problemas biológicos; a detecção, a medição e o monitoramento de sinais fisiológicos (biosensores, instrumentação e imageamento biomédico); o apoio ao diagnóstico baseado em técnicas de processamento de sinais e imagens médicas; o desenvolvimento de procedimentos e dispositivos terapêuticos, farmacêuticos e de reabilitação; a concepção de dispositivos para substituição, manutenção ou aumento de determinadas funções orgânicas (órgãos artificiais); a análise computacional de dados clínicos (informática médica, banco de dados e técnicas de inteligência artificial); a criação de novos produtos biológicos e instrumentos de diagnóstico para análises de produtos sanguíneos; o desenvolvimento e a implementação de novos sistemas de telemetria para monitoração de pacientes.
Sistemas de Computação Esta Linha de Pesquisa dedica-se ao projeto de sistemas integrados com ênfase no desenvolvimento de metodologias de teste e de tolerância a falhas capazes de garantir a robustez dos mesmos. Em especial, a Linha de Sistemas de Computação baseia-se no desenvolvimento de sistemas integrados através do uso de hardware reconfigurável (Field Programmable Gate Array – FPGA), bem como de Application Specific Integrated Circtuits (ASICs). Além disso, aborda pontos relacionados à otimização de Circuitos Integrados (CIs), tais como Low Power-, Aging- e Temperature-Aware Design e ao desenvolvimento de ferramentas de Electronic Design Automation (EDA). A Linha dedica-se também a estudar técnicas capazes de garantir o desenvolvimento de CIs visando Compatibilidade Eletromagnética (Electromagnetic Compatibility - EMC) e soluções em hardware e software para o projeto de Systems-on-Chip (SoC) robustos à Interferência Eletromagnética (Electromagnetic Interference - EMI) e radiação. Recentemente, a Linha tem enfocado o estudo de tecnologias emergentes, tais como o grafeno, para o projeto de CIs.
Telecomunicações Esta Linha de Pesquisa dedica-se à P&D de novas tecnologias para telecomunicações, visando atender o contexto acadêmico e a demanda da indústria por inovação, desenvolvendo projetos complexos, no estado da arte das tecnologias envolvidas, consolidando pesquisa em produtos e processos de elevado valor agregado. Em especial, a Linha de Pesquisa contempla comunicações avançadas, sistemas wireless e wireless broadband, processamento de sinal adaptativo em tempo real, software defined radio, rádio cognitivo, sistemas MIMO, antenas e eletromagnetismo, phased arrays e smart antennas, beamforming, microondas e dispositivos, meta-materiais eletromagnéticos, eletromagnetismo computacional e design de circuitos integrados.
Epistemologia e Educação em Ciências e Matemática
COD Carga Horária Descrição
14247-03 45 Visão crítica das concepções de mundo, ciência e ser humano. Concepções sobre a natureza do conhecimento científico. Abordagem epistemológica das principais correntes da teoria do conhecimento. Associação das teorias educacionais com as diferentes correntes epistemológicas.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Fundamentos Básicos da Análise de Discurso na Pesquisa Qualitativa
COD Carga Horária Descrição
1982L-03 45 Estudos do discurso aplicados à pesquisa qualitativa, a partir de duas perspectivas teóricas: Análise de Discurso de Michel Pêcheux e Análise Crítica do Discurso de Teun Van Dijk.
Professor Tempo de Casa Lattes
GLENY TEREZINHA DURO GUIMARAES 29 anos e 4 meses Link
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação MESTRADO Não Obrigatória
Educação DOUTORADO Não Obrigatória
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Serviço Social, Políticas e Processos Sociais MESTRADO Não Obrigatória
Serviço Social, Políticas e Processos Sociais DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Teorias e Culturas em Educação Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação.
Formação, Políticas e Práticas em Educação Investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo.
Pessoa e Educação Estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e auto-formação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde, a espiritualidade, as histórias de vida. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea.
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Serviço Social, Ensino e Formação Abarca estudos e pesquisas sobre os fundamentos do Serviço Social, sobre a questão social e sobre questões de método. Contempla estudos sobre os eixos ético-políticos, teórico-metodológicos e técnico-operativos da profissão e sobre a formação em Serviço Social e sua relação com o trabalho do assistente social, suas atribuições e competências. Inclui estudos sobre as diretrizes curriculares da ABEPSS e os núcleos de formação para a graduação em Serviço Social e as orientações para a Pós-Graduação. Abarca estudos sobre modalidades de ensino, sobre ensino e formação na graduação e pós-graduação, sobre estratégias pedagógicas, sobre teoria e metodologia de pesquisa, sobre ética e projeto ético-político, sobre formação continuada, sobre supervisão e estagio, sobre orientação e avaliação na graduação e pós-graduação, sobre gestão em escolas e na universidade e sobre trabalho e produção do conhecimento nessas áreas.
Serviço Social, Seguridade Social e Políticas Sociais Abarca estudos e pesquisas sobre os sistemas de proteção social, a seguridade social e sua relação com o Estado e a sociedade civil. Debate políticas de saúde, previdência social e assistência social, políticas de transferência de renda, de segurança alimentar e seguro desemprego. Abarca estudos sobre territorialidade e habitação, políticas de educação, políticas para o idoso, para mulheres, para crianças e adolescentes, para juventudes, para populações em situação de rua, para pessoas com deficiência, entre outros segmentos e setores. Inclui debates sobre a produção do conhecimento e o trabalho interdisciplinar e do assistente social nessas áreas, bem como a avaliação de políticas públicas e estudos acerca do financiamento público e da relação público privado.
Serviço Social, Direitos Humanos, Desigualdades e Resistências Estudos e pesquisas sobre os direitos humanos e seu caráter histórico. Os sistemas de proteção dos direitos humanos e suas relações com o Estado e sociedade civil, as violações de direitos, os avanços e retrocessos societários na afirmação de direitos. Estudos sobre políticas sociais voltadas a populações historicamente vulneráveis em termos de direitos humanos: povos negros, indígenas e quilombolas, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, pessoas idosas, jovens, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, populações em situação de rua, mulheres, trabalhadores do campo e da cidade, povos refugiados e imigrantes, etc. Investigações sobre os processos de desigualdade e resistência e suas repercussões no modo e condições de vida dos sujeitos sociais, considerando os diversos marcadores sociais. Estudos relacionados ao poder punitivo do Estado no sistema prisional, de justiça e de segurança pública e a justiça restaurativa. Estudos das múltiplas expressões de violência e estratégias para o seu enfrentamento. A linha contempla ainda estudos sobre o trabalho profissional (do assistente social e em uma perspectiva interdisciplinar) nessas áreas e suas contribuições para a área científica do Serviço Social e das áreas afins, nos termos da produção de conhecimento acerca dessas temáticas.
Serviço Social, Trabalho e Processos Sociais Estudos e pesquisas sobre trabalho como categoria ontológica, os processos de trabalho, relações e condições de trabalho no modo de produção capitalista, estado, economia política reestruturação produtiva e as metamorfoses no mundo do trabalho, emprego e desemprego, espaços sociocupacionais e a inserção do assistente social, o trabalho na escola, o trabalho na saúde, o trabalho na assistência social, trabalho e poder local, trabalho no setor público, trabalho no terceiro setor e na iniciativa privada, trabalho interdisciplinar, saúde do trabalhador, trabalho concreto e abstrato e os processos de alienação, políticas de trabalho e renda, trabalho cooperativo e economia popular solidária, entre outras estratégias de produção, relações e modos de produção. Essa linha abarca também o estudo de processos sociais tais como a participação, os processos de gestão social e planejamento, o trabalho em rede, as práticas conselhistas, os movimentos sociais, as organizações populares, os movimentos sindicais e como contraponto, processos como a pobreza, a discriminação, o racismo, a violência, entre outros. Contempla ainda os estudos que versam sobre o trabalho interdisciplinar e do assistente social para o fortalecimento e ou enfrentamento desses processos e as contribuições do Serviço Social em termos de produção do conhecimento sobre essas temáticas.
Fundamentos da Educação Matemática
COD Carga Horária Descrição
14212-03 45 Estudo de perspectivas atuais em Educação Matemática: Modelagem Matemática; Etnomatemática; Tecnologias de Informação e Comunicação; História da Matemática; Resolução de Problemas.
Professor Tempo de Casa Lattes
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA 8 anos e 4 meses Link
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Fundamentos da Educação em Ciências
COD Carga Horária Descrição
14211-03 45 Histórico da Educação em Ciências e correntes teóricas. Análise crítica dos processos de reconhecimento e avaliação de cursos de pós-graduação pela CAPES. Levantamento dos eventos da área e a evolução de suas linhas temáticas. Levantamento dos periódicos da área e dos temas mais frequentemente publicados na atualidade. Identificação das metodologias de pesquisa utilizadas na área. Instituições financiadoras da pesquisa e seus mecanismos
Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO BERNARDES DA ROCHA FILHO 30 anos e 4 meses Link
LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA 8 anos e 4 meses Link
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Matemática e realidade
COD Carga Horária Descrição
14239-03 45 Filosofias da Matemática. Matemática e questões sócio-cultural e ambiental. Análise das confluências, historicamente construídas, entre as principais vertentes da Educação Matemática: Resolução de problemas; Etnomatemática; Tecnologias; Modelagem.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Modelagem nas Ciências e Matemática para professores
COD Carga Horária Descrição
24255-03 45 Modelos e modelagem. Matemática: conceitos de modelos e métodos de pesquisa. Modelagem na Educação: conceito e método de ensino. Como e quando fazer Modelagem nas Ciências. Como fazer ensino com pesquisa na Educação Básica - Modelação.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Museu interativo
COD Carga Horária Descrição
14225-03 45 Fundamentação, construção, discussão e avaliação cooperativa de propostas interdisciplinares, envolvendo a educação em Ciências e Matemática e possibilitando elaboração de roteiros de visitas orientadas a um museu interativo.
Professor Tempo de Casa Lattes
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA 8 anos e 4 meses Link
LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA 8 anos e 4 meses Link
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Métodos Quali-Quanti para a Pesquisa
COD Carga Horária Descrição
19191-04 60 Pesquisa qualitativa e quantitativa. Tipos de levantamentos amostrais. Os diferentes tipos de dados (variáveis) e fontes de informação. Os dados/informações e sua apresentação, formatação e edição. Normas de apresentação de dados/ informações. Os instrumentos de coleta (elaboração). Análise, resumo, organização e apresentação de dados. O tratamento dos dados com o uso de recursos computacionais (Planilha). Cruzamento de dados (tabelas de contingência). A comunicação dos resultados com o uso de recursos computacionais de apresentação. Analise qualitativa.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação MESTRADO Não Obrigatória
Educação DOUTORADO Não Obrigatória
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Teorias e Culturas em Educação Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação.
Formação, Políticas e Práticas em Educação Investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo.
Pessoa e Educação Estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e auto-formação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde, a espiritualidade, as histórias de vida. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea.
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Métodos quantitativos para a pesquisa
COD Carga Horária Descrição
24251-02 30 Normas de apresentação de dados. Bancos de dados e sua elaboração. Resumo, organização e apresentação de dados. Relacionamento entre variáveis. Técnicas de redução e classificação de grandes conjuntos de dados. A elaboração do relatório de dados.
Professor Tempo de Casa Lattes
LORI VIALI 41 anos e 3 meses Link
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Objetos de Aprendizagem na Educação em Ciências e Matemática
COD Carga Horária Descrição
24263-02 30 Estudo dos princípios de projeto de aprendizagem, para possível produção de materiais e seleção de objetos disponíveis na rede. Pesquisa e aplicação de objetos de aprendizagem em diferentes contextos na Educação em Ciências e Matemática.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Pesquisa e tecnologias de informação e comunicação na Educação em Ciências e Matemática
COD Carga Horária Descrição
14238-03 45 Discussão do papel do professor frente ao uso de novas possibilidades de ensino e pesquisa em Educação em Ciências e Matemática com o auxílio de recursos tecnológicos disponíveis e tratamento dos dados de pesquisa com auxílio de tecnologias.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática: produção no doutorado
COD Carga Horária Descrição
14245-03 45 Caracterização de pesquisa em nível de doutorado, destacando elementos estruturantes de um projeto acadêmico de pesquisa. Análise das possibilidades e limites no uso de diferentes perspectivas epistemológicas e metodológicas. Reflexão sobre temas e problemas relevantes à pesquisa em educação em Ciências e Matemática.
Professor Tempo de Casa Lattes
VALDEREZ MARINA DO ROSARIO LIMA 14 anos e 11 meses Link
JOAO BATISTA SIQUEIRA HARRES 11 anos e 4 meses Link
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica DOUTORADO Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Princípios e Práticas da Análise Textual Discursiva
COD Carga Horária Descrição
24265-03 45 Fundamentos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD), envolvendo procedimentos de produção de informações, caracterização das etapas de organização do corpus, unitarização, categorização e produção de metatextos com vistas à interpretação das informações. Exercícios práticos de análise. Avaliação de análises realizadas e disponibilizadas à comunidade acadêmica.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação MESTRADO Não Obrigatória
Educação DOUTORADO Não Obrigatória
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Teorias e Culturas em Educação Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação.
Formação, Políticas e Práticas em Educação Investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo.
Pessoa e Educação Estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e auto-formação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde, a espiritualidade, as histórias de vida. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea.
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Seminário Teórico: Cultura, Epistemologia e Educação Científica
COD Carga Horária Descrição
24256-01 15 Estudo e discussão de textos escolhidos sobre a linha de pesquisa Cultura, epistemologia e educação cientifica.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Seminário Teórico: Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática
COD Carga Horária Descrição
24257-01 15 Estudo e discussão de textos escolhidos sobre a linha de pesquisa Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Seminário avançado de aprendizagem, ensino e formação de professores em Educação em Ciências e Matemática
COD Carga Horária Descrição
14242-02 30 Discussão e análise da produção na área Educação em Ciências e Matemática em relação à aprendizagem, ao ensino e à formação de professores e tendências atuais, com ênfase na educação pela pesquisa. Essa produção incluirá: artigos em periódicos nacionais e internacionais e dissertações e teses.
Professor Tempo de Casa Lattes
VALDEREZ MARINA DO ROSARIO LIMA 14 anos e 11 meses Link
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Seminário avançado de cultura, epistemologia e educação científica
COD Carga Horária Descrição
14244-02 30 Educação, cultura e sociedade. Cultura, multiculturalismo e currículo. Correntes epistemológicas contemporâneas (Maturana, Fleck, Toulmin, entre outros). Sociologia da Ciência. Paradigma da complexidade (Edgar Morin). Análise de propostas para inclusão de História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências. Epistemologia, aprendizagem e formação de professores.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Seminário avançado de tecnologias na Educação em Ciências e Matemática
COD Carga Horária Descrição
14243-02 30 Discussão e análise da produção na área de educação e Ciências e Matemática com recursos de TIC e tendências atuais. Essa produção incluirá; artigos em periódicos nacionais e internacionais, dissertações e teses e a produção de objetos de aprendizagem, análise de novos espaços virtuais de aprendizagem.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Seminário de Pesquisa: Investigação na Escola em Ciências e Matemática
COD Carga Horária Descrição
14248-02 30 Análise e discussão de pesquisas, em publicações nacionais e estrangeiras, relacionadas à investigação na escola (educação pela pesquisa ou inquiry-based learning) com vistas à compreensão desse processo educativo, nas perspectivas teórica e prática.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Seminário de Pesquisa: Perspectivas históricas, filosóficas e culturais na Educação Científica e Tecnológica
COD Carga Horária Descrição
24250-02 30 Análise de pesquisas voltadas à compreensão do desenvolvimento histórico da educação científica e tecnológica no Brasil, no contexto das diferentes correntes pedagógicas e epistemológicas predominantes ao longo do tempo no país e no exterior.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Seminário de pesquisa: desafios da Educação em Ciências e Matemática frente à tecnologia
COD Carga Horária Descrição
14249-02 30 Discussão e análise dos desafios que a Educação em Ciências em Matemática deverá enfrentar para se adaptar ao mundo da tecnologia da informação e da comunicação com o objetivo de orientar pesquisas em direções inexploradas.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Seminário de prática docente: problematização
COD Carga Horária Descrição
14213-03 45 Estudo teórico-prático da realidade da escola e da sala de aula de Ciências e Matemática com ênfase na pesquisa, empregando depoimentos e entrevistas, com vistas à problematização dessa realidade. Proposição de situação de pesquisa e organização preliminar do referencial teórico.
Professor Tempo de Casa Lattes
MAURIVAN GUNTZEL RAMOS 43 anos e 4 meses Link
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Seminário teorico: aprendizagem, ensino e formação de professores
COD Carga Horária Descrição
24258-01 15 Estudo e discussão de textos escolhidos sobre a linha de pesquisa Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Tecnologias como recurso didático pedagógico na Educação em Ciências e Matemática
COD Carga Horária Descrição
14236-03 45 Estudo das inovações associadas às tecnologias digitais e afins, no âmbito da Educação em Ciências e Matemática, considerando fundamentação teórica e questões relacionadas à produção de recursos didático-pedagógicos de apoio à aprendizagem dos estudantes.
Professor Tempo de Casa Lattes
LORI VIALI 41 anos e 3 meses Link
REGIS ALEXANDRE LAHM 25 anos e 11 meses Link
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Teoria e prática da pesquisa
COD Carga Horária Descrição
14246-03 45 Estudo de paradigmas, abordagens, métodos e técnicas de pesquisa. Discussão da construção do objeto ao longo de uma pesquisa de abordagem qualitativa.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Teorias de aprendizagem em Educação em Ciências e Matemática
COD Carga Horária Descrição
14241-03 45 Estudo e análise crítica das principais teorias de aprendizagem, com implicações para a área de Ciências e Matemática.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Ubiquidade e Pensamento Computacional
COD Carga Horária Descrição
1982M-03 45 Formação de Professores. Tecnologias Móveis Na Educação. Pensamento Computacional no ambiente escolar.
Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIA MARIA MARTINS GIRAFFA 34 anos e 4 meses Link
THAISA JACINTHO MULLER 8 anos e 4 meses Link
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Educação MESTRADO Não Obrigatória
Educação DOUTORADO Não Obrigatória
Educação Científica MESTRADO Não Obrigatória
Educação Científica DOUTORADO Não Obrigatória
Serviço Social, Políticas e Processos Sociais MESTRADO Não Obrigatória
Serviço Social, Políticas e Processos Sociais DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Teorias e Culturas em Educação Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação.
Formação, Políticas e Práticas em Educação Investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo.
Pessoa e Educação Estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e auto-formação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde, a espiritualidade, as histórias de vida. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea.
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Cultura, Epistemologia e Educação Científica abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Serviço Social, Ensino e Formação Abarca estudos e pesquisas sobre os fundamentos do Serviço Social, sobre a questão social e sobre questões de método. Contempla estudos sobre os eixos ético-políticos, teórico-metodológicos e técnico-operativos da profissão e sobre a formação em Serviço Social e sua relação com o trabalho do assistente social, suas atribuições e competências. Inclui estudos sobre as diretrizes curriculares da ABEPSS e os núcleos de formação para a graduação em Serviço Social e as orientações para a Pós-Graduação. Abarca estudos sobre modalidades de ensino, sobre ensino e formação na graduação e pós-graduação, sobre estratégias pedagógicas, sobre teoria e metodologia de pesquisa, sobre ética e projeto ético-político, sobre formação continuada, sobre supervisão e estagio, sobre orientação e avaliação na graduação e pós-graduação, sobre gestão em escolas e na universidade e sobre trabalho e produção do conhecimento nessas áreas.
Serviço Social, Seguridade Social e Políticas Sociais Abarca estudos e pesquisas sobre os sistemas de proteção social, a seguridade social e sua relação com o Estado e a sociedade civil. Debate políticas de saúde, previdência social e assistência social, políticas de transferência de renda, de segurança alimentar e seguro desemprego. Abarca estudos sobre territorialidade e habitação, políticas de educação, políticas para o idoso, para mulheres, para crianças e adolescentes, para juventudes, para populações em situação de rua, para pessoas com deficiência, entre outros segmentos e setores. Inclui debates sobre a produção do conhecimento e o trabalho interdisciplinar e do assistente social nessas áreas, bem como a avaliação de políticas públicas e estudos acerca do financiamento público e da relação público privado.
Serviço Social, Direitos Humanos, Desigualdades e Resistências Estudos e pesquisas sobre os direitos humanos e seu caráter histórico. Os sistemas de proteção dos direitos humanos e suas relações com o Estado e sociedade civil, as violações de direitos, os avanços e retrocessos societários na afirmação de direitos. Estudos sobre políticas sociais voltadas a populações historicamente vulneráveis em termos de direitos humanos: povos negros, indígenas e quilombolas, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, pessoas idosas, jovens, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, populações em situação de rua, mulheres, trabalhadores do campo e da cidade, povos refugiados e imigrantes, etc. Investigações sobre os processos de desigualdade e resistência e suas repercussões no modo e condições de vida dos sujeitos sociais, considerando os diversos marcadores sociais. Estudos relacionados ao poder punitivo do Estado no sistema prisional, de justiça e de segurança pública e a justiça restaurativa. Estudos das múltiplas expressões de violência e estratégias para o seu enfrentamento. A linha contempla ainda estudos sobre o trabalho profissional (do assistente social e em uma perspectiva interdisciplinar) nessas áreas e suas contribuições para a área científica do Serviço Social e das áreas afins, nos termos da produção de conhecimento acerca dessas temáticas.
Serviço Social, Trabalho e Processos Sociais Estudos e pesquisas sobre trabalho como categoria ontológica, os processos de trabalho, relações e condições de trabalho no modo de produção capitalista, estado, economia política reestruturação produtiva e as metamorfoses no mundo do trabalho, emprego e desemprego, espaços sociocupacionais e a inserção do assistente social, o trabalho na escola, o trabalho na saúde, o trabalho na assistência social, trabalho e poder local, trabalho no setor público, trabalho no terceiro setor e na iniciativa privada, trabalho interdisciplinar, saúde do trabalhador, trabalho concreto e abstrato e os processos de alienação, políticas de trabalho e renda, trabalho cooperativo e economia popular solidária, entre outras estratégias de produção, relações e modos de produção. Essa linha abarca também o estudo de processos sociais tais como a participação, os processos de gestão social e planejamento, o trabalho em rede, as práticas conselhistas, os movimentos sociais, as organizações populares, os movimentos sindicais e como contraponto, processos como a pobreza, a discriminação, o racismo, a violência, entre outros. Contempla ainda os estudos que versam sobre o trabalho interdisciplinar e do assistente social para o fortalecimento e ou enfrentamento desses processos e as contribuições do Serviço Social em termos de produção do conhecimento sobre essas temáticas.