Projetos de Pesquisa

Projetos | Engenharias

Registro de Projetos de Pesquisa no Sipesq

Todos os projetos em desenvolvimento deverão estar registrados no Sipesq.

É importante mencionar que a Comissão Científica também possui como missão orientar os pesquisadores e professores a dar encaminhamento adequado aos seus projetos com vistas ao seu bom desempenho. Neste contexto, destacamos abaixo tópicos importantes a serem informados no detalhamento do projeto para que o mesmo seja aprovado pela Comissão Científica de forma ágil:

  • Fornecer um sólido embasamento teórico da área do projeto, assim como uma introdução clara o suficiente para o entendimento de leigos;
  • Apresentar comprovantes e informar os valores financeiros conquistados com o projeto, tanto em termos de verba para financiamento da pesquisa, como pagamento de bolsas. Fornecer um orçamento detalhado (sugestão de orçamento);
  • Projetos sem fonte de financiamento devem incluir a seguinte declaração atestando que não possuem verba e que não necessitam auxílio institucional;
  • A participação de Professores Horistas em projeto deve estar contemplada com a remuneração de horas para pesquisa. Demais professores devem marcar a opção “Possui horas de pesquisa” na aba “Financiamento”;
  • A participação de Técnicos de Laboratório em projeto deve estar contemplada com a remuneração de horas para pesquisa e com a aprovação prévia;
  • Inserir itens solicitados em língua inglesa, nos campos em que é feita tal solicitação.

 

Constituição de um Grupo de Pesquisa

Professores com regime em tempo integral podem criar Grupos de Pesquisa e cadastrá-los no CNPq e no Sipesq. Para tanto, os seguintes passos devem ser seguidos:

  • Passo 1 – O pesquisador responsável manifesta interesse e apresenta a proposta de criação do grupo à Comissão Científica, via formulário de solicitação de criação de Grupo de Pesquisa;
  • Passo 2 – A Comissão Científica analisa a proposta e emite parecer. O parecer, sendo favorável, deve ser encaminhado a Coordenadoria de Estruturas de Pesquisa (CEPQ), Diretoria de Pesquisa da Propesq;
  • Passo 3 – A CEPQ, mediante a manifestação da Comissão Científica, habilita o pesquisador responsável como o líder de grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e o comunica para que providencie o cadastro do grupo no sistema Sipesq e no site da agência;
  • Passo 4 – O cadastro inicial do grupo no Sipesq é um procedimento realizado pela secretaria e o cadastro do grupo de pesquisa no CNPq é responsabilidade do líder;
  • Passo 5 – O grupo de pesquisa criado é certificado no DGP/CNPq pela CEPQ;
  • Passo 6 – O líder de grupo de pesquisa deve manter atualizada esta estrutura, na forma de fluxo contínuo, em ambos os sistemas – DGP/CNPq e Sipesq/PUCRS.
  • Passo 7 – A CEPQ fará o acompanhamento permanente do grupo nos dois sistemas.
    Em caso de desativação do grupo, o líder deve comunicar a Comissão Científica para que esta informe a Diretoria de Pesquisa/CEPQ.

 

Perguntas Frequentes

Como faço o cadastro no Sipesq?

Encaminhar e-mail para a Diretoria de Pesquisa (dir.pesquisa@pucrs.br) informando nome completo, matrícula e unidade de lotação.

 

Como recupero minha senha no Sipesq?

Fazer contato com o Atendimento da GTIT através do ramal 4545 ou via e-mail atendimento.gtit@pucrs.br.

 

Um professor horista pode submeter um projeto ao Sipesq?

De forma geral não. As únicas exceções são os professores contemplados com o Edital Horista.

 

Um professor horista pode integrar um grupo de pesquisa?

Apenas se o professor horista possuir remuneração de horas de pesquisa.

 

Sobre o Sipesq

Guia Básico de Utilização