Engenharia Elétrica

 

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS prepara os egressos para atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. Com foco em Sistemas de Energia e Tecnologias da Informação, o Programa busca atender demandas dos setores público e privado, gerando e fixando no país inovações tecnológicas de elevado valor, agregado em setores emergentes de pesquisa e desenvolvimento.

O PPGEE tem-se caracterizado pela proximidade de suas pesquisas com as demandas do setor produtivo, o que pode ser comprovado pelo grande número de projetos de pesquisa e desenvolvimento que são realizados com suporte financeiro de empresas de energia, de telecomunicação e de tecnologia da informação. O PPGEE também tem realizado projetos com financiamentos de órgãos de fomento como CNPq, FAPERGS e FINEP.

O curso desenvolve-se em regime de créditos, sendo o ano letivo dividido em dois semestres. O candidato deverá integralizar, em um prazo de 24 meses, 24 créditos em disciplinas, proficiência em língua inglesa, apresentação de anteprojeto e mais defesa pública de dissertação. Durante o curso o aluno também terá oportunidade de participar nas pesquisas e projetos em andamento nas diversas Linhas de Pesquisa.

 

Linhas de Pesquisa

A área de concentração em Sinais, Sistemas e Tecnologia da Informação possui as seguintes linhas de pesquisa:

  • Automação e sistema
  • Engenharia biomédica
  • Sistemas de computação
  • Telecomunicações

Para saber mais sobre as estruturas de pesquisa e participar do processo seletivo acesse a página do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica.

Tipo de curso mestrado
Modalidade presencial
Prazo de defesa 30 meses
Nº de créditos 24 créditos
Avaliação da CAPES 4