Ciência da Computação

Apresentação

Guia do Estudante 2017 - Ciência da ComputaçãoCom foco em modelagem computacional e desenvolvimento de algoritmos para a solução de problemas complexos, o currículo oferece uma base sólida dos fundamentos da computação e uma visão profunda de temas como linguagens de programação, sistemas operacionais, redes e sistemas distribuídos, engenharia de software, inteligência computacional, computação gráfica e desenvolvimento de jogos.

O egresso do curso de Ciência da Computação consegue se colocar com facilidade nos mais variados perfis da indústria de software, pois o mercado de trabalho nesta área, além de vasto, sofre com a carência da mão de obra, tanto na região metropolitana de Porto Alegre, incluindo o TECNOPUC, quanto em outras capitais do Brasil – Rio de janeiro, São Paulo, Recife – e em algumas das principais cidades do mundo.

 Além disso, são inúmeras as oportunidades de se vincular a projetos de pesquisa através de bolsas de Iniciação Científica, que permitem ao estudante trabalhar com o estado-da-arte em Ciência da Computação, ampliando seus horizontes e possibilidades na carreira acadêmica, na indústria ou como empreendedor.

Destaca-se ainda que este é o curso mais adequado para os estudantes que também tenham interesse em programas de internacionalização e na Pós-Graduação, visando melhores oportunidades de carreira.

 

Coordenação do curso

Prof. Dr. Alexandre Agustini

Currículos

SEM COD Disciplina CH
1 41153-04 Cálculo A (CC) 60
1 4611C-06 Fundamentos de Programação 90
1 4646C-04 Fundamentos do Raciocínio Lógico 60
1 4646F-04 Introdução à Ciência da Computação 60
1 4115G-04 Matemática Discreta (CC) 60
1 4646L-04 Metodologia Científica e Escrita para Computação 60
2 4645G-04 Algoritmos e Estrutura de Dados I 60
2 41154-04 Cálculo B (CC) 60
2 4645L-10 Disciplina Eletiva 150
2 4646B-04 Fundamentos de Sistemas Digitais 60
2 4611E-04 Lógica para Computação 60
2 4646K-04 Matemática Concreta 60
2 4611F-04 Programação Orientada a Objetos 60
3 4645H-04 Algoritmos e Estrutura de Dados II 60
3 4646J-04 Linguagens Formais e Autômatos 60
3 4646Q-04 Organização e Arquitetura de Computadores I 60
3 4646U-04 Programação Funcional 60
3 4646T-02 Programação de Baixo Nível 30
3 4647E-04 Técnicas de Programação 60
3 4115X-04 Álgebra Linear e Geometria Analítica 60
4 4645P-02 Disciplina Integradora I (Lógica e Programação) 30
4 4645U-04 Engenharia de Software 60
4 4645Y-04 Fundamentos de Banco de Dados 60
4 4646P-02 Modelos para Computação Concorrente 30
4 4646R-04 Organização e Arquitetura de Computadores II 60
4 4120X-04 Probabilidade e Estatística para Computação 60
4 4647F-04 Teoria da Computabilidade e Complexidade 60
5 4645Q-02 Disciplina Integradora II (Iniciação Científica) 30
5 4645X-04 Engenharia de Software Orientada a Modelos 60
5 4645Z-04 Fundamentos de Computação Gráfica 60
5 4646M-04 Métodos Formais para Computação 60
5 4646N-04 Métodos Numéricos 60
5 4646Z-04 Projeto e Otimização de Algoritmos 60
5 4647D-04 Sistemas Operacionais 60
6 4645R-02 Disciplina Integradora III (Especificação e Contrução de Sistemas) 30
6 4646A-04 Fundamentos de Inteligência Artificial 60
6 11521-04 Humanismo e Cultura Religiosa 60
6 4646D-04 Implementação de Sistemas de Bancos de Dados 60
6 4646E-04 Interpretação de Linguagens de Programação 60
6 4646G-04 Introdução à Redes de Computadores 60
6 4646I-04 Laboratório de Sistemas Operacionais 60
7 4645J-04 Computação Paralela 60
7 4645K-04 Construção de Compiladores 60
7 4646H-02 Laboratório de Redes de Computadores 30
7 4646Y-04 Projeto e Implementação de Sistemas Interativos 60
7 4647A-04 Redes de Computadores Avançadas 60
7 4611G-04 Simulação e Métodos Analíticos 60
8 46535-00 Atividades Complementares (110 horas) 110
8 4645T-02 Disciplina Integradora IV (Trabalho de Conclusão) 30
8 2540L-04 Empreendimentos Empresariais 60
8 4646X-04 Projeto de Desenvolvimento de Jogos 60
8 4647B-04 Sistemas Distribuídos 60
8 4647C-04 Sistemas Inteligentes Autônomos 60
8 15091-04 Ética e Filosofia da Ciência 60

Como ingressar

Para iniciar o Curso de Ciência da Computação é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS. O vestibular é realizado em duas edições, inverno e verão.

A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.

 

Informações acadêmicas

Informações para os alunos do curso de graduação Ciência da Computação, clique para saber mais:

Classificação no Guia de Estudantes Abril      
Tipo de curso bacharelado
Modalidade presencial
Tempo de curso 8 semestres
Vestibular verão / inverno
Turno Manhã

As disciplinas do curso de Ciência da Computação são ministradas no turno da Manhã (das 8h às 13h30min).
Vagas 120
Vagas Observações

A estrutura da grade de horários adotada pela Universidade define um tempo de duração da hora-aula nos turnos manhã e tarde (50min), diferente do turno da noite (45min), sendo o valor das mensalidades do curso o mesmo, independentemente do turno.

Nota CPC / MEC 4