Espaços de Aprendizagem

Laboratório de Computação Gráfica

Área com 02 espaços interligados para aulas e atividades extraclasse que envolvam expressão e representação gráfica com a utilização de aplicativos gráficos. Dispõe atualmente de estações de trabalho informatizado com programas específicos para desenvolvimento de projeto, modelagem tridimensional e desenhos de apresentação.

Laboratório de Maquetes e Modelos Físicos

Espaço para aulas e atividades extra-classe, com instrumental, demais equipamentos e mobiliário adequado para elaboração e execução de modelos de volume, modelos funcionais e analógicos em escalas diversas.

Laboratório de Conforto Ambiental e Modelos Estruturais

Espaço constituído de instrumental, equipamentos e bancadas de trabalho e investigação nas áreas do conforto lumínico, térmico, acústico, ergonomia e acessibilidade. O espaço contém 01 câmara climática específica para simulação de variações de temperatura e umidade e 01 héliodomo, equipamento para simulação de situações de insolação em ambientes internos e externos, nos diversos horários e estações do ano.

Espaço para Simulação de Tensões Estruturais

A Escola Politécnica dispõe de equipamento para verificação de estabilidade de estruturas em escala reduzida, com a utilização de células de carga para simulação de tensões.

Laboratórios Utilizados em Outras Unidades

O curso de Arquitetura e Urbanismo utiliza-se da infraestrutura que a Universidade oferece. Assim, as disciplinas orientadas para a área de ciência e tecnologia utilizam as instalações de outras unidades acadêmicas, como por exemplo, Laboratório de Geoprocessamento, Laboratório de Topografia, Laboratório de Materiais de Construção, dentre outros.

Canteiro Experimental

Também dispõe de espaço específico, junto ao setor de obras e manutenção da Universidade para experimentos, ensaios, simulação de prática em canteiro de obras. O espaço dispõe de condições para atender, além da graduação, cursos de curta duração e demais atividades de pesquisa e extensão na área da arquitetura e urbanismo.

Laboratório de Voo Simulado (LVS)

O Laboratório de Voo Simulado da Faculdade de Ciências Aeronáuticas busca ser o meio pelo qual os alunos do curso tramitam das aulas teóricas trazidas pelas disciplinas, para uma abordagem prática e necessária frente a formação de um piloto profissional. O laboratório dispõe de uma ampla variedade de recursos necessários para esta formação, compreendendo equipamentos e materiais que abrangem desde um voo IFR básico, até os simuladores de Jet Trainner, empregados para o treinamento e desenvolvimento de futuros pilotos de empresas aéreas.

Dentre os equipamentos e materiais disponíveis no laboratório, encontram-se:

  • 7 Simuladores AATD Monoplaces (Advanced Aviation Training Devices);
  • 1 Simulador AATD Biplace, para o treinamento orientado de voo de linha (LOFT);
  • 3 FMST (Flight Management System Trainner), para o treinamento de operação de sistemas existentes em uma aeronave comercial digital;
  • 4 Mocku-ups para a simulação e visualização de sistemas (B737NG, B737-300, A320 e Embraer 190);
  • 1 Simulador AATD B737NG;
  • 1 Simulador A320;

 

Fotos do Laboratório

Um grande diferencial do treinamento de voo oferecido pela Faculdade está na elaboração do material didático pela equipe do laboratório, tornando-o este, conforme comentário de alunos dos mais variados cantos do país, o material mais completo existente.

O Laboratório contem ainda outras ferramentas importantes para a transição “teoria-prática” de um piloto: possui uma Estação Meteorológica de Rastreamento de Imagens Via Satélite; um Túnel de Vento para a realização de experiências aerodinâmicas, além de inúmeros instrumentos de aeronaves.

Estão, portanto, todas essas ferramentas à disposição dos alunos, o que torna o Laboratório da Faculdade de Ciências Aeronáuticas um lugar próprio para o desenvolvimento de um conhecimento superior.

Laboratório de Comunicações Aeronáuticas (LCA)

O enfoque nas comunicações é feito mediante o fortalecimento do domínio das línguas inglesa e portuguesa, sendo sua prática, sempre associada à atividade aeronáutica. O Laboratório de Comunicações Aeronáuticas permite o treino efetivo da fraseologia aeronáutica padrão (nacional e internacional) mediante simulações de contato com os órgãos de Controle de Tráfego Aéreo. Também é utilizado para a prática de anúncios de bordo (português e inglês). Atualmente as lições de fraseologia já são informatizadas e contam com o apoio de recursos de projeções por multimídia para disponibilizar imagens de cenários e cartas de navegação.

 

Laboratório de Componentes Aeronáuticos (LC)

Esta estrutura busca desenvolver os conhecimentos por traz dos principais instrumentos aeronáuticos presentes atualmente. Através de estudos-práticos, onde os professores demonstram o funcionamento destes componentes, o aluno consegue contextualizar as teorias aprendidas de maneira prática e objetiva, a fim de empregá-las ao longo de seu treinamento prático de voo.

Laboratório de Pesquisa em Ciências Aeronáuticas (LPCA)

O Laboratório de Pesquisa em Ciências Aeronáuticas (LPCA) é uma estrutura de pesquisa da da Escola politécnica, vinculada ao Centro de MicroGravidade da PUCRS. Este Laboratório constitui-se em espaço de estudos interdisciplinares do Grupo de Pesquisas em Ciências Aeronáuticas, formado por pesquisadores, professores, funcionários, alunos e outros colaboradores.

Áreas Temáticas de Interesse:

  • Gestão de Crises
  • Engenharia de Resiliência
  • Relação Humano-Máquina
  • Sistemas de Gestão de Segurança
  • Prevenção e investigação de acidentes
  • Prevenção e investigação de erro humano
  • Fenômenos e Atividades de Macrocognição
  • Treinamento e limitações da performance humana
  • Prevenção de acidentes no uso de tecnologias aeroespaciais
  • Engenharia de Sistemas Cognitivos & Sistemas Cognitivos Correlacionados