Atendimento

Escola Politécnica - Secretaria Geral

Avenida Ipiranga, 6681
Prédio 30 – Bloco C - sala 101
Porto Alegre/RS - Brasil - CEP 90619-900
Telefone: (51) 3320-3558
E-mail:

Horário - Secretaria Geral (segunda a sexta-feira):
Das 8h às 22h30min

Unidade de Atendimento - Ciências Aeronáuticas: Centro de Treinamento em Voo Simulado
Avenida Ipiranga, 6681 - Prédio 10 – Térreo – sala 124
Porto Alegre/RS - Brasil - CEP 90619-900
Horário de Atendimento (segunda a sexta-feira): Das 8h às 22h


Secretaria de cursos Lato Sensu e Unidade de Atendimento Graduação
Avenida Ipiranga, 6681 - Prédio 32 – 5º andar – sala 505
Porto Alegre/RS - Brasil - CEP 90619-900
Horário de Atendimento (segunda a sexta-feira): Das 8h às 22h45min

Secretaria de Pós-Graduação
Avenida Ipiranga, 6681 - Prédio 32 – 5º andar – sala 507
Porto Alegre/RS - Brasil - CEP 90619-900
Horário de Atendimento (segunda a sexta-feira): Das 8h às 19h

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

ATESTADO DE FREQUÊNCIA

Atesta a situação de frequência às aulas pelo acadêmico, informando o número de horas-aula ministradas e o número de horas-aula frequentadas desde o início do semestre letivo até a data da solicitação. As informações são verificadas diretamente com o(s) Professor(es) da(s) Disciplina(s).

Como solicitar: A solicitação deverá ser realizada junto a Secretaria.

Prazo de Entrega: Cinco dias úteis.

Como efetuar o pagamento da taxa: A taxa de emissão do documento é gerada automaticamente no momento da solicitação, independente da retirada do documento ou não, será incluída no próximo documento de cobrança (Doc) da Mensalidade.

Nos casos em que o aluno não recebe Doc de mensalidade: a taxa também é gerada automaticamente pelo sistema, só que neste caso o aluno deverá efetuar o pagamento diretamente no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 – Central de Atendimento ao Aluno) e o comprovante deverá ser apresentado no momento da retirada do documento na Secretaria.

Como será cobrada a taxa quando a solicitação for feita no último mês do semestre? Nos meses 06 e 12 do ano, independente de receber Doc de Mensalidade ou não, o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa diretamente no Setor Financeiro Acadêmico e apresentar o comprovante no momento da retirada do documento na Secretaria.

ATESTADO DE PROVA

Atesta a presença do acadêmico na Faculdade em determinada(s) Data(s) e Horário(s) realizando Prova(s). As informações são verificadas diretamente com o(s) Professor(es) da(s) Disciplina(s).

Como solicitar: A solicitação deverá ser realizada junto a Secretaria.

Prazo de Entrega: Cinco dias úteis.

Como efetuar o pagamento da taxa: A taxa de emissão do documento é gerada automaticamente no momento da solicitação, independente da retirada do documento ou não e será incluída no próximo documento de cobrança (Doc) da Mensalidade.

Nos casos em que o aluno não recebe Doc de mensalidade: a taxa também é gerada automaticamente pelo sistema, só que neste caso o aluno deverá efetuar o pagamento diretamente no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 – Central de Atendimento ao Aluno) e o comprovante deverá ser apresentado no momento da retirada do documento na Secretaria.

Como será cobrada a taxa quando a solicitação for feita no último mês do semestre? Nos meses 06 e 12 do ano, independente de receber Doc de Mensalidade ou não, o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa diretamente no Setor Financeiro Acadêmico e apresentar o comprovante no momento da retirada do documento na Secretaria.

AUSÊNCIA AUTORIZADA

O aluno pode afastar-se temporariamente da frequência às aulas e avaliações com base:

  • no Decreto-Lei 1.044/69 – dispõe sobre tratamento excepcional para alunos portadores de afecções que indica;
  • na Lei nº 6.202/75, que estende a realização de exercícios domiciliares às gestantes, a partir do 8º mês;
  • às mães adotivas em licença maternidade de acordo com a lei nº 10.412, de 15/04/2002, que alterou dispositivos da CLT, editando o art. 392-A, escalando períodos de licença de acordo com a idade da criança adotada;
  • e no Decreto-Lei 57.654/66, que regulamenta a Lei do Serviço Militar.

A Ausência Autorizada, uma vez concedida, aplica-se a todas as disciplinas às quais o aluno estiver vinculado. Nesses casos, a instituição deverá “atribuir a esses estudantes, como compensação da ausência às aulas, exercícios domiciliares com acompanhamento da escola, sempre que compatíveis com o seu estado de saúde e com as possibilidades do estabelecimento”. Durante o período de AA, não serão computadas faltas.

No entanto, ao final do semestre, se descontando o período de AA o aluno não foi frequente, será reprovado.

COMO SOLICITAR:

A entrega do requerimento deve ocorrer na Secretaria até cinco (5) dias úteis a contar da data final do afastamento, conforme documento comprobatório.

No momento da solicitação o aluno receberá por e-mail o protocolo do pedido e, após, a análise do requerimento pela Comissão Coordenadora de Curso, o aluno e os Professores relacionados no documento receberão as informações correspondentes à solicitação através do e-mail institucional (@pucrs.br).

1. SITUAÇÕES PREVISTAS EM LEI, QUE JUSTIFICAM AUSÊNCIA ÀS AULAS:

  • Decreto-Lei 715/69 – relativo à prestação do serviço militar
  • Lei 9.615/98 – participação do aluno em competições esportivas internacionais de cunho oficial representando o País
  • Lei 5.869/73 – convocação para audiência judicial

O Decreto-Lei 715/69 aplica-se somente sobre o serviço militar obrigatório, portanto não se aplica sobre profissionais de carreira das Forças Armadas, Brigada Militar, etc.

2. COMO SOLICITAR:

A entrega do requerimento deve ocorrer na Secretaria até cinco (5) dias úteis a contar da data final do afastamento, conforme documento comprobatório.

No momento da solicitação o aluno receberá por e-mail o protocolo do pedido e após a análise do requerimento pela Comissão Coordenadora de Curso, o aluno e os Professores relacionados no documento receberão as informações correspondentes à solicitação através do e-mail institucional (@pucrs.br).

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Acesse o Regulamento de Atividades Complementares – Escola Politécnica

Arquitetura e Urbanismo

As Atividades Complementares são parte integrante do currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Têm como objetivo incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para a sua formação humana e profissional, atendendo às Diretrizes Curriculares e valorizando por meio da atribuição de horas o envolvimento do estudante em atividades de interesse acadêmico.

Comissão de Atividades Complementares (CAC) é o órgão responsável pela análise, julgamento e validação das Atividades Complementares realizadas pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Formulário:

Formulário Atividades Complementares

 

Ciências Aeronáuticas

Devem ser entregues na Secretaria Geral da Escola (Prédio 30, bloco C – Sala 101), juntamente com o formulário de requerimento preenchido em uma via, um para cada documento. Entregar cópia do documento e trazer original, para conferência.

Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação

Devem ser entregues na Secretaria Geral da Escola Politécnica (Prédio 30, bloco C– Sala 101), juntamente com o formulário de requerimento preenchido em uma via, até 5 solicitações incluir no mesmo formulário. Entregar cópia do documento e trazer original, para conferência.

 

Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química

A solicitação de validação das Atividades Complementares é de responsabilidade do aluno. O formulário deve ser impresso, preenchido e entregue na Secretaria Geral da Escola Politécnica (Prédio 30, bloco C– Sala 101) devidamente acompanhado da documentação comprobatória (original e cópia), em prazo hábil para a emissão da documentação referente à colação de grau do solicitante.

Formulário para validação de atividade complementar

Física

Física: Licenciatura; Física Médica, Geofísica

Devem ser entregues na Secretaria da Escola Politécnica (Prédio 30 – Bloco C – Sala 101), juntamente com o formulário de requerimento preenchido em uma via, um para cada documento. Entregar cópia do documento e trazer original, para conferência.

Curso 4-213
Regulamento da atividades complementares

Curso 4-212
Regulamento da atividades complementares

Curso 4-211
Regulamento da atividades complementares

Curso 4-210 (em extinção)
Regulamentações das Atividades Complementares – 4-210
Tabela de creditação de horas/atividade – 4-210

Curso 4-209 (em extinção)
Regulamentações das Atividades Complementares – 4-209

Matemática

Matemática – Licenciatura

As Atividades Complementares, com carga horária de 200h, para a Matemática Licenciatura, ou 120h, para o Bacharelado, constituem condição necessária para a conclusão do curso e devem ser realizadas durante o período de duração do mesmo. O registro das horas será feito mediante a entrega de cópia (acompanhada do original, para reconhecimento) do comprovante de cada atividade, na secretaria da Escola Politécnica. A análise e validação das atividades serão feitas pelo Colegiado da Faculdade ou por membro docente da Unidade, designado para este fim.

Carga horária – atividades complementares

Formulário para entrega das Atividades

Química

O quadro a seguir relaciona as Atividades Complementares, que integram um total de 200 horas para o Curso de Química-Licenciatura (4/315) e 105 horas para o Curso de Química Bacharelado – Linha de Formação Química Industrial (4/314), aprovadas pelo Colegiado em 25 de julho e revisadas, com aprovação do mesmo, em 03 de outubro de 2003, 08 de setembro de 2004, 22 de abril de 2005, 14 de julho de 2006, 02 de outubro de 2009 e 05 de maio de 2011, podendo ser realizadas em qualquer fase do curso.

Atividades Complementares

Formulário para entrega das Atividades