Atendimento

Escola Politécnica - Secretaria Geral

Avenida Ipiranga, 6681
Prédio 30 – Bloco C - sala 101
Porto Alegre/RS - Brasil - CEP 90619-900
Telefone: (51) 3320-3558
E-mail:

Horário - Secretaria Geral: 8h às 22h30min (segunda a sexta)


Unidade de Atendimento - Curso de Ciências Aeronáuticas:
Avenida Ipiranga, 6681 - Prédio 10 – Térreo – sala 106
Porto Alegre/RS - Brasil - CEP 90619-900


Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

ATESTADO DE FREQUÊNCIA

Atesta a situação de frequência às aulas pelo acadêmico, informando o número de horas-aula ministradas e o número de horas-aula frequentadas desde o início do semestre letivo até a data da solicitação. As informações são verificadas diretamente com o(s) Professor(es) da(s) Disciplina(s).

Como solicitar: A solicitação deverá ser realizada junto a Secretaria.

Prazo de Entrega: Cinco dias úteis.

Como efetuar o pagamento da taxa: A taxa de emissão do documento é gerada automaticamente no momento da solicitação, independente da retirada do documento ou não, será incluída no próximo documento de cobrança (Doc) da Mensalidade.

Nos casos em que o aluno não recebe Doc de mensalidade: a taxa também é gerada automaticamente pelo sistema, só que neste caso o aluno deverá efetuar o pagamento diretamente no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 – Central de Atendimento ao Aluno) e o comprovante deverá ser apresentado no momento da retirada do documento na Secretaria.

Como será cobrada a taxa quando a solicitação for feita no último mês do semestre? Nos meses 06 e 12 do ano, independente de receber Doc de Mensalidade ou não, o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa diretamente no Setor Financeiro Acadêmico e apresentar o comprovante no momento da retirada do documento na Secretaria.

ATESTADO DE PROVA

Atesta a presença do acadêmico na Faculdade em determinada(s) Data(s) e Horário(s) realizando Prova(s). As informações são verificadas diretamente com o(s) Professor(es) da(s) Disciplina(s).

Como solicitar: A solicitação deverá ser realizada junto a Secretaria.

Prazo de Entrega: Cinco dias úteis.

Como efetuar o pagamento da taxa: A taxa de emissão do documento é gerada automaticamente no momento da solicitação, independente da retirada do documento ou não e será incluída no próximo documento de cobrança (Doc) da Mensalidade.

Nos casos em que o aluno não recebe Doc de mensalidade: a taxa também é gerada automaticamente pelo sistema, só que neste caso o aluno deverá efetuar o pagamento diretamente no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 – Central de Atendimento ao Aluno) e o comprovante deverá ser apresentado no momento da retirada do documento na Secretaria.

Como será cobrada a taxa quando a solicitação for feita no último mês do semestre? Nos meses 06 e 12 do ano, independente de receber Doc de Mensalidade ou não, o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa diretamente no Setor Financeiro Acadêmico e apresentar o comprovante no momento da retirada do documento na Secretaria.

AUSÊNCIA AUTORIZADA

O aluno pode afastar-se temporariamente da frequência às aulas e avaliações com base:

  • no Decreto-Lei 1.044/69 – dispõe sobre tratamento excepcional para alunos portadores de afecções que indica;
  • na Lei nº 6.202/75, que estende a realização de exercícios domiciliares às gestantes, a partir do 8º mês;
  • às mães adotivas em licença maternidade de acordo com a lei nº 10.412, de 15/04/2002, que alterou dispositivos da CLT, editando o art. 392-A, escalando períodos de licença de acordo com a idade da criança adotada;
  • e no Decreto-Lei 67.654/66, que regulamenta a Lei do Serviço Militar.

A Ausência Autorizada, uma vez concedida, aplica-se a todas as disciplinas às quais o aluno estiver vinculado. Nesses casos, a instituição deverá “atribuir a esses estudantes, como compensação da ausência às aulas, exercícios domiciliares com acompanhamento da escola, sempre que compatíveis com o seu estado de saúde e com as possibilidades do estabelecimento”. Durante o período de AA, não serão computadas faltas.

No entanto, ao final do semestre, se descontando o período de AA o aluno não foi frequente, será reprovado.

COMO SOLICITAR:

A entrega do requerimento deve ocorrer na Secretaria até cinco (5) dias úteis a contar da data final do afastamento, conforme documento comprobatório.

No momento da solicitação o aluno receberá por e-mail o protocolo do pedido e, após, a análise do requerimento pela Direção da Faculdade o aluno e os Professores relacionados no documento receberão as informações correspondentes à solicitação através do e-mail institucional (@pucrs.br).

1. SITUAÇÕES PREVISTAS EM LEI, QUE JUSTIFICAM AUSÊNCIA ÀS AULAS:

  • Decreto-Lei 715/69 – relativo à prestação do serviço militar
  • Lei 9.615/98 – participação do aluno em competições esportivas internacionais de cunho oficial representando o País
  • Lei 5.869/73 – convocação para audiência judicial

O Decreto-Lei 715/69 aplica-se somente sobre o serviço militar obrigatório, portanto não se aplica sobre profissionais de carreira das Forças Armadas, Brigada Militar, etc.

2. COMO SOLICITAR:

A entrega do requerimento deve ocorrer na Secretaria até cinco (5) dias úteis a contar da data final do afastamento, conforme documento comprobatório.

No momento da solicitação o aluno receberá por e-mail o protocolo do pedido e após a análise do requerimento pela Direção da Faculdade o aluno e os Professores relacionados no documento receberão as informações correspondentes à solicitação através do e-mail institucional (@pucrs.br).

Arquitetura e Urbanismo

As Atividades Complementares são parte integrante do currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Têm como objetivo incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para a sua formação humana e profissional, atendendo às Diretrizes Curriculares e valorizando por meio da atribuição de horas o envolvimento do estudante em atividades de interesse acadêmico.

Comissão de Atividades Complementares (CAC) é o órgão responsável pela análise, julgamento e validação das Atividades Complementares realizadas pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Curriculo 4/803:

Regulamento Atividades Complementares – 4/803

Formulário Atividades Complementares – 4/803

Curriculo 4/804:

Regulamento Atividades Complementares – 4/804

Formulário Atividades Complementares – 4/804

Ciências Aeronáuticas

Devem ser entregues na Secretaria (Prédio 11 – Sala 106), juntamente com o formulário de requerimento preenchido em uma via, um para cada documento. Entregar cópia do documento e trazer original, para conferência.

Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação

Devem ser entregues na Secretaria (Prédio 32 – Sala 505), juntamente com o formulário de requerimento preenchido em uma via, até 5 solicitações incluir no mesmo formulário. Entregar cópia do documento e trazer original, para conferência.

 

Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química

A solicitação de validação das Atividades Complementares é de responsabilidade do aluno e está disponível no site da FENG, devendo ser impressa, preenchida e entregue na Secretaria da FENG, devidamente acompanhada da documentação comprobatória (original e cópia), em prazo hábil para a emissão da documentação referente à colação de grau do solicitante.

Regulamento das atividades complementares

Formulário para validação de atividade complementar