5 dicas: soft skills para se desenvolver na trajetória profissional

Andrêus Sousa, consultor do PUCRS Carreiras, elenca as competências que podem influenciar no mercado de trabalho

14/05/2020 - 15h49
soft skills

As soft skills são habilidades comportamentais que podem ter impacto na trajetória profissional e pessoal / Foto: Shutterstock

A conversa sobre soft skills está em alta nas empresas e no mercado de trabalho há algum tempo. Se você não está familiarizado com o termo, essas são as chamadas competências comportamentais. As soft skills são habilidades que não estão diretamente ligadas ao conhecimento e à capacitação técnica de um profissional, mas podem influenciar da mesma forma na trajetória e nos resultados. 

Mas, se são tão importantes, quais são elas e como podem ser desenvolvidas? O consultor do PUCRS Carreiras Andrêus Sousa listou cinco soft skills e fez sugestões sobre como treiná-las. Confira as dicas:

1. Comunicação: relacionada à comunicação verbal e não verbal, é a capacidade de fazer apresentações, expressar ideias, negociar e persuadir outras pessoas. Para desenvolver essa habilidade é essencial que você possa treinar, mas também se colocar em prática. Gravar apresentações para analisar (áudio e vídeo), participar de grupos de debate e negociação, ir a eventos que promovam interação e apresentações como o Toastmasters, apresentar trabalhos em sala de aula ou eventos e atividades como o teatro ajudam a ganhar mais prática e a se comunicar melhor em momentos cruciais.

2. Inteligência Emocional: essa habilidade pode ser fragmentada em conhecer sobre as emoções e os efeitos delas em você, a capacidade de identificar e gerir as suas emoções e conseguir identificar e ser empático pelas emoções de outras pessoas. Para se desenvolver, você pode agir em cada uma dessas partes: adquirir conhecimento sobre as emoções, autoobservar-se ou realizar atividades como a psicoterapia para se autoconhecer e gerir melhor a si mesmo, além de se expor a relacionamentos e interações com outras pessoas.

soft skills

Comunicação, criatividade e autogestão estão entre as soft skills / Foto: Unsplash

3. Relacionamento Interpessoal: proporciona o trabalho em equipe e a relação com colegas, que influenciam bastante no desempenho dessa habilidade. O seu treino também se baseia de forma mais prática, mas leituras sobre relacionamentos e habilidade sociais podem lhe ajudar. Procure por atividades e projetos que te coloquem em contato com diferentes pessoas e colegas e se observe durante essas interações, para aprender sobre o seu perfil. Pedir feedbacks para outras pessoas pode lhe trazer mais informações sobre onde você está acertando e errando nos relacionamentos.

4. Criatividade: relacionada à resolução de problemas, à criação de ideias e à inovação. Essa é uma competência com bastante destaque em um momento em que o mercado pede por inovação e adaptabilidade dos profissionais. O seu desenvolvimento se baseia em adquirir conhecimentos novos na sua área de atuação e em diferentes áreas para aumentar o seu acervo de conhecimentos e perspectivas de ver uma situação; participar de atividades e projetos que te permitam pensar de uma forma diferente, relacionar-se com pessoas novas e diferentes para conhecer novas perspectivas, e, claro, exercitar a sua criatividade pensando em ideias e formas diferentes de fazer algo que já possui um “padrão”. Ter um local de registro dessas ideias pode ajudar a consolidar esse novo hábito que você está criando.

5. Autogestão: a chamada “produtividade”, organização, disciplina ou foco. Essa habilidade é essencial para um mundo cada vez mais complexo, com excesso de estímulos e tarefas. A dica é mapear onde estão seus pontos fortes e fracos para identificar qual ferramenta deve ser utilizada e será mais eficaz para você: calendários, agendas, listas de tarefas, organização de horários para atividades, gestão do seu tempo diário ou semanal, priorização de tarefas, fragmentação de projetos em pequenas etapas, etc. Usar essas ferramentas pode contribuir para que você pense de uma forma mais estruturada e a desenvolva sua autogestão. 

Saiba mais: 5 dicas: como desenvolver a criatividade 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas