Boas práticas do MCT-PUCRS são destaque em encontro no Reino Unido

Professor José Luís Ferraro participou do encontro do grupo Science University in Museums (SUMs)

03/02/2020 - 14h58
2017_10_05-outubro_genial_museu907x597bruno_todeschini-1

Exposição Marcas da Evolução, realizada em parceria com o Great North Museum / Foto: Bruno Todeschini

Finalizando suas atividades como Professor Visitante pelo PUCRS-PrInt, o professor José Luís Ferraro participou do encontro do grupo Science University in Museums (SUMs) no final do mês de janeiro, desta vez sediada pelo Great North Museum: Hancock, da Newcastle University. O encontro foi presidido pelo professor Paul Smith, diretor do Oxford University Museum of Natural History (OUMNH). O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS), juntamente com a Universidade do Porto e com a Harvard University, integra o grupo como participante não britânico.

As reuniões do SUMs realizam-se duas vezes por ano na Inglaterra, cada vez organizada por um museu diferente. Neste encontro estiveram presentes representantes das universidades de Oxford, Birmingham, Manchester, Cambridge, Newcastle, University College London, Universidade do Porto e PUCRS. A pauta da reunião esteve relacionada às boas práticas desenvolvidas em cada museu de ciências.

Ferraro falou sobre as pesquisas que vem realizando vinculada a educação em museus de ciências nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e Educação em Ciências e Matemática (Escola Politécnica) da PUCRS. Também apresentou dados de sua investigação em torno do “science capital” conduzida durante sua permanência como professor visitante em Oxford.

Um dos cases apresentados foi o de uma aula interdisciplinar ministrada no MCT-PUCRS para a turma de Oficina de Criação II: Poesia, Programa de Pós-Graduação em Letras (Escrita Criativa) da PUCRS. O projeto em conjunto dos professores José Luís Ferraro e Diego Grando chamou atenção pela maneira como foi desenvolvido. “A produção de poesias após a imersão no espaço museal foi uma experiência única”, conta Ferraro. A iniciativa se inscreve na ideia que ambos pesquisadores têm discutido na interface entre ciência e linguagem: possibilidades para a estetização da ciência.