BIM: o futuro da gestão em construções é agora

A gente te explica tudo sobre o Building Information Modeling

18/12/2019 - 18h42

Building Information Modeling (BIM), Modelagem da Informação da Construção em Português, é uma metodologia inovadora que, antes de começar a projetar, estabelece as diretrizes e parâmetros necessários para um fluxo de trabalho mais assertivo. O Governo Federal decretou que, a partir de 2021, o uso do BIM será obrigatório nos projetos e construções brasileiras de editais e licitações públicas.

Gif via Giphy.com

Mas antes, vamos explicar o grande mistério: BIM não é um software, e sim a metodologia. Existem alguns programas disponíveis no mercado que comportam essa plataforma, entre os mais utilizados estão o Autodesk Revit e o Graphisoft Archicad, que servem para a modelagem, mas não são os únicos. Esses softwares ajudam a minimizar a perda e o desperdício na área da construção civil, por exemplo, além de reduzir a margem para possíveis corrupções, como todo mundo tem acesso às mesmas informações.

O BIM surge a partir de uma demanda por aprendizado sistematizado. Ele auxilia na coordenação e compatibilização de projetos, na quantificação e no planejamento da obra. Todos precisam conversar entre si: isso o BIM faz, evitando o retrabalho. Ele permite alterações em grande escala e melhores visualizações do todo.

Em resumo, o objetivo do curso de BIM é capacitar arquitetos, engenheiros, administradores, economistas, tecnólogos e cientistas da informação e da computação a aplicarem uma gestão interdisciplinar em seus projetos, e em todo o ciclo da construção civil.

O curso de Building Information Modeling da PUCRS é o primeiro a ser oferecido por uma universidade no Estado, um dos poucos no País, e permite que profissionais do ramo se atualizem de forma ágil. Ao final do curso, o aluno estará capacitado a trabalhar com o BIM em diversos setores, ser consultor de tecnologias da informação em empreendimentos industriais, ou até mesmo ser BIM Manager em projetos da indústria.