Alunas da Escola Politécnica desenvolvem plataforma que emite alvará em minutos

Protótipo funcional foi criado no Hackathon de Licenciamento Digital

18/12/2019 - 14h24
hackathon_licenciamento_digital

Equipe responsável pelo projeto Alvará Fácil / Foto: Luciano Lanes-PMPA

Uma solução que automatiza procedimentos e reduz de 48 horas para 10 minutos o tempo de espera para a obtenção de alvarás para negócios de baixo risco. O projeto Alvará Fácil, criado em apenas dois dias, foi desenvolvido com a participação de alunas da Escola Politécnica da PUCRS e ainda está em fase de aprimoramento. A Prefeitura de Porto Alegre, no entanto, já demonstrou interesse na plataforma, que poderá ser integrada ao site da administração municipal.

Estudante do 6º semestre de Engenharia de Software, Bianca Camargo, 23 anos, integrante do grupo responsável por desenvolver a plataforma, destaca que o processo de criação teve como foco agilizar o processo para empresas, analistas da Prefeitura e empresários. “Focando na usabilidade e mantendo as informações essenciais, criamos um fluxo de interação que permite ao usuário ter o seu alvará expedido em cerca de 10 minutos, quando o negócio é de baixo risco. Permitindo que os analistas direcionem seus esforços para os negócios de médio e alto risco, que precisam de mais atenção”, ressalta.

Em declaração ao site da Prefeitura, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, apontou que são recebidos 480 pedidos de alvará por dia na Sala do Empreendedor, ligada à SMDE. Cidade também destacou que a solução trará benefícios para vários setores. “Ela vai beneficiar não só a prefeitura, mas sobretudo aqueles empreendedores que efetivamente fazem a economia girar”, afirma o secretário.

A plataforma foi criada por profissionais de marketing, design e desenvolvedores durante o hackathon de Licenciamento Digital, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo Agibank entre os dias 13 e 15 de dezembro.  A equipe que criou o projeto foi composta por Bianca Camargo, Jéssica Manoel, Jeferson Romano, Rodrigo Viegas (alumni PUCRS) e Jonas Machado.

Aluna do 4º semestre de Engenharia de Software, Jéssica, 30 anos, destaca que a integração com profissionais de diferentes áreas foi outro ponto positivo para o desenvolvimento da plataforma. “A experiência para mim não poderia ter sido melhor. Nossa equipe, desde o início, teve uma boa conexão e isso fez a diferença. É gratificante ver que todo o empenho que tivemos valeu a pena”.

O time foi vencedor do prêmio de R$ 6 mil oferecido pelo Agibank e entregue pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior durante o evento que aconteceu no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).