Alunos da PUCRS vencem o Prêmio LARA 2019, promovido pelo Google

Três estudantes da Escola Politécnica foram contemplados com uma bolsa

05/12/2019 - 10h35
Alunos do Programa de Pós-Graduação da Escola Politécnica da PUCRS vencem Prêmio LARA 2019 do Google

Alunos do Programa de Pós-Graduação da Escola Politécnica da PUCRS vencem Prêmio LARA 2019, promovido pelo do Google

Eduardo Pooch, Henrique Santos e Laura Tomaz, a primeira mulher da Universidade a vencer o prêmio, estiveram entre os ganhadores do Latin America Research Awards (Lara) de 2019, um incentivo do Google que reconhece ideias de soluções para problemas reais do cotidiano. Os temas das pesquisas foram sobre a área da saúde, assim como a maioria das propostas dos outros 22 projetos finalistas. Ao todo, serão cerca de R$ 2 milhões referentes às bolsas que durarão 12 meses, sendo 15 do Brasil, cinco da Colômbia, duas da Argentina, duas do Chile e uma do Peru.

A doutoranda Laura Tomaz, que também estudou sobre a área da saúde e tecnologia no mestrado, desenvolve sua pesquisa com foco na aplicabilidade de modelos. Com os dados de ressonância magnética funcional (fMRI), a partir do modelo de redes neurais profundas, as informações são classificadas e utilizadas para gerar explicações visuais. Isso possibilita a interpretação de máquina de forma mais profunda. Além do prêmio, Laura passará um período estudando nos Estados Unidos, na Universidade de Yale. “Acho que é muito importante esse tipo de conquista para incentivar outras meninas a entrarem na área da pesquisa, principalmente na computação”, declara sobre a alegria e a representatividade de ser a primeira mulher da PUCRS a vencer o prêmio.

“Fico muito feliz de estar orientando um trabalho que mostra que a nossa pesquisa é sólida e com padrão internacional” conta o professor Felipe Meneguzzi, orientador da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da PUCRS. “Não é só sobre o aprendizado de máquina e a inteligência artificial, é sobre o conhecimento”, conclui.

O desafio de trabalhar com dados

Foto: Divulgação Google

Eduardo Pooch, mestrando orientado pelo professor Rodrigo Barros, desenvolveu a pesquisa Melhorando a localização de patologias em radiografias de tórax com supervisão limitada via aprendizado de múltiplas instâncias semi-supervisionado. O seu desafio é entender como conseguir melhorar o desempenho de modelos de redes neurais profundas tendo poucos dados anotados disponíveis. Ele conta que, para chegar na etapa final, teve que passar por outras fases a distância, e, no fim, comemorou no jantar com os vencedores.

Com o projeto de Detecção de eventos adversos em registros eletrônicos de saúde: incidentes de queda e erros de medicação, Henrique Santos, doutorando orientado pela professora Renata Vieira, também garantiu um lugar entre os ganhadores do prêmio. A prevenção e a diminuição desse tipo de ocorrência são algumas das possibilidades do desdobramento da sua pesquisa.

A Universidade no Prêmio Lara

A conquista dos alunos da Escola Politécnica é um importante reconhecimento que está se tornando tradição. Em 2018, doutorandos em Ciência da Computação da PUCRS também venceram a disputa pelo programa de pesquisa do Google, com projetos já focados na área da saúde, fazendo do tema uma pauta recorrente.

Segundo o portal oficial do Google, a ideia do prêmio é “fortalecer a conexão da pesquisa com a economia e a sociedade em geral e aumentar a circulação do conhecimento”. Para participar das próximas edições, os candidatos podem acompanhar as atualizações no site da iniciativa. Confira aqui as oportunidades de cursar mestrado e doutorado na PUCRS.