PUCRS Store lança produtos em jeans e incentiva a economia solidária

Itens são confeccionados por grupos ligados à Avesol, com descartes da indústria

29/08/2019 - 11h45
Linha Jeans,cooperativa maos amigas

Foto: divulgação

A PUCRS Store está com produtos novos à disposição do público universitário e visitantes. São diferentes modelos de bolsas, mochilas e pochetes em jeans, confeccionadas à mão por integrantes da cooperativa Confecção e Malharia Mãos Amigas e do Grupo Arte e Vida. Ambos fazem parte da Rede Ideia, assessorada pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol). A matéria-prima foi obtida a partir de descartes da indústria. A iniciativa, além de ambientalmente sustentável, é fonte de renda para famílias e um incentivo à economia solidária. As etiquetas foram confeccionadas pelos alunos do LabFab, da Escola Politécnica.

As sedes dos dois grupos de trabalhadores ligados à Avesol, com 5 pessoas cada, ficam localizadas na zona norte de Porto Alegre, nos bairros Sarandi e Rubem Berta. Os participantes encontram no trabalho cooperado a força de superar dificuldades das suas realidades econômicas e promovem, por meio da economia solidária, a sustentabilidade e o respeito ao ser humano e meio ambiente.

De acordo com o educador social Daniel Jacobi, da Avesol, “tanto os trabalhadores do Grupo Econômico Solidário Arte e Vida, como os trabalhadores da Confecção Mãos Amigas, partem da ideia de que o reaproveitamento de materiais na criação de produtos não é só importante para o cuidado com a natureza, mas também para a transformação da sociedade, pois nos faz repensar hábitos e práticas cotidianas. É no coletivo e na solidariedade que o trabalho desses grupos é realizado”, atesta.

Novos produtos em jeans:

* bolsa
* bolsa-saco
* bolsa de mão para celular (com forro interno)
* pochetes (dois modelos)
* mochila

Cooperativa arte e vida,Linha jeans

Trabalhadoras do grupo Arte e Vida / Foto: divulgação

Os novos itens fazem parte da linha Ecossustentável, composta por peças produzidas a partir de lonas de outdoor das campanhas de marketing da Universidade por cooperativas e associações. Essa coleção também contempla produtos que podem ser reaproveitados, como canudos de metal, ecocopos e ecobags.

Em setembro, mais produtos serão agregados à coleção. A PUCRS Store possui as linhas Vida no Campus, Escolas e Cursos, Papelaria e Acessórios, Sou PUCRS, Esportes e Saúde e Coleções.

PUCRS Store

Inaugurada em maio deste ano, a PUCRS Store é um novo conceito de loja universitária. O novo espaço nasceu da remodelagem completa da Griffe PUCRS, e está localizado no térreo do Living 360° (prédio 15 do Campus), em uma área de mais de 250 metros quadrados. São mais de 200 produtos divididos em sete linhas, com a ideia principal de estreitar o vínculo com estudantes e alumni (diplomados).

Avesol e Rede Ideia

A Associação do Voluntariado e Solidariedade (Avesol) é uma entidade sem fins lucrativos que assessora 140 grupos / empreendimentos solidários que buscam conquistar autonomia e qualidade de vida para suas famílias, através da inclusão produtiva nas áreas de artesanato, confecção, reciclagem, alimentação, serviços e outros. Os grupos são assessorados e organizados em rede colaborativa, constituindo assim a Rede Ideia – Cultivando o Amanhã.