Primeira adoção por aplicativo desenvolvido na PUCRS é concretizada

Ferramenta foi desenvolvida por alunos da Escola Politécnica

22/03/2019 - 15h45

Aplicativo Adoção, adoção, crianças, adolescentes, Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, Ministério Público Estadual, fundação pão dos pobresAs vidas do casal Suiany e Marcelo e dos irmãos Kauã e Kauany, de 11 e 12 anos, foram as primeiras oficialmente unidas pelo Aplicativo Adoção. A notícia completa pode ser conferida no site do Tribunal de Justiça do RS. O app foi lançado no ano passado e é uma parceria do Poder Judiciário gaúcho com a PUCRS e o Ministério Público.

A ferramenta, que busca aproximar possíveis pais e filhos do coração e incentivar a flexibilização dos perfis desejados, traz vídeos, fotos, desenhos, sonhos e expectativas de dezenas de crianças e adolescentes aptos a adoção no Rio Grande do Sul. Por outro lado, representa a oportunidade de pessoas já habilitadas e que aguardam na fila do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) acabarem com a espera e se tornarem mães e pais.

O protótipo do aplicativo foi projetado pelos professores da Apple Developer Academy da PUCRS e desenvolvido por alunos da Escola Politécnica da PUCRS, sob a orientação de professores, ambos vinculados à Agência Experimental de Engenharia de Software. O app está disponível para download gratuito nas lojas Google Play e App Store e foi tema de reportagem na Revista PUCRS.