Alunos criam brinquedos em disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica

Criações foram direcionadas ao Centro de Pastoral e Solidariedade para doação

13/12/2018 - 16h48
Escola Politécnica,Engenharia Mecânica,brinquedos,Introducao a Engenharia Mecanica

Alunos Vitor, João Vitor, Guilherme e Júlio, com o professor professor Sérgio Garcia, ao centro / Foto: Maria Eduarda Rabello

Acadêmicos da Escola Politécnica do curso de Engenharia Mecânica, construíram brinquedos como exercício para a disciplina de primeiro semestre Introdução à Engenharia Mecânica. Os protótipos finalizados tiveram elaboração através da troca de ideias e confecção de material escrito, em molde de trabalho de conclusão de curso, todos apresentados em sala de aula. Quatro brinquedos foram concluídos durante o processo, entre agosto e novembro de 2018, e direcionados para o Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS para doação a entidades beneficentes cadastradas.

O Carro de Fórmula 1, criado pelo universitário Guilherme de Lima Roldão de 19 anos, foi confeccionado em impressora 3D, e teve seu modelo apresentado primeiramente em papelão, e, depois, representado no programa (computer-aided design) CAD. O Pequeno Trem Iluminado, confeccionado pelo aluno João Vitor Rangel de 19 anos, trouxe uma visão mais criativa em relação aos modelos tradicionais e alusiva a um trem com locomotiva desenhado à mão. Com todas as peças em 2D, foi feito em madeira mdf e delineado através do programa AutoCad. Já o Mini Futebol de Mesa (Fla-Flu), produzido pelo acadêmico Julio Cervo de 21 anos, trouxe uma proposta diferenciada de um esporte que concorre a campeonatos nacionais e internacionais, tendo Portugal como referência. Foram construídos bonecos semelhantes ao de minicraft para representar os jogadores. O Planador Aéreo, projetado pelo estudante João Victor Levandoski de 19 anos, é feito de papelão e representa um avião que serve como brinquedo para a diversão de crianças de seis anos ou mais.

Elaboração do início ao fim

O projeto inicial visava à construção de brinquedos que envolviam diversão e segurança, todos seguindo um passo a passo, desde sua projeção até a confecção. “No início, cada acadêmico teve suas ideias, esboçando-as em um anteprojeto, no qual nós pesquisaríamos e aprenderíamos mais sobre os aspectos necessários à confecção e utilização dos objetos. Após, foram feitos protótipos de baixa fidelidade, com materiais baratos, que representaram a ideia de brinquedo, e, depois, foi construído um projeto final, seguindo os moldes do anteprojeto”, ressalta João Victor Levandoski. Para João Vitor Amaral, o projeto foi um misto entre novas descobertas e muito aprendizado. “Foi muito legal transformar algo que estava no papel em realidade. Mas sem dúvida foi uma sensação de satisfação conseguir terminar o brinquedo a tempo de doá-lo para uma criança”, salienta.  O professor do curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica, Sérgio Boscato Garcia, realça o engajamento e a responsabilidade dos estudantes, já no início do curso. “A concepção da ideia e a fabricação utilizando diferentes materiais e técnicas foram responsabilidades dos alunos a partir dos tópicos abordados em aula. Assim, eles se tornaram criadores e executores de seus projetos, resultando em uma atuação protagonista na disciplina”, reforça.

Para Júlio Augusto a tarefa foi desafiadora, pois tratou desde a fabricação mais simples do projeto, até a fase da otimização dos brinquedos. “Tudo foi pensado para que o brinquedo ficasse funcional e ao mesmo tempo bonito, e, principalmente, que não apresentassem perigo para os usuários”, afirma. Ainda para Gustavo de Lima, o projeto significou um passo importante na vida acadêmica. “Esse trabalho fez com que a disciplina não fosse somente uma cadeira passageira, mas o resultado de um trabalho que vai trazer felicidade para as crianças, e, quem sabe, um pouco de inspiração para um futuro engenheiro mecânico”, declara.

 

 

 

 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas