Alunos da Politécnica conquistam 1° lugar em competição sobre Interação Humano-Computador

A premiação ocorreu em Belém do Pará no final do mês de outubro

07/11/2018 - 17h43
Simpósio Politécnica

Professora Milene Silveira e alunas / Foto: Arquivo Pessoal

Alunos do curso do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Escola Politécnica da PUCRS conquistaram o 1º lugar na categoria Pós-Graduação da competição em Avaliação de Interação Humano-Computador, no 17° Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2018). Foram reconhecidos os trabalhos das estudantes Ingrid Signoretti, Laura Engelmann, Matheus Prestes e Vivian Larréa. Na categoria Graduação, conquistaram o 2° lugar, as alunas Kalissa Rodrigues, Larissa Salerno, Luiza Johnstone e Mayara Oliveira, dos cursos de Engenharia de Software e de Sistemas de Informação. O evento ocorreu entre os dias 22 e 26 de outubro em Belém do Pará.

Orientadora de ambas as categorias do projeto, a professora Milene Selbach Silveira afirma que a participação dos alunos juniores e seniores sobre temas de relevância no cenário da pesquisa é extremamente gratificante. “Este ano, a alegria e o orgulho foram dobrados, pois tivemos uma equipe participando em cada categoria da competição: uma na Graduação e uma no Pós-Graduação. É muita emoção”, ressalta.

A orientadora salienta que, para participar do evento, as equipes contaram com o apoio de uma Vakinha Online, divulgada por redes sociais, que contou com a contribuição de aproximadamente 70 pessoas de dentro e fora do País. “A Vakinha foi fundamental para elas poderem participar. Elas destacaram, durante a divulgação, além da participação na competição, o papel das mulheres na área de TI (Tecnologia da Informação), ponto que temos discutido bastante com as meninas dos cursos da área de informática”, destaca.

Simpósio Politécnica

Alunas do curso de Graduação e Pós-Graduação representaram a Universidade / Foto: Arquivo Pessoal

A estudante do curso de Engenharia de Software, Larissa Salerno, uma das vencedoras da categoria Graduação, também enfatiza a participação de um time feminino dentro do simpósio. “É de suma importância ter um time feminino participando e concorrendo a um prêmio em um evento de porte nacional que envolva computação, visto que a área é de predominância masculina e estamos lutando todos os dias para atrair mais meninas para esse segmento”, declara.

Esse ano, o tema da competição foi o Uso da tecnologia, como apoiar as pessoas nos cuidados diários com a saúde. As equipes da PUCRS, já são tradição no simpósio, tendo se classificado cerca de seis vezes ao longo dos últimos anos.