Ranking QS University BRICS 2019 mostra PUCRS líder entre as privadas no Sul

Levantamento internacional destaca qualidade das universidades em países emergentes

22/10/2018 - 16h29

Ranking QS BRICS 2019A consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS) divulgou a mais recente edição do QS BRICS University Rankings 2019, levantamento  de universidades dos países que compõem o conjunto econômico BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No ranking, a PUCRS foi classificada como a melhor instituição privada do sul do Brasil e a terceira privada do Brasil, ficando atrás apenas da PUC-Rio e PUC-SP. Em relação à edição anterior, a PUCRS subiu 13 posições. A Universidade se destaca, principalmente, nos quesitos docentes com doutorado, citações por artigo e reputação perante o empregador. Neste ano, quase 400 instituições de ensino superior dos cinco países foram avaliadas.

Metodologia

A QS elaborou o ranking de 2019 com base em oito indicadores, aos quais atribuiu pesos diferentes para a composição da nota final de cada universidade: reputação acadêmica (30%), reputação perante o empregador (20%), docentes por aluno (20%), docentes com doutorado (10%), artigos por docente (10%), citações por artigo (5%), docentes internacionais (2,5%) e alunos internacionais (2,5%). Saiba mais sobre a metodologia.

Sobre o QS University Rankings

No ranking mundial da QS, divulgado em junho deste ano, a PUCRS também foi destaque, sendo a única instituição privada da Região Sul dentre as 1.000 citadas. O levantamento da empresa britânica é considerado um dos sistemas de classificação universitária mais populares do mundo.