Única na região Sul, Labelo inaugura câmara anecoica

Estrutura vai realizar testes de imunidade eletromagnética em produtos na PUCRS

02/10/2018 - 17h03
Câmara Anecóica, Labelo

Diretor do Labelo com representantes da Abinee.
Foto: Bruno Todeschini

Na tarde desta terça-feira, dia 2 de outubro, o Complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica da PUCRS (Labelo) inaugurou a sua câmara anecoica. Única em funcionamento na região Sul do Brasil, a câmara realiza testes de imunidade eletromagnética, o que permite ao consumidor final utilizar um produto com segurança. A solenidade oficial contou com a presença do vice-presidente e diretor regional da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Régis Haubert. O encontro também sediou a reunião-almoço da Abinee para atualização de assuntos de interesse do setor.

Na câmara anecoica, os ensaios de imunidade eletromagnética garantem segurança e confiança nos produtos comercializados. O objetivo principal é assegurar o funcionamento do equipamento em conformidade com as suas características, mesmo em um ambiente que possui ondas eletromagnéticas. Dentro da sala, a área uniforme calibrada, comporta equipamentos de 1,5 metro por 1,5 metro, em que são realizados testes de interferência, onde os equipamentos são submetidos a diferentes tipos de frequência e feixes de emissão. O controle na interferência permite, principalmente, evidenciar se os limites estipulados em normas estão sendo cumpridos para preservar a segurança dos usuários finais de eletroeletrônicos.

A partir da utilização rotineira de equipamentos inteligentes e o eminente desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT), a comunicação entre máquinas torna-se o princípio das relações. Nessa perspectiva, os ensaios contribuem para que não ocorram interferências entre essas comunicações estabelecidas. De acordo com o diretor do Labelo, Israel Teixeira, a tendência global é de que ensaios de compatibilidade eletromagnética, a cada dia, se tornem compulsórios para a obtenção de certificação em produtos, impulsionados pela IoT, cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, como por exemplo em produtos eletroeletrônicos. “A infraestrutura localizada nas instalações do Labelo abre oportunidades no processo de integração entre indústria e academia, pois estes poderão desenvolver projetos e pesquisas para desenvolvimento”, destaca.

 

Demanda regional atendida

Segundo o diretor regional da Abinee, a câmara anecoica instalada na PUCRS atenderá uma necessidade das empresas, exigida nos últimos anos, de ter ensaios de compatibilidade eletromagnética no Estado. “Vai diminuir consideravelmente o custo e o tempo de desenvolvimento dos produtos no Rio Grande do Sul. Além disso, o crescimento exponencial de produtos que usam Internet das Coisas, indústria 4.0 e economia industrializada, precisam de uma homologação simplificada por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”, reforça.

 

Sobre o Labelo

O Labelo é responsável por calibração de instrumentos de medição e ensaios da conformidade para certificação de produtos. Com a missão de preservar a vida através dos cuidados com a segurança, contribui para garantir ao mercado a oferta de bens e serviços que atendam aos critérios de qualidade para o consumidor final há mais de 50 anos. O Labelo presta serviços à indústria, contribui para garantir a oferta de bens e serviços que atendam aos critérios de qualidade para o consumidor final.

Confira a galeria de fotos:

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas