RUF 2018: PUCRS é a melhor universidade privada do Brasil pelo segundo ano consecutivo

Ranking Universitário Folha aponta liderança também no item Pesquisa entre IES privadas

01/10/2018 - 12h02

ranking,melhor universidade privada do BrasilA edição 2018 do Ranking Universitário Folha (RUF), organizado pelo Jornal Folha de S. Paulo, apontou a PUCRS como a melhor universidade privada do Brasil, pelo segundo ano consecutivo. Dentro do segmento privado, a Instituição também é líder nacional no quesito Pesquisa e obteve a segunda colocação nos tópicos Inovação e Internacionalização. A 18ª posição geral foi mantida em relação ao ano anterior, tendo apenas instituições de ensino superior (IES) públicas à frente. Ao todo, foram classificadas 196 universidades, públicas e privadas, a partir dos indicadores pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. A divulgação foi feita nesta segunda-feira, 1º de outubro.

Cursos bem avaliados

Na classificação geral, os cursos mais bem avaliados da PUCRS pelo RUF 2018 foram os de Comunicação (7º lugar), Engenharia e Controle de Automação (7º), Psicologia (8º) e Serviço Social (10º), que figuraram entre os 10 melhores nas suas áreas em âmbito nacional. O curso de Medicina é o melhor do Brasil entre as universidades privadas e o 11º na avaliação geral (confira detalhes abaixo). A avaliação anual contempla 40 cursos de universidades, centros universitários, e faculdades com maior número de ingressantes no País (Censo do Ensino Superior 2015) com base e dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Datafolha nos aspectos ensino e mercado.

Metodogia atualizada

campus,enade,letreiro PUCRS,prédio 15

Foto: Camila Cunha

De acordo com os organizadores do RUF, em 2018, a metodologia passou por aperfeiçoamentos. O indicador inovação, com peso 4% sobre a nota final, agora valoriza a quantidade de produções acadêmicas publicadas pelas universidades em parceria com o setor produtivo. Esse critério se soma às patentes solicitadas pelas Instituições de Ensino Superior.  Outra alteração foi a ampliação do período de 2 anos para 5 anos (2011-2015) o recorte correspondente aos dados coletados sobre a produção científica. Por fim, o valor dado à nota do Exame Nacional de Desempenho (Enade) foi dobrado em relação à edição anterior, passando a valer quatro pontos.

Sobre o RUF

O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha de S. Paulo desde 2012. São aferidos universidades e cursos superiores. Os dados que compõem os indicadores do RUF são coletados nas bases do Censo de Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Enade, plataformas SciELO e Web of Science, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundações estaduais de fomento à ciência e em duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha.

Resultados PUCRS no RUF 2018

1º lugar do Brasil entre as universidades privadas (18º no geral)
1º lugar do Brasil em Pesquisa entre as privadas (19º lugar no geral)
2º lugar do Brasil em Inovação entre as privadas (7º lugar no geral)
2º lugar do Brasil em Internacionalização entre as privadas (12º lugar no geral)

Cursos entre os melhores do Brasil*

Liderança Nacional entre as privadas

Medicina: 1º lugar no Brasil  (11º no geral)

Liderança na Região Sul entre as privadas

Computação: 1º lugar na Região Sul (13º no geral)
Comunicação: 1º lugar na Região Sul (7º no geral)
Educação Física: 1º lugar na Região Sul (26º no geral)
Engenharia de Controle e Automação: 1º lugar na Região Sul (7º no geral)
Economia: 1º lugar na Região Sul (16º no geral)
Física: 1º lugar na Região Sul (19º no geral)
Letras: 1º lugar na Região Sul (12º no geral)
Matemática: 1º lugar na Região Sul (20º no geral)
Pedagogia: 1º lugar na Região Sul (18º no geral)
Psicologia: 1º lugar na Região Sul (8º no geral)
Serviço Social: 1º lugar na Região Sul (10º no geral)

Destaque no RS entre as privadas

Arquitetura e Urbanismo: 2º lugar no Rio Grande do Sul (13º no geral)
Filosofia: 2º lugar no Rio Grande do Sul (16º no geral)
Odontologia: 2º lugar no Rio Grande do Sul (17º no geral)
Propaganda e Marketing: 2º lugar no Rio Grande do Sul (13º no geral)

*Ranqueamento entre os próprios cursos da área.