Laboratório da PUCRS cria solução inédita para as eleições no portal de notícias G1

Projeto do Ubilab, com sede no Tecnopuc, reuniu pesquisadores e estudantes bolsistas

21/09/2018 - 18h43
g1 eleições,ubilab,aplicativo

Arte: G1

Desde o dia 17 de setembro, está mais fácil saber as notícias recentes sobre os candidatos à Presidência da República. Basta ativar gratuitamente o serviço de voz do celular e usar a frase “Falar com G1 Eleições” em aparelhos que disponham do aplicativo Google Assistente. A solução foi desenvolvida inteiramente na PUCRS, pelo Laboratório de Pesquisa em Mobilidade e Convergência Midiática (Ubilab), com sede no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). O projeto envolveu professores da Escola da Comunicação Artes e Design – Famecos e estudantes bolsistas da Comunicação e da Escola Politécnica, numa parceria com a Globo.com.

A pesquisa nasceu em 2017, sendo liderada pelos docentes Eduardo Pellanda, André Pase e Roberto Tietzmann. Ao longo do segundo semestre, foram feitos levantamentos sobre como assistentes pessoais online ativados por voz (como Siri, da Apple, Google Home e Alexia, da Amazon) poderiam ser utilizados para serviços específicos voltados ao jornalismo. Depois do levantamento, surgiu a ideia de vincular às eleições de 2018. Com base nesses dados, a equipe do Ubilab foi à redação do G1, em São Paulo, apresentar a sugestão.

A pesquisa aplicada no cotidiano

“É um produto muito relevante pelo ineditismo. A Globo conseguiu sair na frente, sendo o primeiro portal de notícias do Brasil a oferecer esse serviço. Isso é um bom exemplo de como a pesquisa aplicada pode impactar na inovação das empresas. Mostra a importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento, pois podemos criar tecnologias disruptivas como diferencial competitivo”, ressalta Pellanda.

O professor Pase recorda que no passado, o laboratório já havia mostrado à área de jornalismo da Globo a viabilidade de utilizar a ativação por voz para trabalhar com conteúdo noticioso. “A aplicação do G1 Eleições deriva desse projeto, já debatido anteriormente”, afirma. A pesquisa foi patrocinada pela Globo.com, da qual o Ubilab é parceiro desde 2016. A interação envolve os escritórios da empresa de Comunicação em Porto Alegre, sediado no Tecnopuc, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Bolsistas da Graduação ao Doutorado

ubilab

O projeto G1 Eleições contou com a participação de diversos estudantes. Daniele Ramos Souza e Rafael Damasceno colaboraram como mestrandos do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Escola Politécnica. Ana Cecília Nunes, além de professora na Famecos, é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Melissa Streck também faz doutorado em Comunicação. Já a estudante de Graduação em jornalismo, Isabela Mércio, contou com bolsa de Iniciação Científico até 2017, quando houve o desenvolvimento do trabalho. Os universitários têm tido a oportunidade de se envolver com outros projetos, desde o primeiro ano da parceria. No primeiro ano, o tema foi cultura mobile; no segundo, os assistentes pessoais de voz e, atualmente, o foco está nos algoritmos para vídeos, também reunindo Famecos e Politécnica, estudam e smart cities (cidades inteligentes).

A inovação como uma construção

André Pase reflete que muitas vezes as empresas cobram que a inovação venha de um produto pronto, mas o sucesso está na interação permanente da Universidade com o mercado. “Nesse caso, o mais interessante é que o G1 Eleições resulta de uma pesquisa que forneceu conhecimento à empresa. Nós dialogamos com eles, entendemos as necessidades e fornecemos insumos para que transformassem a inovação em produto. É um processo de inovação e desenvolvimento, e não apenas uma solução pronta”, destaca o professor.

Pellanda complementa a ideia fortalecendo o papel da Universidade em “puxar o mercado para frente”, influenciando na proposição de soluções e mostrando a capacidade de aplicar suas pesquisas. “Os assistentes pessoais de voz são um campo novo da comunicação, em grande expansão. Estamos incubando aqui no laboratório várias outras atividades, e vai surgir muita coisa bacana nessa área. Depois da era da mobilidade e dos wearables (tecnologias para vestir), a voz está encaixada na internet das coisas, com objetos comunicando online”.

Como usar a solução

Os aparelhos com sistema operacional Android comercializados nos últimos dois anos têm o Google Assistente, de acordo com Eduardo Pellanda. Para os anteriores, é necessário baixar o aplicativo para utilizar o serviço do G1 Eleições. Nos smartphones da Apple, com iOS, também deve ser feito o download do Google Assistente. O professor antecipa que até o final de 2018 deve haver à venda no mercado brasileiro as caixas de som do Google Home, em língua portuguesa, conhecidas como Google Speakers, sendo mais um dispositivo para acessar serviços ativados por voz.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas