Empresa formada por diplomados da PUCRS vence edital Shell

Teia Labs vai desenvolver plataforma computacional para sistemas de exploração de petróleo e gás

31/07/2018 - 17h25
Foto: Camila Cunha

Os sócios Rodrigo Barros, Christian Quevedo, Jônatas Wehrmann e Douglas Souza, diplomados pela PUCRS, estão entre os vencedores do Edital de Inovação promovido pela Shell, que reuniu 97 propostas de todas as regiões do Brasil. Com isso, a Teia Labs, primeira empresa de Inteligência Artificial do RS, recebeu um aporte de R$ 830 mil para desenvolver uma plataforma computacional para análise de dados em tempo real, capaz de identificar automaticamente falhas nos sistemas de exploração de petróleo e gás em águas profundas.

A plataforma permitirá utilizar dados estruturados provenientes dos processos de exploração em utilização pela Shell, bem como dados não-estruturados, como imagens adquiridas por robôs submarinos e textos redigidos ao longo do processo. Sua aplicação geraria benefícios como ganhos econômicos importantes através da otimização do processo de limpeza de peças, por exemplo.

Com sede no Tecnopuc e especializada no desenvolvimento de soluções e aprendizado de máquina para cidades inteligentes, a Teia Lab está entre as três vencedoras do edital. Este é o segundo edital de inovação conquistado pela empresa em menos de um ano de existência. Em 2017, recebeu um prêmio de R$ 250 mil no programa de aceleração da Samsung, realizado em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Barros também é professor adjunto na Escola Politécnica, enquanto Souza e Wehrmann são alunos de mestrado e doutorado, respectivamente.