Pré-Grad+ promove imersão na Universidade

Estudantes de ensino médio participaram de curso de férias

27/07/2018 - 17h04
PREGRAD, alunos, escolas

Fotos: Bruno Todeschini

A PUCRS ofereceu um novo curso de férias para estudantes de 15 a 18 anos que queriam experimentar possibilidades profissionais e conhecer cursos de graduação de um jeito diferente. Pelo projeto Pré-Grad+, puderam fazer atividades práticas em três trilhas do conhecimento: Robótica e Projetos Digitais; Universidade Forense; e Movimento, Saúde e Bem-Estar. Participaram 44 alunos de ensino médio, sendo oito bolsistas. Durante uma semana, aprenderam com quase 20 professores, além de monitores (estudantes de graduação). “O projeto promoveu uma imersão na Universidade. Eles se sentiram parte da PUCRS e tiveram a oportunidade de se aprofundar em seus temas de interesse”, avalia a coordenadora, Rita Petrarca, da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd).

Na trilha Movimento, Saúde e Bem-Estar, sob responsabilidade do professor Lúcio Brandt, os estudantes visitaram o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, fizeram atividades no Laboratório de Simulação Realística, da Enfermagem, e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física, da Educação Física, produziram perfume na Farmácia, cozinharam no Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos, da Gastronomia, bateram um papo sobre a construção do sorriso, na Odontologia, e refletiram sobre sua caminhada pessoal e perspectivas profissionais na Psicologia, entre outras atividades.

PREGRAD, alunos, escolas

Os inscritos em Universidade Forense, com a liderança da professora Clarice Alho, precisaram desvendar um “assassinato”. A equipe forense coletou material da cena do “crime” para analisar em laboratório, e os legistas avaliaram o “cadáver” para a investigação. Houve o envolvimento de peritos profissionais.

Na trilha de Robótica e Projetos Digitais, os estudantes conheceram um dos mercados que mais crescem no mundo. Tiveram aulas na Escola Politécnica, com a coordenação do professor Marlon Moraes.

Certificado e incentivo ao IC Júnior

Ao final, cada participante do Pré-Grad+ recebeu um certificado de curso de extensão, com carga horária de 30h. Também garante pontos extras para integrar o Programa de Bolsas IC Júnior, quando poderá ficar um semestre atuando num grupo de pesquisas da PUCRS. Haverá nova edição do Pré-Grad+ nas férias de verão, quando o projeto deverá ser ampliado.

Novo formato

Para a professora Rita, o novo formato do Pré-Grad foi aprovado. Criado em 2011, no âmbito do curso de Biologia, o projeto tinha a duração de três meses e os alunos eram selecionados pelas escolas. Além de mais curto, os próprios participantes podem se inscrever no atual curso. Desde 2014, a Prograd está na gestão, contando com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.