Concurso da Concepa e Senge-RS recebe inscrições até 15 de julho

6º Concurso de Estudos Técnicos Rodoviários aceita trabalhos de estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo

18/05/2018 - 17h46

Estudantes de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo regularmente matriculados podem se inscrever até o dia 15 de julho no 6º Concurso de Estudos Técnicos Rodoviários. Promovida pela Triunfo Concepa e pelo Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), a oportunidade tem o objetivo de estimular o interesse e o aprofundamento técnico dos estudantes na área de transportes, especialmente o rodoviário.

Os trabalhos, que podem ser desenvolvidos individualmente ou em grupos de até quatro componentes, devem se enquadrar em uma das quatro categorias a seguir: Projeto Geométrico Rodoviário (desenvolvidos nas disciplinas de cada Universidade), Artigo Científico de 8 a 12 páginas, Trabalho de Conclusão de Curso ou Artigo Científico Curto (até 4 páginas). A última é voltada para componentes do Programa PETER (Programa Especial de Treinamento em Engenharia Rodoviária), enquanto as outras categorias aceitam trabalhos de todas as universidades do Rio Grande do Sul.

Dentre os critérios avaliados estão a relevância do assunto para o país, a originalidade do estudo, objetividade, estilo de escrita e qualidade das referências bibliográficas. Os vencedores, que serão anunciados em agosto deste ano, recebem certificados e premiação, que inclui descontos especiais em cursos de qualificação oferecidos pelo Senge. Mais informações sobre o regulamento estão disponíveis neste site.

Vencedores da PUCRS

Vinicius Aronna Cruz Foto: Arquivo pessoal

Vinicius Aronna Cruz
Foto: Arquivo pessoal

Vinicius Aronna Cruz, de 26 anos, ganhou menção honrosa na categoria Melhor TCC em 2017. Formado em Engenharia Civil pela PUCRS em 2016/2, abordou no trabalho, intitulado Excesso de Cargas nas Rodovias Nacionais – Uma Questão Legal, dois dos principais problemas enfrentados pelo Brasil nas rodovias: os excessos e a falta de fiscalização da carga de veículos transportadores. Aronna fez uma análise sobre o comportamento de veículos sobrecarregados na BR-290, através de monitoramento por pesagem em movimento. A partir dos resultados, estabeleceu uma comparação entre os valores de arrecadação caso fossem utilizadas diferentes tolerâncias de sobrecarga e avaliou se os valores de multa arrecadados por excesso de peso são condizentes com os custos de restauração de malhas rodoviárias.

A participação no concurso foi estimulada pelo orientador de Aronna, professor Lélio Antônio Teixeira Brito. “Procurávamos apresentar os resultados do estudo para alertar sobre os benefícios que o monitoramento de pesagem em movimento poderia trazer, não só para os fiscalizadores e usuários das rodovias, mas também para os cofres públicos”, relembra. Para ele, a parte mais gratificante da premiação foi saber que contribuiu para a pesquisa nacional. “Demonstra que acertamos ao trazer esse assunto para a pauta, e que até mesmo durante a graduação podemos contribuir com resultados para a pesquisa”, conclui.

Daniel Gomes Foto: Arquivo pessoal

Daniel Gomes
Foto: Arquivo pessoal

Um ano antes, outro diplomado em Engenharia Civil pela PUCRS recebia o prêmio de Melhor Artigo Científico. Daniel Gomes, de 27 anos, fez uma análise da plasticidade de solo pela adição de resíduo procedente do cepilhamento de pavimento CCP. A ideia da pesquisa era relacionada ao reaproveitamento do resíduo do material oriundo da fresagem do pavimento CCP. Para isto, foram realizados ensaios de laboratório, misturando o material em porções pré-determinadas com solos de baixa capacidade de suporte. Gomes também foi incentivado pelo professor Lélio a se inscrever para o concurso. “Foi importante ganhar o prêmio como um alcance pessoal. O reconhecimento me proporcionou maiores oportunidades profissionais e a possibilidade de dar continuidade em outras pesquisas nas áreas geotécnica e rodoviária”, avalia.