Act in Space incentiva criação de soluções com tecnologia espacial

Evento gratuito ocorre em 35 países e tem a PUCRS como sede em Porto Alegre

17/05/2018 - 19h11

idear,act in spaceVocê já sonhou em trabalhar com tecnologias desenvolvidas para a conquista do espaço ou para o lançamento de foguetes? Se a resposta é sim, aproveite para participar do Act In Space, único evento no mundo a oferecer a chance de trabalhar com patentes da Agência Espacial Europeia (ESA) e Agência Espacial Francesa (CNES). Os projetos serão criados em equipes de duas a cinco pessoas na hackathon (maratona hacker para desenvolver soluções tecnológicas) que ocorrerá simultaneamente em 35 países, nos dias 25 e 26 de maio de 2018.

Em Porto Alegre, a atividade será no Campus da PUCRS, no Global Tecnopuc (Av. Ipiranga 6681, Prédio 97, Torre Einstein), iniciando às 18h de sexta-feira, 25, seguindo até às 18h de sábado, 26. As inscrições estão abertas no site do evento e são gratuitas. Podem participar alunos PUCRS, Alumni (diplomados) e público externo. As vagas são limitadas e as novidades podem ser acompanhadas pela página do Act In Space no Facebook. Um requisito importante é que os interessados tenham nível de inglês avançado.

O principal objetivo do ActInSpace é fomentar a criação de startups que utilizam tecnologias espaciais que causam impacto no cotidiano. Os participantes têm 24 horas para encontrar respostas para as necessidades do futuro inventando novos usos e serviços derivados de tecnologia espacial, para resolver problemas sociais e enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Vencedor nacional irá para a França

O grupo vencedor da etapa nacional* terá a oportunidade de apresentar seu projeto em Toulouse (França), no dia 27 de junho, competindo com pessoas do mundo todo por prêmios que vão desde uma experiência anti-gravidade até mentorias com grandes agências espaciais. Para a equipe vencedora, a PUCRS irá providenciar as passagens aéreas para um integrante da equipe acompanhado de um professor mentor. A organização do ActInSpace da França irá fornecer alimentação e estadia para um dos participantes.

Além disso, os três projetos melhor avaliados têm participação garantida no Programa de Modelagem de Negócios – Startup Garagem, do Tecnopuc. O programa conta com mentorias gratuitas na área de negócios durante três meses, além de um espaço para cada time usufruir durante esse período. Todos os grupos participantes também recebem um certificado válido como horas complementares.

Parceiros

Em Porto Alegre, o evento é promovido pelo Idear – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS, com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Consulado-Geral da França, Escola Politécnica da PUCRS e Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada PUCRS (Prograd). A atividade tem o apoio do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e Escola de Negócios da PUCRS.