Monica Ryff Moreira Roca Vianna

Unidade Acadêmica:
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade
Publicações: Orcid

Apresentação

Possui graduação em Ciencias Biológicas e mestrado e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou pós-doutorado no Montreal Neurological Institute (2003-2005) na McGill University. Foi Seasonal Investigator no Mount Desert Island Biological Laboratory (MDIBL) em 2006 e 2007. Atualmente é professora adjunta da Escola de Ciências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e orientadora do núcleo permanente dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e de Ecologia e Evolução da Biodiversidade da PUCRS. É líder de dois grupos de pesquisa no DGP-CNPq, ZebLab - Grupo de Pesquisa em modelos experimentais em zebrafish e Equidade de Gênero na Academia. É coordenadora-adjunta da Comissão de Ética para o Uso de Animais (CEUA) e membro do board da Latin American Zebrafish Network (LAZEN). Foi indicada como Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências em 2012. Publicou mais de 80 artigos em periódicos científicos internacionais, com mais de 3500 citações e possui índice H de 35. Tem experiência na área de comportamento, plasticidade sináptica e modelos animais de memória e neurodegeneração utilizando roedores e zebrafish. Atualmente se dedica à geração de animais geneticamente editados utilizando a técnica de CRISPR/Cas9 em zebrafish para estabelecimento de plataformas para estudos de mecanismos celulares e moleculares associados à doenças e a efeitos tóxicos de contaminantes ambientais.

Áreas de Interesse

Eixo Temáticos

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Biologia Celular e Molecular