José Carlos Moreira Da Silva Filho

Unidade Acadêmica: Escola de Direito
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Ciências Criminais

Apresentação

Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2002). Concluiu pós-doutorado na Universitat de Barcelona (2020). Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS (mestrado e doutorado), Avaliador do Ensino Superior MEC/INEP/OAB e Conselheiro e Vice-Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUC-RS (mestrado e doutorado) e na Escola de Direito da PUC-RS. É também Bolsista Produtividade do CNPq. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, Criminologia e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas:justiça de transição, crimes dos poderosos, hermenêutica filosófica e jurídica, pluralismo jurídico e ensino jurídico. Atualmente concentra suas pesquisas e suas demais atividades acadêmicas nas temáticas Justiça de Transição e Crimes dos Poderosos.

Áreas de Interesse

Eixos Temáticos