Célia Regina R da S Carlini

Unidade Acadêmica: Escola de Medicina
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Publicações: Orcid ResearcherID

Apresentação

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1978), mestrado (1981) e doutorado (1985), ambos em Biologia Molecular - Química de Proteínas pela Universidade Federal de São Paulo. De 1993 a 1995 realizou pós-doutorado no Center for Insect Science da University of Arizona, em Tucson, AZ, USA. Foi professor adjunto da Universidade Federal do Rio de janeiro (1983-1997), professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997-2012). É Membro Titular (C. Biológicas) da Academia Brasileira de Ciências (eleita em 2009). Atualmente é pesquisadora do Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência na área de Bioquímica e Biofísica, com ênfase em Proteínas, atuando principalmente em: purificação, caracterização físico-química e relações estrutura versus atividade biológica de toxinas proteicas (canatoxina, ureases), enzimas proteolíticas e seus inibidores, peptídeos neurotóxicos, fungitóxicos e inseticidas e/ou que interferem com a hemostase e inflamação. Os principais temas de investigação do seu grupo de pesquisa estão centrados: 1) propriedades não enzimáticas de ureases, como atividades inseticida, fungitóxica e principalmente, neurotóxica; 2) peptídeos bioativos derivados de ureases; 3 ) no papel de ureases microbianas como fatores de virulência, em particular das bactérias Helicobacter pylori e Proteus mirabilis.

Áreas de Interesse

Eixo Temáticos