Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Apresentação Fapergs

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) foi criada em 1964 com a finalidade de ser uma agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico do Rio Grande do Sul, de acordo com as políticas fixadas para o setor. Vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, é mantida por recursos do Tesouro do Estado, conforme lei 9.103 de agosto de 1990, e provenientes de convênios ou de parcerias.

Fonte: www.fapergs.rs.gov.br

Objetivos

A Fapergs tem a finalidade de fomentar a pesquisa em todas as áreas do conhecimento. É sua atribuição: promover a inovação tecnológica do setor produtivo, o intercâmbio e a divulgação científica, tecnológica e cultural; estimular a formação de recursos humanos, o fortalecimento e a expansão da infraestrutura de pesquisa no Estado.

Duração da Bolsa: A bolsa terá duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) com início em 1º de agosto de 2019, tendo como prazo final 31 de julho de 2020.

Fonte: www.fapergs.rs.gov.br

Cronograma

Cronograma Edital 2018/2019

Entrega Relatório Semestral 1º a 31/3/2019
Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica 4 a 7/6/2019
Término das Atividades 31/7/2019
Entrega Relatório Final 1º a 31/8/2019
Salão de Iniciação Científica PUCRS 23 a 27/9/2019
Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação 24/10/2019

 

Cronograma Edital 2019/2020

Indicação do Bolsista 12/6 a 5/7/2019
Início das Atividades 1º/8/2019
Entrega Relatório Semestral 1º a 31/3/2020
Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica 2 a 5/6/2020
Término das Atividades 31/7/2020
Entrega Relatório Final 1º a 31/8/2020
Salão de Iniciação Científica PUCRS 28/9 a 2/10/2020
Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação 22/10/2020
Chamada Probic

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Probic/Fapergs destina-se aos estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento.

Objetivos: “Desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisas, sob a orientação de pesquisador experiente integrante de instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado”.
“Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais altamente qualificados”.

Fonte: www.fapergs.rs.gov.br

 

Chamada

2019-2020
Formulário de Submissão de Projeto Probic 2019/2020
OBS: A formatação do Formulário pode ser alterada caso o mesmo seja aberto em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-lo no sistema operacional Windows.
Termo Aditivo

 

Resultados

 

Resultado final 2019/2020

 

Projetos Encerrados

 

Comitê Institucional

 

Chamadas Encerradas

Chamada Probiti

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e de Inovação – Probiti/Fapergs destina-se aos estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento.

Objetivos: Desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisas, sob a orientação de pesquisador experiente integrante de instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado”.
“Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais altamente qualificados”.

Fonte: www.fapergs.rs.gov.br

 

Chamada

2019-2020
Formulário de Submissão de Projeto PROBITI 2019/2020
OBS: A formatação do Formulário pode ser alterada caso o mesmo seja aberto em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-lo no sistema operacional Windows.
Termo Aditivo

 

Resultados

 

Resultado final 2019/2020

 

Comitê Institucional

 

Projetos Encerrados

 

Chamadas Encerradas

Requisitos para ser Bolsista
  • Estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação.
  • Ter currículo Lattes cadastrado e atualizado no CNPq (cnpq.br).
  • Ser selecionado(a) e indicado(a) pelo(a) pesquisador(a) responsável pelo projeto de pesquisa beneficiado por quota desta modalidade de bolsa.
  • Apresentar perfil compatível com as atividades previstas e bom desempenho acadêmico, sendo desejável um coeficiente de rendimento parcial das disciplinas cursadas igual ou superior a 7,0.
  • Não possuir vínculo empregatício.
  • Não acumular a bolsa com a de outros programas e agências, nacionais, estrangeiras ou internacionais, inclusive da própria Fapergs ou da PUCRS. Não se aplica no caso do ProUni.
Atribuições do(a) bolsista IC
  • Dedicar-se às atividades acadêmicas e às atividades de pesquisa previstas no plano de atividades.
  • Comprometer-se a executar o plano de atividades aprovado sob a orientação do(a) pesquisador(a) com dedicação de 20 horas/semanais.
  • Apresentar, no primeiro bimestre de vínculo à bolsa, atestado de capacitação em Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios disponível na Plataforma Moodle. Esse requisito aplica-se aos bolsistas vinculados a projetos nas áreas de Engenharia e Ciências Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra e áreas afins, ou de outras áreas sempre que as atividades de pesquisa envolvam trabalho com materiais biológicos, químicos ou organismos vivos.
  • Ao assinar o Termo de Outorga o(a) bolsista Fapergs assume o compromisso de apresentar os resultados da pesquisa em relatório final e em apresentações orais no Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica e no Salão de Iniciação Científica da PUCRS.
  • Assinar o Termo de Confidencialidade em projetos cuja teoria, métodos, resultados ou suas aplicações tenham potencial de geração de patentes, quando apropriado.
Termo de Outorga e de Aceitação de Bolsa

Para possibilitar a assinatura do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa o aluno deverá estar com o seu cadastro atualizado no SigFapergs e anexar a documentação exigida.

A concessão do auxílio estará diretamente vinculada à assinatura do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa pela Instituição participante, pelo Pesquisador, pelo Bolsista e pela Fapergs, o mesmo, deverá ser entregue na Coordenadoria de Iniciação Científica – Living 360° (prédio 15) – Sala 325, no horário das 08h às 19:30min, de segunda a sexta-feira.

IMPORTANTE: É vedado o início das atividades do bolsista, antes da assinatura do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa e após o término da vigência prevista no referido Termo.

 

Documentos necessários

  • Uma (1) via do Termo de Outorga preenchida e assinada pelo Prof. Orientador (com carimbo), o novo bolsista e duas (02) testemunhas. A data do termo de outorga será preenchida pela Fapergs.
  • Um (1) comprovante de matrícula simples.
  • Uma (1) cópia do RG e CPF.
  • Uma (1) via do comprovante bancário do Banrisul.
  • Uma (1) via do Termo de Confidencialidade.

 

Substituições

As substituições deverão ser encaminhadas para a Coordenadoria de Iniciação Científica da PUCRS – Living 360° (prédio 15) – Sala 325 – até o dia 5 de cada mês para implementação da bolsa pela Fapergs no próprio mês. Solicitações encaminhadas após essa data serão implementadas no mês seguinte.

De acordo com as exigências da Fapergs, as substituições só poderão ser realizadas a partir de outubro/2019.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • Uma (1) via do formulário Substituição devidamente preenchidos e assinados pelo orientador (com carimbo), bolsista anterior e pelo novo bolsista.
  • Uma (1) via do Termo de Outorga preenchida e assinada pelo Prof. Orientador (com carimbo), o novo bolsista e duas (2) testemunhas. A data do termo de outorga será preenchida pela Fapergs.
  • Um (1) comprovante de matrícula simples.
  • Uma (1) cópia do RG e CPF.
  • Uma (1) via do comprovante bancário do Banrisul.
  • Uma (1) via do Termo de Confidencialidade.

 

ATENÇÃO:

O novo bolsista deverá providenciar, também, até o dia 5 do mês de substituição:

  • A abertura de uma conta corrente no Banco Banrisul.
  • O cadastro como pesquisador no sistema SigFapergs, através do link http://sig.fapergs.rs.gov.br, (manual para auxílio no cadastro).

OBS: O bolsista deverá digitalizar, juntamente com os outros documentos constantes no manual o cartão do Banco Banrisul, com os dados da conta corrente para depósito da bolsa, e anexar no Sistema SigFapergs no link “envio de documentos”.

 

Formulário de Substituição de Bolsista
Termo de Outorga
Termo de Confidencialidade

 

Observação: Caso o Pesquisador opte por desistir da Bolsa é fundamental formalizar, por e-mail, à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.

Pagamentos de Bolsas

A bolsa é paga mensalmente pela Fapergs até o 5º dia útil do mês subsequente ao de competência mediante depósito em conta corrente de titularidade do(a) bolsista, obrigatoriamente no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

  • É de inteira responsabilidade do(a) bolsista a abertura de conta corrente em qualquer agência do Banrisul S.A., bem como a informação correta dos respectivos dados bancários à Fapergs em tempo hábil para a efetivação dos depósitos mensais.
  • É vedado o pagamento de bolsas em caráter retroativo;
  • É vedada a divisão da bolsa, pois a mesma é pessoal e indivisível.
  • É vedada a transferência de valores entre bolsistas.
  • Os valores das bolsas são fixados pela Fapergs em tabela específica disponível em fapergs.rs.gov.br.
Relatório Semestral e Relatório Final

O Relatório Semestral e o Relatório Final são instrumentos de acompanhamento e avaliação do projeto de pesquisa.

Os relatórios deverão ser entregues, obrigatoriamente, pelo sistema SAP:

O Orientador precisa acessar o módulo “Gerenciamento de Projetos de IC”, através do link http://webapp.pucrs.br/sibic, selecionar a opção “Consultar Projetos Cadastrados” e efetuar os seguintes passos:

  • Identificar o projeto referente ao Edital em questão, e clicar na opção “Abrir/Visualizar”.
  • Clicar na aba “Arquivos”.
  • Clicar no botão “Selecionar Arquivo” e adicionar o arquivo referente ao Relatório.
  • Após a seleção do arquivo, clicar no botão “Upload” (salvamento automático).
  • Para sair do sistema deve-se clicar no botão “Sair”.

 

Calendário de Entrega dos Relatórios

 

Relatório Semestral – Edital 2018/2019 – Entrega de 1º a 31 de março de 2019

Roteiro para Relatório Semestral Probic

Roteiro para Relatório Semestral Probiti

 

Relatório Final – Edital 2018/2019 – Entrega de 1º a 31 de agosto de 2019

Formulário para Relatório Final Probic

Formulário para Relatório Final Probiti