24/12/2019 - 08h25

Destaques 2019: um polo de Cultura e Impacto Social

Universidade recebeu grandes nomes da cultura, modernizou o Salão de Atos e promoveu atividades solidárias

maria bethânia, claros breus, mérito cultural, pucrs cultura, salão de atos, show, espetáculo

Maria Bethânia e reitor na entrega do Mérito Cultural PUCRS 2019 / Foto: Camila Cunha

Pelo menos 50 mil pessoas participaram das mais de 100 atividades promovidas pelo Instituto de Cultura da PUCRS, ao longo deste ano, com a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Grandes nomes como Maria Bethânia, Zezé Motta, Andrea Beltrão, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Monja Coen, entre outras personalidades de projeção nacional, estiveram envolvidos em palestras, shows e eventos no Campus da Universidade. A PUCRS também abrigou espetáculos do Porto Alegre em Cena, o Festival Internacional de Artes Cênicas. Atrações musicais, artísticas, literárias, exposições e rodas de conversa integraram da mesma forma a programação cultural de 2019.

O dia 5 de dezembro foi uma data especial tanto para a cultura de Porto Alegre, bem como para a Universidade. Maria Bethânia foi agraciada com o Mérito Cultural PUCRS 2019, em uma apresentação, em dois atos, que brindou a plateia com músicas de todos os tempos da carreira cinquentenária da cantora baiana. Esse espetáculo marcou com grande estilo a reinauguração do Salão de Atos da Universidade, uma moderna casa de eventos com capacidade para 1,6 mil espectadores. Essas ações integraram as comemorações dos 71 anos da PUCRS.

As Artes Cênicas também tiveram grande público na PUCRS. A atriz Andrea Beltrão é uma força no palco. Na noite de 6 de agosto, a artista apresentou uma versão contemporânea da tragédia Antígona, do grego Sófocles, no teatro do prédio 40 e foi aplaudida de pé por uma plateia lotada. Durante o mês de setembro, a Universidade recebeu o espetáculo francês, Happi – A Tristeza do Rei, que faz parte da programação da 26º edição do Porto Alegre em Cena. Com produção brasileira, A ira de Narciso também passou pela PUCRS. Em 2019, o Porto Alegre em Cena propôs nos palcos discussões sobre o Brasil, sua identidade e o futuro da humanidade, abrangendo mais temáticas e aprofundando relações entre a natureza e o humano.

kelvin koubik, mural, graffiti, street art, arte de rua, rua da cultura, pucrs 360, pucrs cultura, instituto de cultura

Graffiti na Rua da Cultura / Foto: Camila Cunha

Outras áreas da cultura também tiveram destaque em 2019. Nas artes gráficas, o artista gaúcho Kelvin Koubik foi o responsável pelo grafite desenhado na parte leste do prédio 6, em frente à Rua da Cultura da PUCRS. Com mais de 18 metros de altura e 11 de largura, a obra levou nove dias para ficar pronta. Na música, a Igreja Universitária Cristo Mestre acolheu receitais e concertos, como os recitais dos pianistas Raphael Lustchevsky, Olinda Alessandrini e o espanhol José Luis Neto.

Com uma proposta multicultural, a primeira edição do PUCRS Festival reuniu milhares de pessoas, que puderam desfrutar de muita música, entretenimento e conhecimento durante o dia 4 de outubro. Foram vários shows e, no encerramento, houve a apresentação do cantor Criolo, que empolgou a multidão com muita energia (com direito a uma mensagem de valorização aos professores), numa apresentação com os principais sucessos dos seus 15 anos de carreira, com muito hip hop e samba-rap.

Pucrs Festival

Show do Criolo no PUCRS Festival / Foto: Bruno Todeschini

Na área de Responsabilidade Social, diversas atividades foram promovidas, entre elas, o projeto Ônibus do Bem. No dia 23 de novembro, o veículo partiu do Campus da Universidade, com 56 voluntários, para um destino surpresa e uma missão: fazer o bem sem olhar a quem, literalmente. O local escolhido foi o Centro Social De Cultura e Arte Padre Irineu, em Porto Alegre, que ficou pequeno devido à tamanha solidariedade recebida.  A equipe fez a revitalização da área externa, organizando o jardim e uma horta de temperos, bem como realizou a pintura externa do Centro.

Uma das oportunidades mais intensas e gratificantes do meio acadêmico, de acordo com os próprios estudantes, é o Projeto Rondon. Universitários de diversas partes do Brasil, neste ano, oferecerem suas habilidades e conhecimentos em benefício dos moradores de São José do Piauí (PI). Além de acumular novos aprendizados por meio das interações com os moradores, os estudantes e professores buscam promover transformações sociais e auxiliar no desenvolvimento da comunidade.

ônibus do bem, voluntariado, centro de pastoral e solidariedade, padre irineu brand

Ônibus do Bem / Foto: Camila Cunha

Outras atividades importantes de impacto social foi o Dia Nacional do Voluntariado, com atividades gratuitas para a comunidade; a Campanha do Agasalho, que proporcionou um inverno mais quente para diversas famílias; as aulas de pré-vestibular para estudantes em situação de vulnerabilidade social; a troca solidária que arrecadou uma tonelada de alimentos; a promoção do acolhimento de imigrantes no Brasil; e as boas práticas em inovação social da Tecnopuc.