05/11/2019 - 15h44

Comunidade acadêmica vivencia 1ª Semana de Meditação no Campus

O evento reuniu alunos, diplomados, técnicos administrativos e professores nas atividades

Mais de 150 pessoas participaram da 1ª Semana de Meditação #NoStress na PUCRS. As atividades foram promovidas pelo projeto de meditação do Centro de Pastoral e Solidariedade e ocorreram de 21 a 25 de outubro no Living 360° (prédio 15 do Campus).

Durante a programação, a comunidade pôde participar de meditações guiadas, bate-papos e até mesmo de um aulão de ioga nos jardins da Universidade. Para o coordenador do projeto, Malone Rodrigues, o principal objetivo era ajudar a comunidade a respirar e refletir. “Este período de provas, entrega de trabalhos e que acaba culminando com a chegada do fim do semestre e do fim do ano gera um misto de tensão que é muito prejudicial para alunos, professores e colaboradores. A Semana #NoStress quis ser uma alerta, mas também uma ação de cuidado e valorização da vida para com todos da Universidade” afirmou Rodrigues.

Para Eduardo André Soares, aluno do curso de Engenharia de Software da Escola Politécnica, a semana foi uma grande atividade de aprendizado teórico e prático. Segundo ele, foi possível “ter contato com mais de uma escola do budismo, aprender sobre mindfullness”. Ainda sobre as lições aprendidas, Eduardo afirma: “Em especial, me marcaram a plenitude e a serenidade com as quais devemos conduzir nossa vida. Quanto aos inúmeros pensamentos que assolam nossa mente a todo instante, resumo meu aprendizado com a seguinte frase dita pelo professor André Silva: ‘Eu observo, mas não me apego’”. O aluno garante que logo depois da Semana #NoStress começou a colocar as práticas de meditação em seu cotidiano.

Durante as atividades, os participantes foram incentivados a colaborarem com um quilo de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão doados para as instituições parceiras do Centro de Pastoral no projeto de voluntariado.

A semana terminou, mas a Sala de Meditação continua com inúmeras atividades, gratuitas para toda a comunidade. Você pode conferir a programação para o próximo mês clicando aqui: http://www.pucrs.br/pastoral/areas/espiritualidade/salademeditacao/.

Apoio da comunidade

A Semana de Meditação contou com o apoio da PUCRS Store, que além de colaborar com os presentes para os palestrantes, divulgou a sua linha Yoga, produtos que foram usados em algumas das atividades. Cases para tapetes de ioga, bolsas, tapetes, almofadas e muito mais são comercializados na loja, que está localizada no térreo do Living 360°.

Semana #NoStres no Jornal Diário do Campus

Além dos canais oficias da PUCRS e do Centro de Pastoral, a semana foi divulgada no Diário do Campus – programa que reúne notícias sobre a Universidade. O programa foi produzido pelas alunas Camila Oliveira e Helena Mercellino, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos.

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=tWjLX9Gs2ys&t=84s

17deOut_GrupodeEstudos