Apresentação

No contexto atual, percebe-se que muitas pessoas querem menos discursos e mais prática. Querem aprender fazendo, querem viver experiências significativas e procuram o voluntariado como uma forma de realização, de dar sentido à vida, de construir ou repensar seu projeto de vida, de exercer a cidadania e contribuir para o desenvolvimento social, doando seu tempo, conhecimento e habilidades.

Nessa sinergia, a PUCRS, através do Centro de Pastoral e Solidariedade e da AVESOL, operacionaliza o Programa de Voluntariado da Rede Marista, em vista de contribuir na construção da Cultura de Solidariedade.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), “voluntário/a é o/a jovem, adulto/a ou idoso/a que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades  de bem-estar social ou outros campos. O/a voluntário/a cumpre seu papel social, exerce e promove a cidadania.

 

Nesse sentido, o voluntariado é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que os/as voluntários/as contribuem para a transformação social por meio da troca de saberes e fazeres, proporcionando melhorias nas comunidades, eles/as próprios/as encontram seu lugar na sociedade e se transformam.

Para isso, opta-se pelo voluntariado educativo, ou seja, desafia o/a voluntário/a a se organizar, investigar – questionar sobre a origem das desigualdades sociais – entender, decodificar, criar, aprender com elas e efetivar alternativas diante dos contextos das periferias territoriais e existenciais. Assim, proporcionar maior interação entre as pessoas de distintas realidades, comunidades, entidades e espaços da missão Marista é uma possibilidade viável que o voluntariado oferece diante do desafio da formação integral, da transformação pessoal e social.

O Programa atua nas áreas de saúde, educação, assistência social e direitos humanos, através de projetos destinados às crianças adolescentes, adultos/as, famílias, idosos/as, pessoas com necessidades especiais e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para maiores informações: voluntariado@pucrs.br, ou pelo telefone (51) 3320-3576.