Fé e Cultura

APRESENTAÇÃO

O Fé e Cultura, projeto promovido e coordenado pelo Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, é um ciclo de palestras que oportuniza aos participantes um espaço de formação, reflexão e discussão de temas atuais abordados em diálogo com a fé.

 

APRESENTAÇÃO

O diálogo entre fé e cultura constitui um dos desafios da Universidade hoje, provocada a redescobrir a dimensão sapiencial do conhecimento e da ciência frente à produção de um ethos circunscrito em um campo social que apresenta diferentes desafios.

A cultura, em todas as expressões, nasce como forma de o ser humano realizar a sua humanidade. João Paulo II, em discurso à UNESCO em 1980, lembrava que “o homem vive uma vida verdadeiramente humana graças à cultura” e que “esse homem que se exprime e objetiva na e pela cultura é único, completo e indivisível[1]”.

A fé, segundo o pensamento católico, “procura a razão[2]” (fides quaerens intellectum), e “a razão procura a fé” (intellectus quaerens fidem). Em outras palavras, a fé ajuda a criar a “unidade cultural” própria de cada pessoa, enraizada na pluralidade das culturas, e as culturas concretizam a própria fé.

No entanto, ao longo do tempo, a fé e a cultura se dissociaram uma da outra, provocando, na academia, uma crise cujas consequências sentem-se ainda hoje. Mais do que de caráter organizativo e institucional, essa crise é de ordem espiritual e cultural. O processo educativo e autoeducativo no âmbito da Universidade quer ser uma oportunidade para o diálogo com as múltiplas sensibilidades culturais da sociedade atual, reunindo fé e cultura, valores humanos e abertura para a transcendência.

OBJETIVO

A PUCRS, preocupada em promover eventos de formação para a comunidade acadêmica, quer, através dos encontros do Projeto Fé & Cultura, reforçar a importância do diálogo sobre o desenvolvimento da ciência e suas implicações sociais e éticas, das produções no campo das artes e suas significações, das transformações na cultura e alterações nos modos de vida contemporâneos, enfatizando em todos esses campos os princípios da fé cristã, buscando contribuir no ensino, pesquisa e extensão.

PÚBLICO

Comunidade da PUCRS e público externo interessado nas temáticas do evento.

[1] Cf. jornal Le Matin, 3 de junho de 1980.
[2] Cf. ANSELMO, Santo. Proslogion. Buenos Aires: Aguilar, 1961.