Áreas de atuação

 

O que nos identifica e nos diferencia enquanto Universidade? O que direciona nossas ações e práticas na Educação Superior? Ao desenvolver seu Plano Estratégico 2016-2022, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) depara-se com o desafio de reafirmar sua posição de inovação e desenvolvimento frente aos desafios da sociedade contemporânea – uma nova educação para uma nova sociedade –, tendo como uma de suas diretrizes de referência a formação integral e vivência de valores institucionais.

Com o propósito de manter presente e de modo explícito a identidade e valores institucionais a PUCRS criou em seu Plano Estratégico 2016-2022 um projeto nominado Formação Continuada: identidade, valores e pertencimento. Ele fundamenta a missão da Universidade e embasa a produção e difusão do conhecimento permeado pelo diálogo fé e razão, a serviço de uma visão integral da pessoa e de sua humanização. Esse Projeto foi criado com a perspectiva de ser algo ousado e desafiador, pois, pretende alcançar toda comunidade universitária PUCRS. Ele está sob a liderança executiva do Centro de Pastoral e Solidariedade, que o organizou em torno de três Planos de Ações Estratégicas: Solidariedade, Formação e Espiritualidade. Cada um dos Planos contém elementos importantes, tanto no que tange aos conteúdos (identidade, valores e pertencimento) quanto na forma de desenvolvê-los e, necessitam da sabedoria produzida e difundida por toda a universidade, no ensino, na pesquisa e na extensão.

Para dar conta da implementação e realização deste Projeto estratégico é imprescindível que seja assumido pela Universidade inteira, de modo especial por seus gestores, professores e colaboradores, que em sua cultura e em suas práticas devem transparecer tal concepção. Não se trata apenas de falar do Evangelho de Jesus Cristo, mas, sobretudo de testemunhá-lo na vida. As ações que se seguem são propostas que visam acompanhar a vida e o caminhar de todos os integrantes da comunidade universitária, possibilitando experiências significativas que, integradas aos desafios da solidariedade, da espiritualidade e da formação integral, enriquecem a vivência acadêmica.

* Texto:  Ir. Evilázio Francisco Borges Teixeira, Reitor da PUCRS