12/08/2019 - 13h14

Semana Vocacional Marista 2019 é realizada de 12 a 17 de agosto

Objetivo é promover reflexão sobre projeto de vida de cada indivíduo

Semana VocacionalO mês de agosto é, para a Igreja no Brasil, o mês dedicado às vocações, e todos os seus dias são oportunidades para um desenvolvimento mais efetivo de ações vocacionais. Porém, no contexto Marista, é indicado que haja maior destaque na terceira semana, contemplando o terceiro domingo do mês dedicado à Vida Consagrada.

O período de realização é definido pela Comissão de Vida Consagrada da UMBRASIL, de acordo com os calendários civil e litúrgico, e contempla todo o Brasil Marista. Cada unidade realiza a programação conforme a sua realidade. O objetivo geral da Semana Vocacional é proporcionar, no Brasil Marista, reflexão, mobilização, sensibilização e fortalecimento da Animação Vocacional com o intuito de comprometer mais pessoas com a construção de uma cultura vocacional.

A semana Vocacional Marista, realizada entre os dias 12 e 17 de agosto, convida também à reflexão sobre a vocação em todas as suas dimensões, compreendendo o chamado de Deus para cada pessoa a buscar o verdadeiro sentido de sua existência. Toda vocação é um chamado para cumprir uma missão, para fazer algo, para ser feliz. Além disso, pretende-se levar o jovem a refletir sobre sua vocação e seu papel na sociedade.

A ideia é contribuir para a construção do projeto de vida dos/as jovens, ajudando-os/as “a descobrir propósitos que deem sentido à própria existência”.  Nesse intuito, o posicionamento da Rede Marista sobre Projeto de Vida enfatiza que “viver, em vez de simplesmente sobreviver, é ser o/a artista da própria vida. Estabelecer desafios, escolher alvos, tentar o impossível; é tomar para si a própria vida e tecê-la de sonhos”. (Projeto de Vida – A construção da integralidade da pessoa, p. 12).

O tema deste ano é Vocação: sinal de Deus, e seu lema é “Sois farol de esperança para o mundo”. Como iluminação bíblica, sugere-se uma passagem do texto do Evangelho de Mateus: “Assim resplandeça a vossa luz” (Mt 5,16a).

São vários os materiais que podem ser utilizados antes, durante e depois da Semana Vocacional, como o vídeo, a música, o cartaz, o estudo do texto base, a oração e as celebrações, e cada Unidade tem a liberdade de realizar as atividades que julgar mais convenientes.

Como iniciativa para contemplar a temática da animação vocacional na PUCRS, o Centro de Pastoral e Solidariedade recentemente realizou o Quest Way. ‘Quest’, em inglês, significa busca, árdua e com sentido, e ‘way’ significa caminho. O projeto contém em sua estrutura 7 encontros que oportunizam reflexões e vivências, além de trabalhar temas como discernimento, sentido da vida, laicato jovem, vida consagrada e autoconhecimento.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias