13/08/2018 - 15h48

Café com voluntários/as proporciona espaço para escuta e troca de experiências

Voluntários/as se reúnem para partilhar histórias e avaliar a trajetória já realizada

A fina garoa e o frio do sábado à tarde (11/08) não inibiu os/as voluntários/as de participaram de um encontro de formação do Projeto de Voluntariado.
Alunos/as, diplomados, estudantes e colaboradores/as da Universidade que atuam em diversas instituições de Porto Alegre compareceram ao café com voluntários/as, para partilharem suas histórias, trocar experiências e avaliar o percurso já realizado.

A importância de partilhar e reconhecer as histórias dos/as voluntários/as

Os/as voluntários/as, em sua grande maioria, desenvolvem suas atividades no formato individual. Levando em consideração esta atuação foi proporcionado um espaço no encontro, onde partilhassem as suas histórias, bem como, a escuta atenta dos/as colegas que atuam no projeto.

Café com Voluntários

Foto: Sophia Kath

Patricia Saldanha, Supervisora de bibliotecas dos colégios da Rede Marista, iniciou este momento, contextualizando a importância deste resgate das histórias, pois cada um de nós tem um repertório delas, sejam da nossa cultura, do nosso contexto, das nossas vivências e experiências, por isso são únicas, mas ao mesmo tempo se assemelham pela coletividade em que vivemos.

Outro momento importante do encontro, foi avaliar, assim como dar dicas para as instituições onde cada voluntário/a atua. Também para a PUCRS neste caminho de acompanhamento e formação.

Simbologia do voluntariado

Ao término do encontro foi entregue a cada um/a dos voluntários/as uma camiseta, sandália em formato de chaveiro e o álbum do/a voluntário/a (diário).

Os símbolos são manifestações expressivas da interioridade humana, eles comunicam sentidos profundos. A simbologia do voluntariado ajuda nessa significação das experiências vividas, que marcam fases importantes de um/a voluntário/a.

– Camiseta: como forma de identificação nas instituições sociais.     Camiseta
– Sandália (chaveiro): Evoca o tempo de atuação, o voluntariado em si. Motivam a colocar os pés na realidade, caminhar ao encontro do/a outro/a e vivenciar por inteiro a experiência.    Sandália
– Álbum: Possibilita a memória da experiência realizada e a revisão de prática. Nele é possível fazer os registros individuais em forma de texto, fotografias, desenhos, dentre outros. Álbum