5 dicas: para se exercitar no verão - Parque Esportivo PUCRS
13/02/2020 - 14h17

5 dicas: para se exercitar no verão

Adriano Detoni Filho, professor do curso de Educação Física indica as melhores práticas

Escola de Natação

Época do ano favorita de muitas pessoas para realizar esportes, além da busca por estar em forma, o verão é uma estação que requer cuidados especiais para as práticas de atividades físicas e esportivas. O professor dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, Adriano Detoni Filho, recomenda que os horários adequados são até as 10h da manhã e após as 17h. “Utilize roupas leves e de cores claras, além de boné, óculos ou viseiras”, complementa.

Como também leciona na especialização Nutrição Esportiva, o professor lembra que sempre é importante levar uma garrafa de água para hidratação durante a prática; além de ingerir líquidos durante todo o dia para evitar a desidratação e comer alimentos saudáveis. Confira as cinco opções de atividades que podem ser feitas no verão:

1.Caminhada/corrida: é um ótimo exercício para sair do sedentarismo, não requer equipamentos, apenas uma roupa adequada e um tênis confortável. O bom desta atividade é que não há necessidade da companhia de outras pessoas, pode ser realizada individualmente. Como sugestão ao correr ou caminhar sozinho, leve um fone de ouvido, com uma música fica mais agradável para curtir as paisagens.

2. Atividades no meio aquático: Com o calor, nada melhor que realizar uma atividade física que gera gasto de energia e ao mesmo tempo refresque. Para isso, as sugestões são: natação, hidroginástica e stand-up paddle; além do surf e mergulho, para quem gosta de práticas mais radicais. Nestas atividades é muito importante o acompanhamento de um profissional ou realizar em um local que tenha a supervisão de um salva vidas.

Corrida na pista do estádio

3. Pedalar: Com o aumento das ciclovias, andar de bicicleta está cada vez mais atrativo. É uma ótima alternativa para incluir na rotina diária, ao invés de ir de carro para algum local, pegue a bicicleta e experimente.

4. Esportes com bola: futevolêi, beach tênis, voleibol, futebol, frescobol, entre outros esportes são excelentes e podem ser praticados na praia e na cidade. A maior vantagem das práticas com bola é a integração. Convide a família para participar, principalmente crianças, evitando que fiquem em aparelhos eletrônicos durante muito tempo nas férias.

5. Aulas em grupo: nesta época inúmeras atividades e aulas ocorrem na beira da praia, estas aulas são excelentes para melhora do condicionamento físico, integração com outras pessoas e diversão. Outra atividade para convidar a família e os amigos a participarem.

ALERTA: Todas estas atividades devem ser realizadas com moderação, cada pessoa deve respeitar o seu condicionamento físico para evitar uma lesão ou mal-estar.

Mais de 40 modalidades esportivas em um só local

O Parque Esportivo da PUCRS reúne diversas opções para a prática esportiva em uma excelente estrutura para atender a comunidade universitária e o público em geral. São mais de 40 modalidades oferecidas na Academia de Ginástica e na Escola de Natação.