Universidade recebe Blockchain Fórum, evento sobre bitcoin

Atividade nos dias 6 e 7 de junho é promovida pelo DCE, com apoio da Escola de Negócios

01/06/2018 - 14h47
blockchain,bitcoin,criptomoeda

Foto: Michael Wuensch/Pixabay.com

O Bitcoin e as criptomoedas têm atraído a atenção do mercado financeiro mundial. Desde sua criação, no contexto da crise financeira mundial, no ano de 2008, a moeda baseada em blockchain teve valorização extrema. Para explicar melhor os conceitos e como trabalhar com as criptomoedas, a PUCRS recebe, nos dias 6 e 7 de junho, o Blockchain Fórum. O evento, promovido pelo Diretório Central de Estudantes da Universidade (DCE), com apoio da Escola de Negócios, ocorre no auditório térreo do prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). A atividade é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site https://www.blockchainforum.com.br/.

Sobre o blockchain e bitcoin

O blockchain é uma rede que funciona com blocos encadeados que sempre carregam um conteúdo junto a uma impressão digital. No caso do bitcoin (BTC), esse conteúdo é uma transação financeira. O diferencial é que o bloco posterior irá conter a impressão digital do anterior mais seu próprio conteúdo e, com essas duas informações, gerar sua própria impressão digital. E assim por diante.

Criado em um cenário de crise mundial e bolha imobiliária, o bitcoin nasceu para, entre outras coisas, prevenir o gasto duplo e aumentar a confiança das transações financeiras, levando-as para a internet. No ambiente digital, os dados podem ser copiados, alterados e trocados. O blockchain foi a solução para eliminar as duas primeiras características: uma pessoa não pode gastar 1 BTC duas vezes ou dizer que te enviou 10 BTC mas transferir apenas 0,01 BTC, por exemplo.

Com informações do site Tecnoblog.