Uma única plataforma, muitos espaços para locação

Destaque no Torneio Empreendedor, a proposta da Localpass é facilitar a busca e a locação de espaços na cidade

13/02/2020 - 17h16
Plataforma pretende concentrar diferentes propostas de locação avulsa.

Equipe da plataforma Localpass / Foto: Arquivo pessoal

Visualizar as opções de horários, de valores, conhecer os diferenciais de cada lugar e poder comparar. Tudo em um único lugar, de forma prática e ágil. Essa é a finalidade da plataforma Localpass, uma das quatro ideias destaque do Torneio Empreendedor 2019, realizado no final de 2019 pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear).

A ideia surgiu da necessidade das próprias idealizadoras, as amigas e alumni da PUCRS Gabriella Rassier e Alissa Zani, do curso de Administração de Empresas da Escola de Negócios; e Daniela Lima, do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida. “Sempre era muito trabalhoso e demorado encontrar opções de locação que atendessem à nossa demanda de reuniões e eventos. Se fazia cotação com um, depois com outro, depois descobríamos que existia outro com um diferencial que não conhecíamos, depois retomávamos um contato e já não havia disponibilidade para a data pretendida.Perdíamos um tempo precioso com isso e às vezes não ficávamos com a melhor opção”, conta Gabriella, uma das mentoras do Localpass.

Atentas a essas variáveis e ao fato de que outras pessoas e empresas buscavam diferentes propostas de locação avulsa, como as de consultórios, festas infantis, eventos corporativos, as três amigas se viram com o desafio de tirar a ideia da cabeça e empreender.  “Nos inscrevemos no Torneio Empreendedor com muita vontade de realizar essa ideia, mas muito cientes da necessidade de testá-la e a experiência foi incrível. Tivemos palestras, conteúdos que nos ajudaram a avançar, nos provocando a experimentar, a questionar, a repensar. Também estávamos confiantes com a possibilidade de termos uma boa classificação e alcançar a premiação, que era participar do Startup Garagem, ter mais visibilidade, além de mais segurança para desenvolver um negócio que realmente faça sentido para as pessoas”, lembra Gabriella.

Os próximos passos estão sendo de bastante trabalho e dedicação para a equipe do Localpass, que agora já inclui o desenvolvedor Rodrigo Mathias, também diplomado do curso de Sistemas de Informação da Escola Politécnica. Inspirados nas plataformas Booking e Airbnb, a proposta já foi selecionada pra pré-incubação no Tecnopuc, com oportunidade de mais respaldo para a estruturação do negócio, novas mentorias, aulas e proximidade com outras pessoas de diversas áreas.

Sobre o Torneio Empreendedor

Realizado pela PUCRS desde 2007, proporciona, com acompanhamento de mentores parceiros do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear), a proposta de colocar a ideia que pode se tornar um grande negócio em contato com o mercado. E, por meio de metodologias e acompanhamento personalizado, dar forma a projetos viáveis, independente do estágio em que eles estiverem.