PUCRS disponibiliza Relatório Social 2015

Relatório apresenta a Universidade e o Hospital São Lucas, seus personagens, iniciativas e resultados

Por: Redação Ascom

22/11/2016 - 09h51

Relatório Social 2015A cada ano, a PUCRS implementa novas propostas para a qualificação e dinamização do ensino, promove inovações científicas e tecnológicas de alto nível e desenvolve projetos e programas de extensão universitária abrangentes, fortalecendo a relação com a comunidade. No Hospital São Lucas (HSL), assistência, ensino e pesquisa também são aprimorados constantemente por uma equipe multiprofissional.

Para viabilizar essas atividades, as instituições contam com pessoas que se dedicam e atribuem significado a cada etapa de suas vidas por meio do trabalho, do estudo e das oportunidades às quais têm acesso. O Relatório Social 2015 traz, em depoimentos e números, os destaques que resultam da interação entre a Universidade e seus protagonistas.

Histórias em construção

A técnica de Enfermagem Eliane Ferreira, 32 anos, deu à luz três filhos no Hospital São Lucas. Embora sua gestação mais recente tenha sido diagnosticada como de risco, ela afirma que o acompanhamento pelo Hospital São Lucas “desde o início, foi acolhedor e humanizado”, o que contribuiu para a tranquilidade na chegada de sua filha Lívia, em março de 2016.

O jovem Dartagnan Pinheiro, 17 anos, estudante do Ensino Médio no Colégio Marista Champagnat, aproveitou a Pré-Graduação oferecida pela PUCRS para escolher seu futuro profissional. “Obtive uma bolsa de Iniciação Científica Júnior e pesquisei sobre a área que gosto, a Filosofia. O Pré-Grad foi uma experiência muito boa”, afirma.

A professora Leunice Oliveira coordena o Núcleo de Estudos em Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Neabi), da Escola de Humanidades. Ela encontrou na Universidade espaço para enriquecer o currículo do curso de Pedagogia e promover iniciativas que “visam ampliar o respeito e a tolerância a diferentes culturas que, se desconhecidas, são tratadas a partir de estereótipos”.

Embora pertençam a diferentes gerações, esses e outros personagens constroem suas histórias a partir da Universidade e do HSL. Para conhecê-las, bem como as realizações e conquistas ao longo de 2015, acesse www.pucrs.br/institucional/relatorio-social.