Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Economia surgiu a partir de duas iniciativas: o incentivo da universidade à qualificação do quadro de professores da PUCRS e à criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Economia (NEPE). No início da década de 1990 a PUCRS investiu fortemente na qualificação e na contratação de professores com doutorado e experiência em pós-Graduação. Em 1999, foi organizado NEPE para abrigar professores que atuavam em pesquisas financiadas por agências como CNPq, CAPES, Rede IPEA, Fundação Ford e FAPERGS.

Como resultado destas ações, o Mestrado em Economia do Desenvolvimento foi aprovado pela CAPES em 2002. Após um período de demanda crescente pelo Mestrado, em 2012 o programa teve aprovado o seu doutorado. O Doutorado em Economia do Desenvolvimento é expressão da continuidade do projeto institucional iniciado há mais de 20 anos.

Nesse contexto, o PPGE, vinculado à Escola de Negócios da PUCRS, busca aprofundar e consolidar os estudos em Desenvolvimento Econômico e em Economia Regional, contribuindo para a formação de profissionais de excelência e para o desenvolvimento econômico e regional do país.

Formar profissionais em nível de excelência, capazes de atuar no meio acadêmico, empresarial e no setor público. O egresso deverá realizar diagnósticos econômicos regionais e nacionais e a formular estratégias que contribuam para um desenvolvimento econômico e sustentável.

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Economia do Desenvolvimento destinam-se a formar profissionais em nível de excelência, capazes de atuar no meio acadêmico, empresarial e no setor público.

Os egressos do PPGE/PUCRS estão aptos a realizar diagnósticos econômicos regionais e nacionais e a formular estratégias que contribuam para um desenvolvimento econômico e sustentável, comprometidos com as questões de equidade e ética.

Conceito Capes: 4
Mestrado: 24 créditos
Doutorado: 36 créditos
Mestrado: 24 meses
Doutorado: 48 meses