Disciplinas

Análise Avançada de Dados Qualitativos em Administração
COD Carga Horária Descrição
725GC-02 30 Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos em métodos de análise de dados qualitativos, obtendo subsídios para julgar objetivamente a qualidade da pesquisa produzida em Administração.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica DOUTORADO Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Análise Avançada de Dados Quantitativos em Administração
COD Carga Horária Descrição
725GD-02 30 Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos em métodos de análise de dados quantitativos, obtendo subsídios para julgar objetivamente a qualidade da pesquisa produzida em Administração.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica DOUTORADO Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Análise Qualitativa de Dados
COD Carga Horária Descrição
725GK-02 30 Ao longo da disciplina e, especialmente, ao final espera-se que os alunos possam demonstrar que desenvolveram um elevado entendimento sobre os processos que permeiam o planejamento, execução e interpretação de dados de pesquisas qualitativas na Área na Administração.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Análise Quantitativa de Dados
COD Carga Horária Descrição
725GL-02 30 Ao longo da disciplina e, especialmente, ao final espera-se que os alunos possam demonstrar que desenvolveram um elevado entendimento sobre os processos que permeiam o planejamento, execução e interpretação de dados de pesquisas quantitativas na Área na Administração.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Análise de Dados Digitais
COD Carga Horária Descrição
725GM-02 30 Esta disciplina permite aos alunos compreenderem o modo como o conteúdo gerado pelo usuário nas plataformas digitais tem sido utilizado para apoiar a tomada de decisão. Serão abordadas estratégias e métodos para lidar com o crescente volume de dados que estão sendo criados nas diversas mídias sociais. Além disso, a disciplina discute a aplicação dessas estratégias e métodos em diversos campos do conhecimento onde existam dados digitais. Ao fim da disciplina, os alunos devem ser capazes de identificar fontes de dados digitais relevantes e escolher as técnicas de coleta e análise de dados mais adequadas aos seus problemas de pesquisa.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Análise de Pesquisa em Administração
COD Carga Horária Descrição
62525-03 45 Esta disciplina tem como objetivo fornecer conhecimentos básicos sobre a análise e interpretação de dados nas pesquisas qualitativas e quantitativas, especialmente, suas aplicações à Administração.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Obrigatória
Gestão da Inovação DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Comportamento do Consumidor I
COD Carga Horária Descrição
42566-02 30 A disciplina tem os seguintes objetivos principais: Introduzir o aluno ao contexto de estudo do comportamento do consumidor; Desenvolver as habilidades necessárias para a condução de pesquisas em comportamento do consumidor; Discutir temas de interesse da área, capazes de fomentar futuras pesquisas do aluno.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Gestão da Inovação DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Comportamento do Consumidor II
COD Carga Horária Descrição
42567-02 30 Desafios na pesquisa em Comportamento do Consumidor (CC). Processos de escolha e decisão do consumidor. Heurísticas e Viéses. Influências não conscientes na decisão do consumidor. Afeto e Emoções. Impactos das relações sociais nas decisões de consumo. Consumer Culture Theory. Materialismo, felicidade e bem-estar do consumidor. Moralidade do consumidor.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Gestão da Inovação DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Epistemologia
COD Carga Horária Descrição
725GA-02 30 Estudo dos fundamentos do conhecimento científico, analisando a história da ciência, paradigmas e perspectivas epistemológicas do conhecimento para oportunizar ao aluno a reflexão crítica de teorias e abordagens metodológicas na pesquisa em administração.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica DOUTORADO Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Fundamentos de Estratégia, Organizações e Sociedade
COD Carga Horária Descrição
725GP-02 30 O objetivo desta disciplina é apresentar e discutir os fundamentos dos conceitos e abordagens envolvidos nos temas de Estratégia, Organizações e Sociedade, buscando entender a evolução destas abordagens teóricas e sua aplicação aos diferentes contextos estudados.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Fundamentos de Marketing
COD Carga Horária Descrição
52554-02 30 Tópicos introdutórios e relevantes em marketing. Evolução das principais teorias em marketing. História do pensamento em marketing. Ética na disciplina.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Gestão de Marketing
COD Carga Horária Descrição
52555-02 30 Apresentar, discutir e aprofundar elementos de natureza gerencial de Marketing, sobretudo no que se referem às variáveis centrais da Administração de Marketing, tais como: marketing mix ¿ produto, distribuição, precificação e comunicação -, e o planejamento integrado do composto de marketing.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Gestão da Inovação DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Gestão de Projetos
COD Carga Horária Descrição
725GV-02 30 Esta disciplina permite aos alunos compreenderem abordagens de pesquisa em Gestão de Projetos, os diferentes desenho de pesquisa utilizados, a pesquisa prática em projetos e as competências requeridas para o gestor de projetos moderno. Além disso, a disciplina aborda a Gestão de Projetos 2.0, a Gestão do conhecimento e de lições aprendidas em projetos.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Gestão do Conhecimento
COD Carga Horária Descrição
32517-02 30 Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos sobre os principais aspectos relacionados à Gestão do Conhecimento (GC), considerando o ambiente interno e externo à organização
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Gestão da Inovação DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Governo e Sociedade
COD Carga Horária Descrição
725GU-02 30 O objetivo desta disciplina é discutir as complexas relações entre governo e sociedade, as questões de desenvolvimento econômico e desigualdade social, o impacto social e o valor público, os movimentos de transparência e accountability, as políticas públicas como indutor de responsabilidade social, a abertura governamental e a participação sociedade, bem como teorias para o estudo de temas de interface entre governo e sociedade.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Inovação e Empreendedorismo
COD Carga Horária Descrição
52528-02 30 O objetivo da disciplina é discutir o papel do gestor/empreendedor no processo de inovação e empreendedorismo dos diferentes tipos de organização.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Gestão da Inovação DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Introdução à Pesquisa em Administração
COD Carga Horária Descrição
72538-01 15 Introduzir o os alunos aos conceitos relacionados com o mestrado em administração.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Marketing do Varejo
COD Carga Horária Descrição
62526-02 30 Principais trilhas de pesquisa em Marketing do Varejo. Varejo multicanal e omnichannel. Impactos do mobile shopping no mercado. Experiência do consumidor em ambientes varejistas. Crowding e densidade percebida. Decisões de sortimento de produto. Comportamento disfuncional do consumidor e moralidade no mercado.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Marketing e Sustentabilidade
COD Carga Horária Descrição
725GN-02 30 Esta disciplina tem por objetivo promover a discussão e a reflexão sobre as interdependências entre conceitos mercadológicos e o desenvolvimento sustentável. Neste sentido, envolve questões em duas grandes perspectivas. A primeira delas, focando no nível organizacional e envolvendo questões como ética, estratégias organizacionais e políticas públicas. Os temas desenvolvidos nessa perspectiva relacionam-se, por exemplo, ao conceito de responsabilidade social corporativa, sustentabilidade corporativa e práticas de negócio. A segunda perspectiva, foca no papel do indivíduo e compreende questões relacionados ao comportamento do consumidor, com temas sobre consumo consciente e movimentos anticonsumo.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Metodologia de Pesquisa
COD Carga Horária Descrição
725GH-02 30 A disciplina apresenta o embasamento metodológico para pesquisa na área de administração discutindo: delineamentos e enfoques da pesquisa na área, problemática de pesquisa, técnicas de coleta de dados, amostragem, revisão de literatura e contribuições teóricas.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Metodologia de Pesquisa Avançada
COD Carga Horária Descrição
725GB-02 30 Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos sobre os principais aspectos relacionados às abordagens metodológicas na pesquisa em administração.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica DOUTORADO Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Pesquisa de Marketing
COD Carga Horária Descrição
72500-02 30 Novas bases metodológicas em pesquisa de marketing (netnografia, videografia); trilhas exploratórias em pesquisa de marketing (observação participante, entrevistas em profundidade); bases quantitativas da pesquisa de marketing (surveys, análise conjunta); escalas de mensuração; validade e confiabilidade; desenvolvimento de escalas em marketing; experimentos, novos caminhos em pesquisa de marketing.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Gestão da Inovação DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Prática de Pesquisa I
COD Carga Horária Descrição
1941K-02 30 A disciplina tem por objetivo suportar os alunos na construção do seu projeto de pesquisa. Serão discutidos os domínios substantivo, conceitual e metodológico e os alunos serão conduzidos através de um road map que envolva todos os domínios. A construção de cada domínio será realizada de forma coletiva, levando os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Prática de Pesquisa II
COD Carga Horária Descrição
1941L-02 30 A disciplina tem por objetivo discutir temáticas atuais em pesquisa com base nos projetos de pesquisa dos alunos, abordando a elaboração do instrumento de coleta, a inserção no campo, a coleta de dados e o início da análise. O objetivo da disciplina é levar os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas, permitindo que tenham uma visão mais ampla da pesquisa realizada.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Prática de Pesquisa em EOS I
COD Carga Horária Descrição
725GQ-02 30 A disciplina tem por objetivo suportar os alunos na construção do seu projeto de pesquisa. Serão discutidos os domínios substantivo, conceitual e metodológico e os alunos serão conduzidos através de um road map que envolva todos os domínios. A construção de cada domínio será realizada de forma coletiva, levando os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Prática de Pesquisa em EOS II
COD Carga Horária Descrição
725GR-02 30 A disciplina tem por objetivo discutir temáticas atuais em pesquisa em EOS com base nos projetos de pesquisa dos alunos, abordando a elaboração do instrumento de coleta, a inserção no campo, a coleta de dados e o início da análise. O objetivo da disciplina é levar os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas, permitindo que tenham uma visão mais ampla da pesquisa realizada na linha EOS.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Prática de Pesquisa em Marketing I
COD Carga Horária Descrição
725GW-02 30 A disciplina tem por objetivo suportar os alunos na construção do seu projeto de pesquisa em Marketing. Serão discutidos os domínios substantivo, conceitual e metodológico e os alunos serão conduzidos através de um road map que envolva todos os domínios. A construção de cada domínio será realizada de forma coletiva, levando os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa em Marketing, bem como a dos colegas. Ao final, os alunos deverão apresentar seu projeto no formato de uma pré-banca.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Prática de Pesquisa em Marketing II
COD Carga Horária Descrição
725GY-02 30 A disciplina tem por objetivo discutir temáticas atuais de pesquisa em Marketing com base nos projetos de pesquisa dos alunos, abordando a elaboração do instrumento de coleta, a inserção no campo, a coleta de dados e o início da análise. O objetivo da disciplina é levar os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas, permitindo que tenham uma visão mais ampla da pesquisa realizada na linha de Marketing.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Seminário I
COD Carga Horária Descrição
72503-01 15 Possibilitar aos participantes aprofundar os conhecimentos em métodos de pesquisa e obter subsídios para julgar objetivamente a qualidade da pesquisa produzida em Administração.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Gestão da Inovação DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Sustentabilidade Corporativa
COD Carga Horária Descrição
725GT-02 30 A disciplina tem por objetivo familiarizar os alunos com as principais questões relativas a sustentabilidade como uma estratégia de negócio, possibilitando aos estudantes o conhecimento sobre as principais abordagens teóricas que fundamentam a discussão em torno dos temas da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável no contexto organizacional. Permitirá aos alunos refletir e debater sobre as práticas de Responsabilidade Social Corporativa, aumentando sua compreensão sobre o papel estratégico das iniciativas de sustentabilidade.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Temas Emergentes em Estratégia, Organizações e Sociedade
COD Carga Horária Descrição
725GF-02 30 A disciplina tem por objetivo discutir as principais questões relativas a lentes teóricas e objetos de estudo emergentes nas áreas de estratégia, informação, organizações e sociedade. São apresentadas referências bibliográficas contemporâneas, buscando a interdisciplinaridade das áreas
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Temas Emergentes em Marketing
COD Carga Horária Descrição
725GG-02 30 Perspectivas teóricas avançadas e temáticas emergentes no campo do Marketing. Construto inovação, indicadores e métricas de Inovação e de Performance. Adoção de Inovação. Percepção de risco de produtos e consequências sociais. Competência versus moralidade em competitividade de provedores de produtos e serviços. Preço comparativo de produtos e construal level da comunicação. Tendências em serviços. Transferência de Tecnologia. Capacidade Absortiva.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Teoria de Marketing
COD Carga Horária Descrição
7251J-02 30 História do pensamento em marketing. Conceito, escopo e natureza do marketing. Marketing como ciência. Aspectos atuais e perspectiva futura do marketing. Abordagens metodológicas em marketing. Teoria e subáreas de marketing
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Gestão da Inovação DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Teoria em Estratégia, Organizações e Sociedade
COD Carga Horária Descrição
725GE-02 30 A disciplina aborda as Teorias que podem ser utilizadas na Pesquisa em Estratégia, Organizações e Sociedade. As teorias analisadas apresentam perspectivas econômicas, comportamentais e sociológicas, tendo como abordagens a organização/firma, o indivíduo, os grupos e a comunidade: Utilização de Teorias na Pesquisa em EOS, Teoria dos Stakeholders e Teoria da Agência, Teoria da Custos de Transação e Visão Baseada em Recursos, Teoria da Capacidade Absortiva e Capacidades Dinâmicas, Teoria Ator-Rede e Teoria do Capital Social, Cultura e Poder Organizacional, Teoria Social Cognitiva e Social Crítica, Institutional Works e Institutional Logics.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Teoria em Marketing
COD Carga Horária Descrição
725HA-02 30 O objetivo geral da disciplina é o de proporcionar uma visão analítica e crítica da evolução do pensamento em marketing, explorando a perspectiva de marketing como ciência e a sua consequente formação.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Teorias Organizacionais
COD Carga Horária Descrição
725GJ-02 30 Aprofundar o conhecimento no que se refere à teorização das organizações a partir de uma abordagem analítica e questionadora.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Tópicos Especiais em Estratégia, Organizações e Sociedade
COD Carga Horária Descrição
725GX-02 30 Disciplina que explora temas especiais em estratégia, organizações e sociedade, buscando grau de integração, abrangência e profundidade requeridas para o desenvolvimento da linha de pesquisa.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.
Tópicos Especiais em Marketing
COD Carga Horária Descrição
725GZ-02 30 Disciplina que explora temas especiais em marketing, buscando grau de integração, abrangência e profundidade requeridas para o desenvolvimento da linha de pesquisa.
Sem oferecimento no semestre corrente
Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
Linha de Pesquisa Descrição
Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
Marketing A linha de pesquisa Marketing está orientada ao entendimento das estratégias, processos e impactos do Marketing no desempenho das organizações, bem como à compreensão do comportamento do consumidor em diferentes contextos de mercado.