Professor da PUCRS apresenta inovações pedagógicas no International Teachers Program

André Duhá participou de segunda etapa de curso com imersão na London Business School

16/07/2019 - 08h55

2019_07_11-international_teachers_programAs ações da PUCRS em termos de inovação pedagógica e internacionalização foram apresentados para cerca de 40 profissionais de diferentes áreas, como economia, finanças, gestão e comportamento organizacional, durante a segunda fase de imersão do International Teachers Program (ITP). O professor e coordenador dos MBAs e especializações da Escola de NegóciosAndré Duhá, esteve na London Business School pela segunda vez em 2019 para dar continuidade ao curso que é promovido por um conjunto de universidades renomadas e voltado ao desenvolvimento de docentes de escolas de negócios do mundo.

Durante 5 dias em junho, os participantes, que representam universidades 17 países, como China, Turquia, França, Inglaterra e Suécia, avaliaram e compartilharam os experimentos realizados em suas práticas docentes a partir de propostas resultantes da primeira imersão presencial, realizada em janeiro de 2019.  “Em vários momentos ao longo do curso eu tive a oportunidade de falar sobre a PUCRS e sobre as nossas ações ligadas à inovação pedagógica e à internacionalização. Todos ficaram impressionados com o nosso modelo de educação a distância e com a qualidade dos cursos do PUCRS Online. Queriam saber sobre os resultados alcançados, percepção dos alunos, envolvimento dos professores e aspectos gerenciais. Também demonstraram grande interesse em relação às nossas práticas ligadas à inovação e ao empreendedorismo, assim como os projetos realizados junto às empresas e o service learning. Ficaram admirados com a beleza do nosso Campus e com a modernidade das instalações da PUCRS”, ressalta Duhá.

Aprendizado colaborativo

Ao final da primeira etapa, cada participante elaborou uma proposta de experimentação de algum tipo de inovação pedagógica na sua sala de aula, utilizando como referência as oficinas que ocorreram no início do ano. A implantação foi acompanhada pelos mentores/coaches designados pelo programa e ao final do processo foi elaborado um relatório descrevendo os resultados alcançados, problemas identificados e propostas de melhorias.

Desta vez, os participantes ministraram oficinas sobre suas áreas de interesse a partir dos ensinamentos que foram compartilhados durante o curso. “Fomos estimulados a utilizar algum método de ensino inovador ou pelo menos diferente daquele que costumamos utilizar em nossa sala de aula regularmente. As apresentações foram acompanhadas pelos mentores do programa, que conduziram as sessões de feedback ao término do processo. Foram momentos de grande aprendizado e crescimento para todos os envolvidos”, avalia Duhá.

A segunda etapa contou também com palestras e workshops com professores renomados oriundos das Escolas de Negócios que apoiam o programa com foco nos métodos de avaliação do aprendizado, baseada no conceito de assurance of learning, no desenho dos projetos pedagógicos dos cursos, no aprendizado colaborativo mediado pela tecnologia e em como lidar com a diversidade em sala de aula. “Tivemos a oportunidade de trocar experiências e discutir os modelos utilizados nas diferentes universidades e países lá representados pelos participantes do curso”, conta.

Para Duhá, participar do ITP foi uma experiência única pela oportunidade de aprender com professores excelentes, interagir com colegas e conhecer o que de melhor está sendo feito em Escolas de Negócios em diferentes países ao redor do mundo. “Aprendi não só refletindo sobre a minha prática docente, mas também experimentando e lidando com diferentes situações do meu dia a dia como professor”, afirma. Duhá é o único professor da América Latina a integrar a edição de 2019. O outro brasileiro do grupo é professor pesquisador de instituição holandesa.

Inicia agora a terceira e última etapa do programa, que consiste no compartilhamento com colegas da Universidade de tudo o que foi aprendido durante os últimos meses. “O objetivo maior é contribuir ainda mais para a melhoria dos nossos cursos, inovação pedagógica, internacionalização dos currículos e desenvolvimento dos nossos alunos”, finaliza.