Pesquisa

A pesquisa científica exerce função essencial no cumprimento dos objetivos da Escola de Negócios da PUCRS. Além de ser um requisito necessário para a excelência acadêmica, a pesquisa é fundamental para promover a integração dos diferentes níveis de ensino e a interação da Escola de Negócios com a comunidade nos âmbitos nacional e internacional.

Em geral, as descobertas científicas e os avanços no conhecimento são originários de interações com programas acadêmicos e muitas vezes resultam de teses de doutorado, dissertações de mestrado ou projetos de pesquisa. Essas inovações encontram a sua aplicação quando são compartilhadas com a comunidade e alcançam o terreno fértil do ambiente de negócios. A Escola de Negócios busca ser esse ambiente de geração e disseminação do conhecimento.

Desde a graduação até o doutorado, os estudantes da Escola de Negócios encontram inúmeras oportunidades para participar do ambiente de pesquisa por meio da iniciação científica, dos seminários e projetos de pesquisa, das monografias de graduação e de especialização, das dissertações de mestrado e das teses de doutorado.

Os temas centrais de investigação na Escola de Negócios incluem as áreas de administração estratégica, gestão da informação, marketing, gestão da inovação, competitividade e mercado, crescimento econômico e equidade, aglomeração produtiva, agronegócio, meio ambiente e desigualdades locais e regionais.

A equipe responsável pelas pesquisas é composta por professores pesquisadores permanentes e colaboradores. Todos possuem destacada formação acadêmica em nível de doutorado e diversos já realizaram atualizações em estágios pós-doutorais no exterior.

Prêmios e Destaques

Um indicador interessante da qualidade das pesquisas desenvolvidas na Escola de Negócios é o reconhecimento pelos avaliadores externos que participam de bancas de defesas de teses, dissertações e comissões julgadoras de prêmios. Tais avaliadores tem, sistematicamente reconhecido e premiado a qualidade dos trabalhos  desenvolvidos em nossa escola de negócios.